Anywhere office: como garantir uma gestão eficiente à distância

12 de maio de 2021
por Recrutamente.com.br

A realidade da Covid-19 mudou a vida da sua empresa? Certamente, uma das questões mais importantes foi a necessidade de trabalhar em home office, não é mesmo? Mas você já parou pra pensar que essa mudança não é, necessariamente, negativa, mas o início de um movimento que chegou para ficar? Estamos falando do anywhere office.

Se você ainda não ouviu falar deste conceito ou não sabe muito bem do que se trata, continue a leitura. Vamos apresentar tudo o que você precisa saber para ter colaboradores trabalhando em qualquer lugar do mundo e ainda ter uma performance incrível na sua empresa!

O que é anywhere office?

Anywhere office significa trabalhar em qualquer lugar. Esse movimento tem sido puxado principalmente pelos trabalhadores digitais, também chamados de nômades digitais. Isso porque eles viajam enquanto trabalham ou trabalham enquanto viajam, atuando cada dia de um lugar diferente.

Embora isso possa parecer diversão, a verdade é que o anywhere office guarda uma série de vantagens para ambos lados: empresa e trabalhador. É o que você confere na sequência.

Vantagens do anywhere office

Com a pandemia do Coronavírus, tivemos que rever muitos dos nossos conceitos. E um deles foi a necessidades de estarmos o tempo todo no escritório. Praticamente de um dia para o outro, tivemos que migrar do ambiente corporativo para o residencial.

Se, por um lado, essa mudança brusca e sem preparo foi negativa, por outro, mostrou que podemos trabalhar a distância e ainda assim ter boa performance. Além disso, ficou provado que muitas pessoas conquistaram maior qualidade de vida durante este período. Logo, a tendência é que não voltemos ao “antigo normal”, mas sim tenhamos um novo cenário, com o chamado trabalho híbrido.

Trabalhar de forma híbrida significa passar parte do tempo na empresa e parte do tempo em casa. Melhor ainda se for a maior parte do tempo com a família. Isso porque o contato diário com familiares e a possibilidade de flexibilizar a rotina diária se tornaram o desejo de muitos trabalhadores.

Somado a isso, o anywhere office também traz vantagens para sua empresa, como redução de custos com infraestrutura, por exemplo.

Outro ponto positivo de adotar essa nova forma de trabalho é ter funcionários mais satisfeitos com a sua marca. Isso porque os trabalhadores remotos são mais felizes e permanecem mais tempo em seus empregos. Além disso, eles trabalham mais horas do que os colaboradores em regime local. Outra vantagem é que os funcionários que optam por trabalhar fora do ambiente da empresa são mais leais à companhia.  Então você reduz suas taxas de turnover, por exemplo.

Mas como garantir uma gestão eficiente na era do anywhere office?

Se até agora você pensava que gerenciar pessoas a distância era um problema, chegou o momento de compreender que essa mudança pode se tornar uma grande aliada para a sua organização. Desde que você garanta uma gestão eficiente, é claro. Confira algumas dicas:

#1 – Proporcione as ferramentas adequadas

Comece por oferecer e usar as ferramentas corretas para a sua equipe. Portanto, selecione aplicações de comunicação instantânea, como o Slack ou Microsoft Teams, e eleja os softwares indispensáveis para a execução do trabalho. Lembre-se de ter ambientes colaborativos em nuvem para que a equipe possa trabalhar em conjunto.

Dentre as ferramentas de trabalho, você pode considerar uso de apps para smartphones, já que muitas tarefas podem ser executadas a partir desses pequenos aparelhos. Mas atenção: mais do que inovar, o que você precisa é garantir a funcionalidade das ferramentas para que a equipe possa desenvolver seu trabalho adequadamente.

#2 – Reforce os valores da empresa

Faça reuniões periódicas com a equipe para fortalecer os valores da empresa junto a todos. Comunicando com clareza quais são os objetivos estratégicos da organização, as metas grupais e individuais, fica mais fácil manter todos alinhados.

Além disso, crie canais de comunicação que permitam aos colaboradores expressar suas dúvidas e incertezas. Fora isso, tenha certeza de que a comunicação está fluindo adequadamente para que não surjam boatos negativos.

#3 – Defina como a equipe vai trabalhar

Padronize processos e tarefas que são repetidos com frequência para que todos possam aprender com mais facilidade e executar de forma ágil e assertiva. Assim, além de ganhar tempo na execução de tarefas repetitivas, sua equipe tem mais motivação para se dedicar a questões mais estratégicas.

Para isso, você pode criar templates, layouts padronizados, modelos e checklists. Também pode fazer uso de tecnologias em nuvem para que todos tenham acesso aos mesmos recursos e soluções.

#4 – Enfatize uma comunicação eficiente

Tenha uma comunicação clara e assertiva com todos os membros da equipe, evitando evasivas.

  • Primeiramente, comunique quais são as metas de cada pessoa.
  • Em seguida, as metas da equipe, isto é, o conjunto.
  • Em terceiro lugar, defina os indicadores de performance que servirão para medir o desempenho de todos.

Então, crie um método simples de monitoramento de tarefas e projetos, como um quadro Kanban. Você também pode definir canais de comunicação que favoreçam a agilidade no momento em que todos estiverem trabalhando em um mesmo projeto.

#5 – Defina responsabilidades e expectativas claras

Para implementar de forma eficiente o anywhere office, você deve deixar as responsabilidades de cada um bastante claras. Portanto, assegure-se de que cada colaborador sabe exatamente onde começa e onde termina a sua responsabilidade. Ao mesmo tempo, garanta que as pessoas também saibam quais são as obrigações dos outros membros da equipe.

#6 – Invista no engajamento com benefícios  

Você pode pensar em outras formas de estimular o engajamento da equipe fora do escritório. Exemplo disso é a concessão de benefícios. E o melhor: você nem precisa se preocupar em formar parcerias ou correr atrás de contratos.

Você pode contratar empresas especializadas em programas de incentivo de funcionários que incluem brindes, descontos em livrarias, cinemas, restaurantes, viagens, beleza etc. Outra vantagem que você pode somar a esse programa é a educação contínua. Ou seja, oferecer cursos de curta, média e longa duração para sua equipe se manter atualizada.

Tudo pronto para implementar o anywhere office agora? Não esqueça de compartilhar com a gente a experiência da sua empresa nesta nova modalidade!

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