Trabalho voluntário como incentivo para o engajamento de funcionários

17 de julho de 2019
por Larissa Florindo

O trabalho voluntário é ferramenta excepcional para o engajamento dos funcionários. Saiba como ele pode auxiliar a aumentar os índices de produtividade da organização – e conheça 8 exemplos de voluntariados que podem ajudar o mundo a ser um lugar melhor!

Conforme seus funcionários forem crescendo com sua empresa e se tornam administradores dos valores fundamentais da organização, como você os manterá?

Para começar, vamos reformular a pergunta: como você vai engajar as paixões de seus funcionários? Como irá apoiá-los em seu desenvolvimento profissional e aprofundar sua conexão com a missão da empresa?

O que costumava gerar retenção de funcionários era o salário, benefícios e segurança no emprego. Embora essas coisas ainda sejam extremamente importantes, os funcionários de hoje estão procurando caminhos adicionais de motivação e engajamento. Logo, eles querem experiências, crescimento e realização. 

Uma opção para melhorar o engajamento dos funcionários é promover o trabalho voluntário. 

Nova era, novos desafios

Os profissionais dessa era digital querem se sentir mais motivados e engajados no trabalho. Entretanto, eles não dão às empresas muito tempo para fazê-los felizes. Se logo nos primeiros seis meses eles não se engajarem, eles partem para um novo desafio. 

É importante notar que esses profissionais não estão procurando por melhores salários. Quando a remuneração está na negociação, os profissionais estão examinando de perto as características intransferíveis das organizações. Deste modo, são analisados os valores da empresa, a moral da equipe e equilíbrio trabalho / vida – que o afetarão diretamente.

Portanto, o maior motivador para se pedir demissão nem sempre é a remuneração, mas sim a promessa de propósito e realização. Algo que o trabalho voluntário consegue oferecer com êxito.

Trabalho voluntário e sua importância no ambiente corporativo

O trabalho voluntário e a realização de projetos sociais são oportunidades excelentes para criar engajamento entre os funcionários e beneficiar o próximo. No entanto, é a modalidade de engajamento mais ignorada.

Em meio aos desafios de uma empresa em ter uma marca poderosa e fácil de ser lembrada, aumenta-se o investimento em marketing e publicidade, deixando completamente de lado o trabalho voluntário.

Contudo, um trabalho voluntário bem feito gera uma grande exposição na mídia, fortalece os valores da empresa e cria-se um vínculo muito maior junto aos seus funcionários e público de relacionamento.

Envolver funcionários no trabalho voluntário os faz despertar de suas rotinas. Desse modo, aperfeiçoam suas habilidades, o que promove a satisfação individual.

Dropbox ajuda os seus funcionários a ajudarem o próximo

Os esforços voluntários não precisam estar relacionados ao produto de sua empresa para torná-los significativos. O Dropbox for Good, o programa de responsabilidade social corporativa do Dropbox, é um exemplo brilhante de como o voluntariado mostra o que a empresa valoriza.

“Como parte do modelo de filantropia de cidadania da empresa, os funcionários recebem quatro dias de voluntariado pagos por ano para buscar as causas pelas quais são apaixonados”, segundo a empresa CauseCast (uma corp dedicada a inspirar o engajamento dos funcionários através de doações corporativas e voluntariado). Em essência, o Dropbox está ajudando seus funcionários a ajudar os outros.

Chefe de muitas estatísticas impressionantes do Dropbox for Good: os funcionários da empresa registraram mais de 4.000 horas de voluntariado em três anos.

Esses números, portanto, são uma prova de que o valor central do Dropbox “merece confiança” não é um simples serviço: eles dão valor. Portanto, dedicam tempo e dinheiro significativos a um trabalho voluntário que preenche uma necessidade e conquista a confiança dos funcionários e do público em geral.

O trabalho voluntário torna as equipes mais fortes 

O voluntariado fortalece os relacionamentos entre colegas e aumenta a produtividade e a lucratividade da empresa. Para entender essa dinâmica, vamos começar falando sobre o comportamento pró-social

O comportamento pró-social é qualquer ação voluntária ou padrão de atividade que beneficia outras pessoas ou a sociedade como um todo.

Quando você se oferece para compartilhar seu almoço com um colega de trabalho que esqueceu o dele, você está mostrando um comportamento pró-social. Quando você segura a porta para estranhos na estação de trem, você está exibindo um comportamento pró-social. Quando sua equipe é voluntária, eles estão exibindo um comportamento pró-social.

A melhor parte: os neurocientistas acreditam que experimentamos os efeitos químicos positivos dos comportamentos pró-sociais em um nível astronômico! 

“As ações que causam um impacto positivo nos outros podem aumentar nossos níveis de oxitocina em até 50%”, segundo Bryan de Lottinville do Chief Executive.

Não se preocupe se você não se lembra muito das aulas de biologia do ensino médio (nem nós!), mas Lottinville descreve a influência da oxitocina da seguinte forma:

A oxitocina ajuda a criar a confiança necessária para que trabalhemos cooperativamente em importantes grupos sociais, como empresas e equipes. Assim, os colegas que se voluntariam juntos para criar o bem em sua comunidade formam um vínculo que fortalece a equipe como um todo, que é como o trabalho de alto valor é conduzido nas empresas hoje em dia.

Esqueça mesas de pingue-pongue caras e máquinas de café expresso de qualidade barista. Em suma, o voluntariado em equipe é um investimento na cultura de sua empresa e que não se baseia em recursos tradicionais. É um comportamento pró-social com efeitos positivos que podem literalmente fortalecer as equipes.

8 ideias de trabalho voluntário

Lembre-se de que você não precisa começar com um programa completo como o do Dropbox. No entanto, comece descobrindo quais as causas que são importantes para você e sua equipe. Em seguida, agende um horário para discutir as atividades que vocês podem fazer em conjunto.

Independentemente de você estar se voluntariando com sua equipe pela primeira vez ou de ter um programa completo implementado, tenha várias opções de projetos sociais para se trabalhar. 

Para isso, confira abaixo algumas ideias fáceis e que você pode colocar em prática agora mesmo:

1. Pasar uma manhã de sexta-feira limpando um parque local.

2. Criar um espaço no escritório para doações de roupas ou produtos não perecíveis.

3. Patrocinar um time esportivo ou um grupo de arte de uma comunidade.

4. Oferecer um trabalho voluntário e recorrente em uma escola, albergue ou casa de repouso. 

5. Ser voluntário e/ou doar para organizações sem fins lucrativos em feriados significativos como Natal.

6. Criar workshops da área de conhecimento da empresa para a população carente.

7. Doar livros. Assim, a sua empresa promove a leitura em lugares onde a informação não tem tanto alcance.

8. Fazer uma campanha de doação de sangue.

No geral, verifique quais são as causas mais importantes para a empresa e como podem apoiá-las.

Conclusão

O trabalho voluntário ajuda os funcionários a sentirem que estão fazendo contribuições valiosas. Ao mesmo tempo, é possível fortalecer os laços com seus colegas – o que é crucial para o engajamento dos funcionários.

Comece pequeno. E assim, vá crescendo em projetos sociais cada vez maiores. É uma troca: sua empresa cresce – e o mundo agradece.

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