3 etapas para uma comunicação sem ruídos

Categoria(s): CIA DE TALENTOS & RH
24 de maio de 2022
por Larissa Florindo

Veja como a aumentar a conexão e o engajamento, melhorando a comunicação em sua empresa.

A rotina no trabalho envolve comunicação transparente e no timing para que projetos saiam do papel e avancem até a sua realização.

De modo geral, não é possível obter sucesso nas relações e no trabalho se a comunicação tiver ruídos.

No entanto, sabemos que nem todas as pessoas possuem facilidade ao se comunicar. Seja pela timidez, falta de tato ou de objetividade, a comunicação falha e com ela todo um projeto pode ir ladeira abaixo.

Porém, a comunicação é uma habilidade que pode ser desenvolvida – até para quem sofre com timidez. Afinal, a questão não é “falar pelos cotovelos”, mas saber como entregar a mensagem com clareza para que a outra pessoa entenda exatamente o que está sendo dito.

A comunicação é responsável por uma boa parte do engajamento. Por isso, não é possível aumentá-lo, se não houver uma comunicação à prova de ruídos.

Confira as três principais etapas para melhorar a comunicação de toda a empresa.

1. Ofereça aos membros da equipe várias maneiras de se conectar

A comunicação é fundamental para a solução de problemas. Mas, você confia apenas em reuniões e trocas de e-mail? 

Considere adotar uma combinação de plataformas para que os membros da equipe possam entrar em contato de diferentes formas, dependendo da situação. 

Obviamente, a empresa ainda precisará ter um forte sistema de gerenciamento de projetos que permita a troca de informações. Porém, ter vários meios de comunicação abre ainda mais caminhos para a conexão entre os colegas de trabalho. 

Aplicativos como o Slack, incentivam a interação informal e podem ajudar os funcionários a criar vínculos entre áreas. 

No entanto, se as comunicações da sua equipe exigirem mais segurança, a configuração de uma intranet será uma plataforma mais segura. Você pode até dar aos funcionários o recurso de bate-papo para que eles possam trocar ideias e se sentirem mais conectados uns aos outros.

2. Insista no feedback construtivo e honesto

Muitas pessoas não se sentem à vontade para criticar o desempenho de seus colegas, muito menos o da liderança. Afinal, muitos preferem não ouvir suas falhas. 

Quando você começa a pedir feedback específico e levar em consideração as respostas, inevitavelmente muda o tom do local de trabalho. 

A avaliação 360 pode ser uma ferramenta útil para mudar, de forma positiva, comportamentos e a cultura da empresa. Ela deve oferecer anonimato (e isso jamais deve ser violado) para que todos se sintam à vontade para dar feedbacks.

À medida que as pessoas conhecem as impressões que as demais têm delas, conseguirão refletir sobre seu comportamento e conseguirão se desenvolver mais.

3. Comunique as estratégias da empresa regularmente

Toda a equipe está remando na mesma direção? Isso não será possível se mal souberem quais são os objetivos da empresa. 

A liderança precisa frequentemente reiterar essas informações para que as equipes consigam trabalhar para esses propósitos. Portanto, aqueles pontos que são centrais para a organização precisam estarem impressos em cada tarefa, em cada projeto.

Reuniões mensais ou trimestrais com todas as equipes são uma ótima oportunidade para oferecer as pessoas uma visão geral de como a empresa está caminhando. 

As reuniões semanais da equipe podem ser usadas para vincular projetos específicos aos planos da companhia e debater soluções que impedem o avanço naquele momento. 

As várias plataformas de comunicação (por exemplo, um e-mail semanal) também podem ser usadas para mostrar exemplificar as ações da empresa. 

Depois que uma equipe concluir com êxito um projeto colaborativo, elogie os membros publicamente e conecte suas ações às estratégias que norteiam o trabalho. À medida em que você ajuda a equipe entender porque o compromisso deles em trabalhar juntos é importante, eles estarão mais aptos a formar laços mais estreitos, centrados no propósito da organização.

Leia também: Os 3 primeiros passos para criar uma boa cultura organizacional

Melhorar o relacionamento entre seu público interno é uma estratégia valiosa para aprimorar o engajamento. Além disso, a boa comunicação desempenha um papel importante nesse esforço. 

Pode parecer estranho pensar que adultos precisem de ajuda para conversar com os demais, mas as fortes habilidades de comunicação nem sempre são naturais. 

Se suas equipes lutam para formar conexões interpessoais entre si, adote esses métodos para promover o diálogo positivo.

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