5 dicas para ser um(a) líder admirado(a) em qualquer empresa

Categoria(s): CIA DE TALENTOS & Liderança
7 de junho de 2022
por Recrutamente.com.br

Você já sonhou em como ser um(a) líder que é admirado(a) pelo time, mas não faz ideia de como conseguir isso? Então, esse artigo é pra você!

Desde sempre, ouvimos que liderar é sinônimo de sucesso. Mas a realidade pode não ser exatamente essa. Existem histórias de pessoas que são bem ruins quando assumem a função de gestão e que conduzem suas equipes rumo ao fracasso.

Por outro lado, existem aqueles perfis ideais, responsáveis por grandes feitos que mudaram o mundo. A diferença entre um e outro é a capacitação e caráter.

Por isso, as empresas estão valorizando cada vez mais um modelo de líder ideal. Aliás, para alguns cargos, liderar é uma habilidade tão importante quanto os conhecimentos técnicos. Uma das provas da importância dessa habilidade é o desenvolvimento de cursos de capacitação para líderes. Mas esse não é o único caminho possível!

Uma série de habilidades e características podem ser desenvolvidas sem cursos. Porém, elas exigem muita dedicação e esforço.

O que é ser líder?

Segundo o Instituto Brasileiro de Coaching, ser líder é, literalmente, ser alguém que lidera um grupo de pessoas, seja no âmbito profissional ou até mesmo no pessoal. Mas, isso não significa que líderes são apenas pessoas que ocupam cargos de gestão. Uma das pessoas da equipe, independentemente da posição que ocupa, pode muito bem liderar seus pares. É tudo uma questão de postura.

Além disso, essa pessoa também será a mais cobiçada para promoções. Afinal, ela já é vista como um guia.

Dessa forma, se trata também de ser uma pessoa que possui o tão falado “sentimento de dono” com seu trabalho. Alguém que sabe que aquelas coisas são suas responsabilidades e anseia para alcançar resultados. E isso é algo que você precisa ter em mente quando se tornar um(a) líder.

Ter sentimento de dono é muito mais do que apenas fazer seu trabalho direito. É encarar os resultados como sua responsabilidade e incentivar sua equipe a fazer o mesmo. Você deve ser capaz de propor soluções quando os desafios que surgem, de inspirar os outros membros do time e também de ser uma referência para eles.

E como saber se eu posso me tornar um(a) líder?

Provavelmente, você já ouviu falar no “perfil de liderança”, que a define como um dom. E como tal, ele precisa vir naturalmente. Afinal, algumas pessoas são líderes e outras não, certo?

Mas essa afirmação é incorreta. De acordo com a nossa fundadora, Sofia Esteves, todas as pessoas podem desenvolver esse perfil. Ela costuma dar 5 dicas incríveis para ajudar no entendimento do que é necessário pra se tornar um(a) líder admirado(a).

Seja uma pessoa comunicativa

A comunicação é uma habilidade fundamental, seja para transmitir informações para clientes ou aos pares. Além disso, também se requer uma capacidade de ouvir e falar com cada membro do time, inclusive dando notícias boas ou ruins.

Apresente soluções

Mais do que entender problemas, é preciso apresentar soluções e ainda articular pessoas para que elas saiam do papel. Afinal, do que adianta a teoria se falta a prática?

Tenha espírito de equipe

Talvez você já tenha tido um(a) líder que não valorizou seu trabalho. E isso é péssimo, né?

Por isso, é fundamental ter espírito de equipe. Afinal, você tem que ser capaz de engajar seu time para projetos e demandas que, muitas vezes, podem ser bem desafiadores. Depois, você também vai precisar valorizar e dar crédito a cada pessoa.

Veja o negócio como um todo

Como já falamos, pra exercer uma boa liderança a pessoa precisa ter um sentimento de dono pelo seu trabalho. E para isso, é superimportante observar a organização como um todo, onde cada parte é interligada. Desse modo, você precisa ser capaz de buscar os objetivos da empresa de forma ética e transparente.

Não resista às mudanças

O mundo está em constante transformação. Portanto, as empresas devem seguir no mesmo ritmo. Isso significa que você precisará acompanhar essas tendências, direcionando sua equipe para o caminho certo.

E como posso desenvolver o perfil de líder?

A liderança é uma habilidade que, acima de tudo, envolve prática. E, para isso, existem duas excelentes formas de desenvolver esse perfil.

Uma delas é se engajar em projetos sociais ou esportes coletivos, pois essas práticas exigem que você se relacione com outras pessoas de forma colaborativa e se dedique de corpo e alma para atingir os resultados desejados.

Além disso, a observação também é fundamental. No seu ambiente de trabalho, busque líderes que apresentem um perfil como o seu. Assim, você vai aprender como são suas atitudes e o que aquela pessoa, que é sua referência, faz quando problemas acontecem.

Busque aprender a reproduzir esses comportamentos para também se tornar alguém que exerce uma boa liderança.

Coloque todas essas dicas em prática e aproveite todo seu potencial pra se desenvolver!

0 comentários