Blockchain – a disrupção no RH

Categoria(s): Gestão & Inovação & RH
13 de dezembro de 2019
por Larissa Florindo

A blockchain revolucionou não apenas o mercado financeiro. Saiba mais sobre os impactos da tecnologia da blockchain para o setor de RH.

A blockchain vem agitando o mundo das finanças há algum tempo. Agora, ele voltou sua atenção para o setor de RH, onde os departamentos estão adotando a tecnologia de braços abertos.

A blockchain é um livro digital de transações econômicas que pode ser programado para registrar não apenas transações financeiras, mas praticamente tudo de valor. Cada “bloco” de dados é vinculado entre si usando princípios criptográficos ou uma “cadeia”. 

Simplificando, o blockchain é um banco de dados descentralizado. As oportunidades são infinitas na incorporação de tecnologias blockchain em vários processos de RH. Especialmente quando se trata de recrutamento e aquisição de talentos. 

Se os recursos da blockchain forem usados ​​em toda a extensão, isso poderá transformar completamente o futuro da indústria.

Então, vamos examinar as maneiras pelas quais a blockchain está pronta para mudar a maneira como o RH é gerenciado:

O processo de recrutamento será otimizado      

O que geralmente vem à mente quando se pensa no processo de recrutamento?

Normalmente envolve pesquisas, realização de entrevistas e negociação de salários. Uma parte importante do processo de recrutamento, no entanto, é a verificação das informações reais fornecidas pelo candidato. Isso geralmente é feito verificando referências de empregadores anteriores e validando informações educacionais.

Com a blockchain é possível simplificar e tornar o processo mais eficiente. Ao criar um tipo de “sistema de verificação de candidatos”, o RH pode detalhar perfis de funcionários e, essencialmente, criar um pipeline de candidatos mais sofisticado. 

O sistema pode ajudar a verificar a educação, histórico de trabalho, desempenho e vários outros pontos de dados que podem determinar se um candidato é adequado para uma organização. O processo de referência se tornará mais transparente – permitindo que as organizações contratem o pool certo de talentos mais adequado aos seus objetivos.

Currículos tradicionais podem ser uma coisa do passado      

Como mencionado anteriormente, a blockchain transformará a maneira como as organizações selecionam candidatos. A tecnologia tem o potencial de tornar currículos clássicos e sites de redes de carreira como LinkedIn obsoletos e redundantes. 

As empresas eventualmente terão um banco de dados preenchido com o “perfil digital” ou “pegada digital” dos indivíduos. 

Recrutadores e gerentes de contratação podem acessar um blockchain público para aprender mais sobre a perfil digital de um indivíduo. É até possível que a blockchain possa armazenar indicadores de desempenho, a razão que um candidato foi promovido ou deixou uma empresa.

A correspondência de tarefas ficará mais fácil      

A blockchain tem o potencial de facilitar uma futura correspondência de trabalho e cultura para possíveis candidatos. 

Se um candidato ainda não estiver pronto para entrar no mercado de trabalho, as empresas nas quais eles estão interessados ​​poderão rastrear seu desenvolvimento profissional e combinar com futuras oportunidades de emprego.

Protegendo dados de RH    

Uma das maiores vantagens da blockchain é a segurança. 

Embora tenhamos lido inúmeras histórias de terror de informações de cartão de crédito ou dados de senha violados por recursos externos, o RH precisa se preocupar com violações de dados da empresa internamente. 

Com a blockchain, a equipe de RH pode corrigir esse problema, aproveitando as medidas de segurança da tecnologia.

O processo da folha de pagamento será mais eficiente      

Pode ser especialmente uma ferramenta útil para organizações que realizam folha de pagamento no exterior. 

Muitas áreas do processo da folha de pagamento tendem a ser terceirizadas. Ao adotar um registro descentralizado e seguro, as partes necessárias têm um método para validar as informações com mais eficiência – eliminando, portanto, o intermediário. 

Com a folha de pagamento no exterior, pode ser um processo demorado devido a vários bancos e terceiros envolvidos, bem como à alteração das taxas de câmbio. As soluções blockchain podem reduzir efetivamente as taxas para as empresas e o tempo de espera para os funcionários. Um cenário que favorece ambas as partes.

A lista acima é apenas uma amostra de como a blockchain pode transformar o RH de uma empresa. Afinal, as possibilidades são quase infinitas. 

Para saber mais sobre a aplicação da tecnologia no setor de RH, clique aqui.

0 comentários