5 quadros do Trello para serem usados pelo RH

Categoria(s): Gestão & Produtividade
2 de setembro de 2019
por Larissa Florindo

O Trello é uma das melhores ferramentas de gestão de projetos. Saiba como a ferramenta usada por equipes de tecnologia pode ajudar o RH a ser mais eficiente!

O RH é uma das áreas mais complexas de uma empresa. É responsável pela gestão de pessoas, cultura, integração de funcionários e uma gama de outras tarefas. Portanto, a organização deve ser a chave para manter a produtividade e o crescimento do negócio.

Com tantas atividades e um número considerável de papéis, como manter a ordem em meio a rotina? A resposta é simples: Trello. Aliás, isso não é um publipost.

Usar algumas técnicas de metodologias ágeis dará ao RH a rapidez que precisa. Logo, aumentará consideravelmente a produtividade. Nesse ínterim, o Trello ajudará a todos estarem na mesma página e a manter uma comunicação fluída.

O que é o Trello?

O Trello é um aplicativo de gestão de projetos baseado no Kanban – metodologia usada e difundida na área de tecnologia, principalmente na área de desenvolvimento. Em suma, a metodologia em si é um tanto simples e visual. Baseia-se em um quadro com 3 listas, que são:

1. Tarefas para fazer (To Do)
2. Em andamento (In Progress)
3. Feito (Done)

Como funciona o Trello?

A lista 1 – Tarefas para fazer é usada como um “repositório”. Ali, você lista todas as atividades por “cartões”. Cada cartão deve constar o nome da tarefa, o nome do responsável, data de entrega e as instruções de como a tarefa deve ser realizada.

Ao escolher uma atividade da lista 1 para realizar, o cartão é movido para a lista 2 – Em andamento. Após o término da tarefa, o cartão deve ir para para a lista 3 – Feito

A “versão offline” do Trello seria usar post-its e desenhar os quadros em uma parede. No entanto, o Trello ainda é a maneira mais funcional. Isto é, sem chance de post-its serem perdidos ou não tê-los por não estar no escritório.

5 quadros do Trello para RH

Todos os modelos aqui listados podem ser facilmente copiados para o seu Trello. Basta abrir o quadro desejado, e clicar em “copiar quadro” na parte superior, levemente à direita.

1 – Integração de novos funcionários 

Para não esquecer nenhum detalhe, organize a integração de novos funcionários com esse board. Por fim, liste todas as tarefas que cada um precisa realizar para que a entrada de um novo funcionário comece com o pé direito.

Board do Trello para RH – Integração de novos funcionários

2 – Código ou manual do funcionário

Mantenha um manual de boas práticas sempre atualizado e disponível aos funcionários. Além disso, organize cada coluna com o tópico (tema) que estaria em um documento. O ponto positivo é que cada card pode ser um subtópico.

Board do Trello para RH – Manual de funcionário

3 – Pipeline de recrutamento

Otimize a gestão do pipeline de recrutamento criando um card para cada vaga. Em suma, isso torna o pipeline dinâmico e acessível para toda a equipe de RH.

Board do Trello para RH – Pipeline de recrutamento

4 – Pipeline de entrevistas

Mantenha o foco em cada vaga aberta e candidato selecionado, assim como em cada processo de entrevista de forma dinâmica e fluída.

Board do Trello para RH – Pipeline de entrevistas

5 – Integração de equipes

Torne a integração de equipes mais fácil, fortalecendo a cultura da empresa. Com os boards torna-se possível criar eventos com o máximo de detalhamento.

Board do Trello para RH – Integração da equipe

Você pode criar outros boards conforme a necessidade do seu RH. Definitivamente, o Trello é um aplicativo freemium. Isto é, gratuito. No entanto, há número de usuários e boards limitados. Para potencializar recursos e aumentar o número de usuários e boards, é necessário adquirir a versão paga.

Mas não se preocupe, a versão gratuita é bastante completa e já servirá de imediato para trazer ordem e produtividade à equipe.

Como você organiza as tarefas do RH na sua empresa? Usa alguma outra tecnologia? Conta pra gente nos comentários.

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