Como comunicar as ações de Employer Branding da sua empresa?

Categoria(s): CIA DE TALENTOS & RH
2 de dezembro de 2020
por Recrutamente.com.br

Saiba como comunicar as ações de Employer Branding que fortalecem a reputação da sua empresa e mantêm os talentos engajados.

Para uma empresa construir sua imagem como uma marca empregadora forte, é essencial contar com ações de Employer Branding.

Como falamos em nosso último artigo, os colaboradores e stakeholders têm papel fundamental na construção da reputação das organizações.

Afinal, aquela famosa frase: “falem bem ou falem mal, mas falem de mim”, já perdeu o sentido há muito tempo. Então, já que, inevitavelmente, os colaboradores da empresa vão falar sobre você por aí, é fundamental garantir a eles uma experiência positiva!

Sendo assim, a comunicação é um dos pilares de um Employer Branding eficiente – e é sobre isso que vamos falar hoje!

Vamos retomar alguns passos?

1) O que é e qual a importância do Employer Branding?

2) Employer Branding: por onde começar?

3) Como construir um EVP de sucesso

4) Quais são as melhores práticas de Employer Branding

5) Como transformar seus colaboradores em embaixadores da sua marca

Os colaboradores são os novos clientes

Colaboradores engajados produzem 22% mais e aumentam em 21% o lucro das empresas, de acordo com o estudo ‘Employee Engagement Research’, promovido pela Kevin Kruse.

Investir na motivação e no bem-estar dos colaboradores é sinônimo de uma organização economicamente saudável. No entanto, para que isso aconteça, toda a equipe precisa estar alinhada à cultura organizacional da empresa.

Os valores da companhia são tão importantes que, estudos da Delloite revelaram que 77% dos jovens talentos escolhem onde querem trabalhar de acordo com o propósito da empresa.

Porém, não adianta você ter clareza sobre o seu propósito, se você não souber como comunicá-lo aos colaboradores, parceiros e clientes.

O Marketing Interno precisa estar alinhando ao Employer Branding, promovendo a integração entre departamentos, como os Recursos Humanos, Marketing, Vendas e gestores do negócio.

As equipes devem trabalhar em colaboração, identificando as necessidades dos profissionais e as falhas estruturais e/ou de gestão para planejar ações assertivas. E, claro, isso tudo envolve muito planejamento.

Antes de conhecer quais são as melhores práticas de comunicação para tornar a sua empresa relevante, confira que tipos de resultados você pode alcançar:

Cases de sucesso em ações de Employer Branding

Netflix

A empresa é reconhecida como uma organização jovem e bem humorada. Inclusive, ela engaja seus clientes através de respostas engraçadas nas redes sociais. Além disso, a Netflix investiu em práticas que incentivam a qualidade de vida dos profissionais. Desde 2015, por exemplo, ela aplica um programa interno de licença parental. Esse programa cobre todo o 1º ano dos novos pais. Assim, o orgulho de pertencer é tão forte, que os colaboradores cedem os direitos de imagem para as campanhas da empresa.

Grupo Netshoes

Considerada uma das melhores empresas para se trabalhar, de acordo com o Linkedin, o grupo conquistou essa posição ouvindo seus colaboradores. Foi realizado um projeto de investimento na cultura interna, integrando os profissionais aos valores da empresa. Mas isso não foi tudo! Eles também adequaram a organização às necessidades dos colaboradores. Ao buscar pela hashtag #Gentevalorizada no Instagram, é possível perceber o resultado na satisfação dos talentos.

L’Oréal

A empresa ganhou destaque na França e no mundo todo por proporcionar um Employee Value Proposition (Proposta de Valor ao Colaborador) diferenciado. A organização oferece um espaço de trabalho inspirador, ações constantes de desenvolvimento e um forte senso de propósito. Além disso, ela também realiza práticas de valorização aos colaboradores e estimula a colaboração entre as equipes.

Booking.com

A organização criou um desafio chamado “One Mission”, onde a equipe ganhou câmeras GoPro para que registrassem suas férias nos locais em que a empresa oferece hospedagem. A campanha se transformou em um vídeo e alcançou o marco de quase 6 milhões de visualizações. Dessa forma, não só valorizou e incentivou seus profissionais a serem embaixadores da marca, como também atraiu os jovens talentos do mercado.

Todas essas empresas têm algo em comum. Para que você entenda porque elas são cases de sucesso, elas investiram em ações de comunicação, tanto para os colaboradores, quanto para o público externo.

Conheça as principais estratégias de comunicação que vão apoiar as ações de Employer Branding na sua empresa

Um dos propósitos do marketing é vender um produto ou serviço aos clientes. No caso do Employer Branding, o foco é que os colaboradores se sintam valorizados e comprem a “ideia” da empresa.

Ou seja, oferece práticas que integrem os talentos à cultura da organização, de forma que eles se sintam pertencentes e ecoem esses valores em suas atitudes.

Independente do discurso da empresa, o mais importante é que ele seja compatível à realidade vivida na rotina dos profissionais. Os talentos, principalmente os das novas gerações, estão de olho na honestidade das organizações.

Por que vale a pena trabalhar com você?

Desenvolva materiais que contenham a missão, visão e valores da empresa, além das principais conquistas e diferenciais da companhia.

Esses materiais podem ser criados de forma criativa, utilizando técnicas de storytelling e apresentados em diferentes formatos, como: e-books, vídeos, apresentações ou informativos.

Invista nas redes sociais

Compartilhe as informações relevantes sobre a empresa na linguagem adequada a cada rede social. Você pode criar conteúdos com as conquistas dos colaboradores, campanhas, ações de responsabilidade social e conteúdos que sejam interessantes para o público final. Além disso, você ainda pode estimular a interação dos profissionais e dos consumidores nas publicações.

Cuide bem da sua página de carreira

A página de carreira é um ambiente digital focado em divulgar a marca empregadora e os processos seletivos da organização. Mas ela também pode ser um canal para receber as inscrições dos candidatos e gerar um banco de talentos valioso para a companhia.

Esse ambiente pode existir via plataformas, como o Linkedin, utilizado por empresas do mundo todo, ou ser uma página oficial dentro do site da organização.

Ela deve ser um espelho, refletindo a cultura da organização e conter todas as informações que comuniquem, de forma clara e honesta, o tipo de experiência profissional que o candidato pode viver ao trabalhar na companhia.

É também uma ótima oportunidade para motivar seus profissionais, promovendo o reconhecimento e o protagonismo. Convide os colaboradores a gravarem vídeos contando sobre a sua experiência na empresa.

Lembre-se de deixar que essa opção seja opcional e disponível para todas as áreas e níveis hierárquicos.

Ofereça uma experiência positiva ao candidato nas suas ações de Employer Branding

O momento do processo seletivo é fundamental na construção da percepção dos talentos sobre a marca.

Recrutamentos engessados, entrevistas com perfis muito distantes à cultura da empresa e qualquer tipo de falta de gentileza durante o processo, mancham a reputação da empresa.

Invista em recrutamentos modernizados e em uma comunicação clara, honesta e respeitosa com todos os candidatos.

Capacite as lideranças

Em modelos de gestão hierárquicas, cabe aos gestores sustentar a cultura da empresa através de suas ações.

Sendo assim, é importante que as lideranças da companhia estejam alinhadas à cultura organizacional. É importante que elas saibam como promover comunicações condizentes às estratégias de comunicação (tom, linguagem e práticas) estabelecidas.

Cultura de informação

Se você deseja ser reconhecida como uma empresa atualizada, as notícias e informações relevantes para a organização devem ser compartilhadas com seus colaboradores.

Se há uma nova pesquisa de mercado que impacte o seu negócio, por exemplo, promova a disseminação dessa informação para os talentos da empresa.

Além de investir no desenvolvimento contínuo dos colaboradores, a empresa é percebida como uma companhia atenta e preocupada em acompanhar as tendências do mercado.

Lembre-se que o discurso deve ser coerente com a prática. De nada vale disseminar informações inovadoras ou relevantes, se a empresa seguir um modelo rígido e atrasado.

Invista em cultura de conhecimento nas ações de Employer Branding

Eleve o potencial da sua empresa investindo no desenvolvimento contínuo dos talentos. Promova treinamentos constantes, workshops e requalificações para as equipes.

Afinal, a aprendizagem contínua beneficia a empresa, motiva os colaboradores e mostra ao mercado que a empresa investe nos seus profissionais.

Outra dica é oferecer cursos com certificações. A sensação de qualificação estimula os profissionais a compartilharem o acontecimento em suas redes pessoais.

Lembre-se de registrar esses momentos em fotos e vídeos. Assim, esse material pode se transformar em publicações nas redes sociais, apresentações ou conteúdo para a página de carreira.

Quantas surpresas moram dentro de um talento?

E se o seu gestor de vendas for também um excelente guitarrista? Ou, de repente, a responsável pelos serviços gerais, é uma incrível contadora de histórias, não acha?

O ser humano é plural e os nossos talentos também. Por isso, crie ações que estimulem os profissionais da empresa a revelarem, ou até descobrirem, outros talentos deles.

Incentive que eles gravem vídeos que possam ser compartilhados em uma campanha sobre o tema ou até no time de talentos da página de carreira, por exemplo.

Ou ainda, para promover a integração, eles podem ensinar algo que sabem uns aos outros. Esta seria uma ótima oportunidade para o momento atual, onde as relações profissionais se tornaram remotas.

Qual é o diferencial do seu EVP?

Além de atender as necessidades básicas de transporte e alimentação, por exemplo, o que mais você oferece de benefícios aos seus profissionais?

A Vale, por exemplo, oferece o Vale-Cultura, que disponibiliza R$50,00 todos os meses para que os colaboradores invistam em algo cultural, como cinema ou livros.

Então, não se esqueça de também promover ações e incentivos ao bem-estar físico e emocional dos colaboradores. O autocuidado é uma tendência importante, principalmente agora, devido ao Covid-19.

Invista em conexões pessoais durante as suas ações de Employer Branding

Quando fazemos amigos no ambiente profissional, tudo se torna mais leve e atrativo. Para que esse ambiente de confiança aconteça, é necessário criar espaços de interação fora do escopo de trabalho.

No caso de gestão de equipes à distância, por exemplo, você pode promover encontros online e, por que não, até um happy hour remoto? Crie uma playlist e envie algum mimo aos colaboradores. Divirtam-se!

Escute em todas as ações de Employer Branding

Antes, durante e depois das ações de Employer Branding, as opiniões e feedbacks dos talentos fazem toda a diferença.

Pode até ser que aulas de meditação sejam um diferencial na concorrência, por exemplo. Mas, talvez, seus colaboradores prefiram um curso ou flexibilização de horários.

Cada empresa é um universo e você só poderá aplicar estratégias assertivas se escutar com atenção o seu time.

Por fim, não se esqueça de monitorar e medir os resultados de cada ação. Além disso, também é importante compreender que tudo muda o tempo todo, inclusive as necessidades dos colaboradores.

Então, revise constantemente as práticas aplicadas e fique atento para perceber a hora de mudar, ok?

Na semana que vamos te ensinar a medir os resultados das suas ações de Employer Branding. Continue acompanhando nossos envios e conte com a nossa expertise para te apoiar.

Até mais!

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