Como lidar com a diferença geracional das empresas?

Categoria(s): Administração & BETTHA & Gestão
10 de agosto de 2022
por Lais Fernandes

Historicamente, passamos pelo momento em que a diferença geracional tem dividido o mundo corporativo. Como lidar com as diferenças de perfil?

Mais do que nunca, o conflito de gerações, causado pelas diferentes idades dos funcionários, têm dividido as empresas e causado um verdadeiro desafio para as equipes de RH, afinal, independentemente da idade dos colaboradores, cabe ao time de relações humanas garantir a harmonia entre os times.

Nos dias atuais, essa diversidade geracional deve ser levada em conta até na hora do recrutamento e seleção. Não considerar determinados grupos na hora de seu processo seletivo, pode ser prejudicial para a imagem de sua empresa, afinal, é uma atitude antiética.

Para evitar esse cenário, é preciso contar com uma estratégia de diversidade na hora da contratação, mas também é necessário saber lidar com as diferentes gerações de pessoas dentro das equipes.

Entenda a diferença geracional

Pode ser entendida como um tipo de resistência entre colaboradores dentro da empresa, devido às diferentes faixas etárias, o que pode provocar discordâncias nas formas de trabalhar.

Hoje em dia, o mercado é composto por três principais gerações, que apresentam personalidades diversas, assim como visão de mundo, consumo e contextos socioeconômicos e sociais distintos:

  • Baby Boomer: nascidos ente 1940 e 1960;
  • Geração X: nascidos entre 1960 e 1980;
  • Geração Y: nascidos entre 1980 e 2000.

Outro ponto que deve ser levado em conta na hora de analisar essas diferentes gerações é a evolução da tecnologia ao longo dos anos e às novas formas de trabalho, como os dias híbridos ou o home office. Ou até mesmo a dificuldade de acompanhar e se adaptar às novas tecnologias, como é o caso dos Baby Boomers.

Cada geração tem um ponto de vista distinto também sobre o valor do trabalho, da empresa em que trabalham e de seus líderes.

A geração Y, por exemplo, apresenta uma preocupação maior sobre qualidade de vida, bem-estar no trabalho e saúde mental, diferente de pessoas da geração X, que tem como característica prezar pela estabilidade do emprego e maior adaptabilidade ao sistema de hierarquia das empresas.

Como lidar com esse cenário diverso?

As divergências geracionais podem acarretar conflitos no ambiente de trabalho, justamente pela visão de mundo diferenciada e distinta. E o papel do RH é gerenciar essas divergências para que a harmonia entre os times não seja prejudicada. Mas como fazer isso?

  • Atividades de conscientização

Quando o assunto é diversidade geracional, é preciso que a conscientização seja prioridade e feita para todos os colaboradores da empresa.

  • Técnicas de comunicação diversas

É preciso que o RH encontre formas de se comunicar com todas as gerações da empresa, sem que ninguém se sinta excluído e para que as mensagens sejam realmente compreendidas por todos.

  • Encontre os motivadores de cada geração

Entender o que motiva seus funcionários é uma das formas de se conectar com cada geração. O RH precisa identificar os motivadores, de acordo com o que mais importa para cada grupo – como bonificações, sensação de pertencimento, horários flexíveis, estabilidade, entre outros.

Assim, estratégias podem ser adotadas para que cada grupo de profissionais seja devidamente estimulados e tenham rendimentos satisfatórios.

Leia mais: Saiba como evitar alto turnover em sua empresa

  • Identifique o lugar ideal para os colaboradores

A idade do colaborador não deve fazer diferença em sua posição na equipe. Os cargos devem ser ocupados de acordo com o nível de qualificação do profissional, levando em conta as aptidões e habilidades exigidas para o desempenho da função, além de skills como inteligência emocional, resiliência, espírito de liderança, etc.

Esses são os primeiros passos para que seu RH esteja preparado para lidar com o conflito de idades dos funcionários e consiga promover uma empresa agradável para todos os colaboradores e bem vista pelo mercado de trabalho.  

Contratar com diversidade e saber lidar com a diferença geracional vai elevar o patamar de sua empresa, tornando-a mais justa e inclusiva. Aqui no Bettha, promovemos e apoiamos processos seletivos diversos. Conheça nossa Jornada da Diversidade sem Filtros e venha viver o Bettha Experience com a gente!

0 comentários