Pedido de demissão: saiba como evitar nos períodos mais críticos

25 de outubro de 2019
por Larissa Florindo

Existem diversos motivos que levam ao pedido de demissão – algumas datas específicas de suas vidas tem grande influência na decisão. Conheça maneiras de evitar o turnover nos períodos em que os colaboradores estão mais propenso a pedir demissão.

Uma pesquisa compartilhada na Harvard Business Review mostram picos significativos de busca por emprego em aniversários de trabalho e aniversário da virada (40 e 50 anos). Entretanto, ciente dessas datas, é possível evitar o pedido de demissão do seu funcionário.

A pesquisa revela que a busca por emprego por motivo de aniversário de 40 e 50 anos e aniversário de trabalho, aumentam em 12% e 9%, respectivamente.

Quando os funcionários se comparam a colegas ou onde eles deveriam estar nessa altura da carreira, isso pode causar turbulências pessoais. Cria-se então o anseio pela virada na vida e a busca por novos propósitos, como um novo emprego.

A boa notícia é que os líderes podem usar essas datas à seu favor para reter seus melhores talentos. Aqui estão cinco ações relativamente simples que você pode pôr em prática para reduzir o turnover nessas datas. 

1. Mantenha as datas no radar

São datas que facilmente você pode monitorar e desenvolver “n” estratégias como prevenção e assim, reter. 

Use algum programa que o notifique com antecedência de pelo menos um mês, para que você possa se organizar com calma.

2. Ajude no direcionamento

Você não poderá (e nem deve) evitar essa profunda reflexão que o funcionário terá sobre o momento atual de sua vida. Entretanto, você pode ajudá-lo dando direcionamento. Convide-o para um café e descubra quais são as suas metas de carreira. Ele pode ter novos insights sobre áreas onde gostaria de se desenvolver.

3. Ofereça novas oportunidades

Talvez o problema para o funcionário, não seja a empresa, e sim o que faz. Passar anos no mesmo cargo pode oferecer uma rotina traiçoeira onde o comodismo reina. 

Até que o funcionário se cansa e tem o desejo de um trabalho mais desafiador. Às vezes até se antecipando e pedindo demissão antes de realmente encontrar algo novo. Portanto, antes que ele encontre novos desafios em um outro lugar, ofereça uma nova oportunidade.

É uma excelente forma de reaproveitar talentos e evitar gastos com desligamento.

4. Amplie o reconhecimento

Frequentemente, o reconhecimento e valor de um funcionário são construídos em torno de suas conquistas, e não de marcos da vida – período de maior probabilidade de se estar no modo contemplativo e comparativo. Tente reconhecer essas datas de uma forma agradável e positiva.

5. Destaque o progresso em vez do tempo

Use essas datas para reconhecer mais do que apenas o “tempo” gasto em sua organização. Concentre-se nas conquistas dos funcionários e no progresso feito em grandes projetos. Isso adiciona uma camada de significado e propósito à sua contribuição de trabalho.

Talvez, mesmo usando essas e outras estratégias, o funcionário pedirá demissão. Isso faz parte de um processo que ele traçou para si e deve ser respeitado.

Por mais que os gastos com o desligamento sejam altos, torna-se mais caro ter um funcionário que não está mais comprometido e engajado com os valores e o trabalho em si da empresa.

No mais, esteja sempre em alerta para oferecer oportunidades reais de envolvimento e reconhecimento aos funcionários. Datas são ótimos gatilhos, mas apreciá-los durante todo o ano é ainda mais eficaz.

Para se aprofundar em outros aspectos da demissão, leia o nosso artigo Por que bons funcionários pedem demissão.

0 comentários