4 vantagens de contratar jovens executivos para cargos de liderança

22 de julho de 2021
por Evelim Wroblewski

Quando falamos sobre a contratação de jovens executivos, é possível encontrarmos alguns pré-conceitos. Dentre eles, podemos citar o imediatismo, o perfil mais “descolado”, o questionamento das regras, e por aí vai.

Mas a verdade é que, cada vez mais, vemos jovens se tornando líderes de sucesso. E os motivos, por exemplo, podem ser:

  • Atitude inspiracional
  • Busca por inovação constante
  • Mentalidade lifelong learning e muito mais.

E na sua empresa, como essa questão tem sido vista? Existem jovens executivos ocupando cargos de liderança ou isso ainda não se apresentou como uma necessidade para vocês? Neste artigo, você vai entender quais são as vantagens de contratar esses profissionais. Confira!

Quem são os jovens executivos?

Jovens executivos são profissionais com a graduação finalizada e experiência de pelo menos três anos ou mais no mercado de trabalho. Eles têm experiência com liderança (seja de pessoas ou de projetos complexos) e potencial para assumir cargos estratégicos na sua organização após 6 a 12 meses de treinamento.

De acordo com informações publicadas na Harvard Business Review, 40% dos jovens executivos (30 anos ou menos) são mulheres e 44% se destacaram mais em relação ao perfil de liderança do que profissionais mais experientes.

Então, isso demonstra que, apesar da crença de que jovens profissionais não estão preparados para assumir cargos de liderança, a realidade que vem se desenhando é bastante diferente.

Mas o que fazem os jovens executivos?

Jovens executivos são pessoas que se destacam pelo dinamismo e pela obtenção de resultados diferenciados em um curto prazo. Em geral, eles apresentam perfil criativo, inovador e estão sempre abertos à mudança.

Por esse motivo, a dinâmica do mercado não os assusta tanto, já que nasceram na Era Digital e estão acostumados a transformações constantes. Além disso, tecnologia não é um problema para esses jovens executivos. Pelo contrário, eles são heavy users dos mais variados tipos de softwares e aplicações.

Agora que você já conheceu o perfil, vamos entender por que jovens executivos são ideais para cargos de liderança.

Por que contratar jovens executivos para a sua empresa?

1. Entusiasmo

Você se lembra de quando assumiu seu primeiro cargo executivo em uma empresa? Como você se sentiu?

Esse entusiasmo é intrínseco na maioria dos jovens que buscam cargos de liderança. Mas não é algo pontual. A motivação se mantém por meses e até anos — desde que sua empresa invista em estratégias de retenção de talentos, é claro.

2. Aprendizado constante

Jovens executivos nasceram na Era Digital. Por isso estão acostumados com as constantes mudanças de tecnologias, plataformas, recursos e até pontos de vista.

Nesse sentido, eles estão mais abertos às mudanças constantes da sociedade. Além da dinâmica do ambiente de trabalho, é claro. Ou seja, eles se adaptam rapidamente a novos cenários.

E como você deve saber, no ambiente corporativo, essa capacidade de ser resiliente e adaptável é fundamental para que a sua empresa prospere. Caso contrário, sua equipe pode se tornar obsoleta e os resultados mais demorados.

3. Atitude inspiracional

Jovens líderes costumam atuar de maneira mais inspiracional com suas equipes. Eles querem ser o exemplo e, para isso, adotam posturas mais abertas e flexíveis em relação ao time.

Além disso, por serem naturalmente avessos a hierarquias rígidas, jovens executivos também incentivam estruturas organizacionais mais horizontalizadas, em que todos podem — e devem — contribuir com suas opiniões.

4. Foco em resultados

Por muito tempo as empresas atuaram com foco em processos, buscando otimizá-los para aumentar a produtividade e, consequentemente, a lucratividade. Não foi assim na sua?

Mas, de alguns anos para cá, essa mentalidade vem dando espaço à gestão por projetos e à busca por resultados no menor tempo possível. Basta vermos quantas empresas estão investindo em metodologias ágeis de projetos, como o Scrum.

Diante disso, as pessoas que mais vêm aderindo a essa gestão ágil são os jovens executivos, que buscam diferenciar-se pela geração de resultados e crescimento exponencial.

Como contratar jovens executivos para cargos de liderança

Encontrar os melhores candidatos para ocupar cargos de liderança na sua empresa não precisa ser um bicho de sete cabeças. A Cia de Experts é especialista em mapear, identificar e preparar esses profissionais para cargos de liderança em empresas como a sua. Entre em contato com o nosso time especialista e descubra tudo o que a Cia de Experts pode fazer pela sua empresa!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *