A felicidade no trabalho torna a sua empresa mais produtiva

28 de outubro de 2019
por Larissa Florindo

A felicidade no trabalho tem um impacto gigantesco na produtividade e no crescimento da sua empresa. Entenda como deixar a sua empresa mais próxima do sucesso através da felicidade dos funcionários!

Você sabia que os funcionários felizes são o fator mais importante quando você pensa em aumentar a produtividade do trabalho e criar clientes felizes e satisfeitos? No entanto, nem todos os líderes entendem esse fato simples.

Quando você vê um chefe gritar com seus funcionários e fazer análises de desempenho que trazem erros de oito meses antes, você pode pensar que eles acreditam que um funcionário miserável é o melhor funcionário.

Isso está distante da verdade. Dessa forma, quando seus funcionários estão felizes, a vida é melhor para todos – incluindo seus clientes. Veja como os funcionários felizes tornam seus negócios mais produtivos.

Funcionários felizes significam clientes felizes

Não importa o quão bom seja o seu produto, ou quão brilhante seja a sua ideia, se ninguém estiver comprando, sua empresa fracassará.

Pense em como você se sente quando precisa se encontrar com uma pessoa infeliz que não gosta do seu trabalho. Essa atitude torna a reunião entediante e desagradável. Entretanto, se você se encontrar com alguém alegre e agradável, a reunião será mais fluída e facilmente você criará conexão.

A felicidade no trabalho importa e é essencial para que a sua empresa cresça e seu time seja mais produtivo.

Funcionários felizes estão em um nível superior

Pense em sua própria vida. Quando você acorda tarde, derrama café em sua blusa e precisa dirigir pelo quarteirão por 10 minutos em busca de uma vaga para estacionar. Com isso tudo, você começa o dia com o pé esquerdo.

Seus funcionários são humanos, assim como você, e o mau humor afeta o desempenho deles. Embora você não possa controlar os derramamentos de café, você pode controlar o ambiente de trabalho que eles vivenciam.

Funcionários felizes significam mais dinheiro para a empresa

Um estudo mais antigo analisou empresas que entraram na lista das 100 melhores empresas para trabalhar da Fortune de 1998 a 2005 e constatou que as empresas da lista registraram um aumento de 14% no preço das ações, em comparação com uma média de 6% para as empresas em geral.

Essa é uma tremenda diferença. Apesar de os dados sejam mais antigos, não há motivos para acreditar que não se apliquem hoje. Ao contrário de outras pesquisas, essa não é pedindo ao RH que responda a várias perguntas – elas pesquisam funcionários reais. Você não entra na lista das 100 melhores sem ter funcionários felizes.

A tremenda diferença no preço das ações indica que as empresas realmente têm melhor desempenho. 

Quando os funcionários sentem que a empresa leva a sério o seu interesse, os funcionários levam a sério os interesses da empresa.

Conclusão

Faça o que o orçamento permitir para oferecer um ambiente melhor e que gere felicidade. E vale dizer que nem tudo precisa de dinheiro.

Eliminar um ambiente tóxico, remunerar de forma justa, fornecer feedbacks e recompensar pelo bom desempenho, podem gerar plena felicidade aos funcionários. Além disso, tornará a sua empresa mais próxima do sucesso.

Trate bem as pessoas. Resolva problemas e não tolere absolutamente nenhum mau comportamento. O RH deve ser o modelo a ser replicado. 

0 comentários