4 razões pelas quais empresas evitam o trabalho remoto

9 de dezembro de 2019
por Larissa Florindo

O trabalho remoto está se tornando mais popular do que nunca, mas eis alguns motivos pelos quais algumas empresas ainda dependem da cultura tradicional do escritório.

Com a tecnologia de hoje à disposição, quase qualquer trabalho possa ser feito de forma remota. Mesmo que ainda existam trabalhos que, por hora, são impossíveis de serem feitos fora da empresa.

O trabalho remoto possibilitou grandes vantagens para as empresas e funcionários. Por um lado, as empresas economizam recursos. Por outro, os funcionários conquistaram o tão sonhado equilíbrio entre vida pessoal e profissional. No entanto, nem tudo são flores…

Apesar das vantagens – que são muitas – algumas empresas ainda batem o pé em não oferecer o trabalho remoto como opção. Isso não quer dizer que o home office não é opção quando necessário, mas sim um modelo por tempo integral.

Confira as quatro principais razões que algumas empresas continuam a optar pelo modelo tradicional. Isto é, todos os funcionários trabalhando juntos alocados.

1. Novas ideias chegam mais rapidamente

Para manter sua empresa no modo de crescimento, você precisa de um fluxo constante de novas ideias. Você tem uma ótima visão de onde quer chegar. Mas a perspectiva é só de uma pessoa.

Supondo que você esteja cercado pelas pessoas certas, elas sempre lançam novas ideias. E quando se trabalha remotamente, por mais que exista formas de comunicação, ela é diferente. 

Existe um certo “delay”, e ele aumenta consideravelmente quando as equipes trabalham em fusos diferentes.

No entanto, a maioria das pessoas foram “treinadas” em ambientes corporativos tradicionais, a não compartilharem suas opiniões. Isso significa que cabe aos empreendedores e RH, mostrar ao pessoal que há uma porta sempre aberta para que eles possam se expressar de forma segura. Isto é, sem serem julgados ou criticados por fazerem isso.

2. Mudanças de última hora

Embora os profissionais que fazem trabalho remoto, trabalhem todos os dias, é mais fácil avançar em projetos quando o pessoal está sob o mesmo teto. Sim, os funcionários contratados podem fazer um ótimo trabalho e cumprir os prazos. Mas, aumenta a potência quando as pessoas alocadas estão no mesmo espaço. 

O que acontece quando um cliente deseja uma alteração de última hora? Se seu pessoal estiver em seu prédio, você poderá caminhar pelo corredor às 17h e conversar com o profissional. 

Quando a equipe trabalha presencialmente, apesar das mudanças de última hora, torna-se (quase sempre) viável. Isso é muito mais difícil com funcionários remotos, pois eles provavelmente têm um horário definido para não acessarem o e-mail.

3. Você pode gerenciar melhor os riscos

Não importa quão bem você gerencie pessoas e processos, as pessoas podem oscilar no humor e os processos falharem. 

No entanto, para algumas empresas, ter o seu pessoal internamente permite que você tome medidas mais rapidamente. Além disso, é possível realizar soluções adequadas e fortalecer os processos para evitar a mesma falha no caminho de um jeito mais rápido.

Qualquer problema ou crise é mais facilmente resolvido quando todos ocupam o mesmo espaço.

4. O pessoal se desenvolverá muito mais

Quando um profissional que realiza trabalho remoto vê uma necessidade que precisa ser aprimorada, geralmente faz algo a respeito. Entretanto, e se todos os funcionários estivessem no mesmo teto, como seria o desenvolvimento? Provavelmente seria elevado ao quadrado. 

Investir no desenvolvimento da equipe traz três benefícios imediatos:

1. Você lembra ao seu pessoal que eles são valiosos
Você não investiria tempo em pessoas sem potencial e os membros da sua equipe sabem disso.

2. Você aumenta o ROI deles
Investir em sua equipe não é diferente de atualizar sua tecnologia para algo mais rápido, mais barato ou mais poderoso. Você está gastando um pouco de dinheiro agora para ganhar muito dinheiro depois.

3. Você prepara sua empresa para o sucesso futuro
Construir as skills de seus funcionários após a contratação permite criar super funcionários que trabalham juntos para levar sua empresa ao próximo nível, repetidamente.

Com funcionários que fazem o trabalho remoto, a troca de experiência e de conhecimento, fica um pouco prejudicada.

Conclusão

Construir um negócio de sucesso envolve mais do que produtos, atendimento ao cliente ou o logo certo. É preciso cultura, que não se desenvolve, a menos que você intencionalmente trabalhe nela.

Para algumas empresas, o melhor ponto de partida para construir a sua cultura, é que todos estejam sob o mesmo teto. Assim, a equipe interage e solidifica essa cultura todos os dias. 

Construir uma cultura forte e consistente quando os membros da sua equipe não podem interagir cara a cara não é uma tarefa fácil, convenhamos. No entanto, esse artigo não tem o intuito de desanimar seus planos de promover o home office. Mas sim, expor o lado, das empresas que ainda preferem o time no escritório.

Se a sua ideia é promover o home office, é sempre necessário pensar em todos os pontos e contrapontos, para que a transição seja feita de forma saudável.

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