Como planejar programas de reconhecimento de funcionários?

15 de novembro de 2019
por Larissa Florindo

Os programas de reconhecimento de funcionários são a melhor estratégia para engajar e reter funcionários. Entenda o que dever ser levado em conta no planejamento anterior a sua implementação.

Reconhecer um trabalho bem feito valoriza a pessoa que o executou. Geralmente isso traz efeitos extremamente positivos. Não é por acaso que muitas das organizações mais bem-sucedidas do mundo, usam programas de reconhecimento para deixar os funcionários felizes

Quando os programas de reconhecimento são usados ​​corretamente, eles podem enriquecer a cultura, aumentar o engajamento, reduzir a rotatividade e proporcionar uma experiência gratificante aos funcionários.

Já falamos antes de como implementar programas de reconhecimento de funcionários. Para ler o conteúdo, clique aqui.

Um programa de reconhecimento para funcionários, além de oferecer feedbacks, pode incluir algum “presente”, desde uma experiência a um vale-presente. E vale dizer que um não anula o outro – pelo contrário.

Se você está pensando em implementar um programa de reconhecimento na sua empresa, no entanto, dê alguns passos para trás e entenda os fatores importantes para que o programa seja bem-sucedido.

Entenda os custos e a logística de um programa de reconhecimento

Pergunte a si mesmo quais problemas um programa de reconhecimento para funcionários pode resolver e como resolvê-los contribuirá com os objetivos de negócios. Se há alguma resistência por parte da diretoria, mostre à eles que os benefícios superam os custos.

Quanto custa um bom programa de reconhecimento para administrar? Talvez você se surpreenda ao saber que os programas de reconhecimento não precisam ser caros para serem eficazes. 

81% das empresas que incluem um programa de reconhecimento gastam menos de 1% de seus orçamentos de folha de pagamento nesses programas. 

Você também deseja entender os custos e a logística ocultos dos programas de reconhecimento. Ir à loja de vez em quando para comprar vale-presente para sua equipe de 5 pessoas pode ser relativamente simples. Porém, quando sua equipe aumenta para 50 ou mais, esse trabalho braçal podem se tornar pesado, exigindo mais planejamento, supervisão e consistência.

Há softwares para programas de reconhecimento para funcionários que podem ajudar e automatizar alguns processos. Assim, a rotina do reconhecimento pode ser facilitada.

Monte uma equipe de campeões

Depois de entender os custos e a logística e ter o aval da diretoria, o seu próximo passo é encontrar a sua equipe de campeões para ajudá-lo a implementar o programa. Isto é, procure líderes que ajudarão a conceituar, promover, comunicar, implementar e reforçar o novo programa de reconhecimento da sua organização.

Ao formar sua equipe, procure pessoas com as seguintes características:

  • Tenha pleno conhecimento dos benefícios do programa;
  • Tenha a capacidade de priorizar o programa;
  • Tenha interesse pelo programa;
  • Seja o líder da equipe.

Os campeões do programa com essas características estarão mais próximos do “coração”  da organização e lhe fornecerão informações úteis. Eles também estarão na melhor posição para garantir o sucesso do programa.

Compreenda as características do reconhecimento efetivo

Antes de implementar qualquer programa de reconhecimento de funcionário, é necessário que todos os envolvidos compreendam as características do reconhecimento efetivo:

  • Baseado em valores
  • Específico
  • Frequente
  • Oportuno
  • Inclusivo
  • Visível

Baseado em valores

O reconhecimento baseado em valores incentiva as equipes a trabalharem em direção ao mesmo cesto de valores da companhia. 

Se sua organização não tem missão, visão e valores definidos, clique aqui e aprenda como defini-los.

Ao compartilhar um feedback positivo, pense em como uma contribuição se alinha com seus valores. Dessa forma, se a cultura da sua empresa é realmente baseada em um conjunto compartilhado de valores, reforçar esses valores por meio de elogios deve ser um hábito profundamente enraizado.

O reconhecimento baseado em valores vincula ações tangíveis à fundação de uma organização. Torna-se mais significativo e ajuda a equipe a trabalhar em direção ao mesmo objetivo, reforçando a atividade positiva. Você consegue se lembrar de seus próprios valores organizacionais?

Específico

Por que é importante chamar e reconhecer contribuições específicas?

O reconhecimento específico ajuda os funcionários a entender exatamente quais de suas ações contribuíram para o objetivo de sua equipe. Isto é, ser específico significa reconhecer os detalhes e o contexto de uma tarefa ou projeto, não apenas um “Obrigado, ótimo trabalho!”. Quando o feedback não é específico, corre o risco soar falta de entendimento do quanto aquela contribuição foi valorosa. 

Naturalmente, esse tipo de elogio deve ocorrer logo após qualquer contribuição. Entretanto, lembre-se um elogio como “excelente trabalho no mês passado” não é inútil, mas perde-se a chance de ter um grande impacto.

Frequente

O reconhecimento frequente se traduz em funcionários mais engajados, resultados mais fortes e menor rotatividade. Os funcionários fazem contribuições todas as semanas, no entanto, não fornecer feedback regular sobre essas contribuições, aumenta a probabilidade dos profissionais se sentirem desvalorizados em seu papel.

Você não precisa esperar um grande marco ou conquista para reconhecer. Celebrar as pequenas vitórias é uma excelente forma de reconhecimento.

Oportuno

O reconhecimento é mais eficaz quando concedido em tempo hábil. Entretanto, infelizmente, a associação entre contribuição e reconhecimento enfraquece com o tempo. Por isso, procure reconhecer o mais rápido possível, para produzir uma conexão clara com o comportamento positivo.

Esperar para reconhecer uma contribuição valiosa, pode resultar em um impacto menor e na perda de oportunidades para incentivar o mesmo tipo de comportamento positivo no restante da equipe. 

Inclusivo

O reconhecimento inclusivo ajuda a promover um senso de equidade, pertencimento e segurança psicológica para todos. O pertencimento deve ser uma prioridade para os líderes, e entender as ações e pessoas reconhecidas significa entender o que realmente é valorizado em sua cultura. Quem é reconhecido com mais frequência e por quê?

Uma maneira poderosa de garantir que mais pessoas sejam reconhecidas, é diversificar as partes responsáveis ​​por dar reconhecimento. Assim, o reconhecimento de todos os níveis oferece mais oportunidades para que as contribuições sejam mais satisfatórias.

Visível

O reconhecimento privado pode ser eficaz, mas o reconhecimento público oferece várias vantagens adicionais. Por um lado, ser reconhecido publicamente aumenta seu impacto. Por outro, compartilhar elogios com um público ajuda todos a aprenderem sobre o trabalho que está sendo realizado na organização. Dessa forma, facilita a colaboração e destaca soluções que, de outra maneira, poderiam passar despercebidos. Também oferece a outros colegas a oportunidade de participar do reconhecimento, reforçando o comportamento positivo.

O reconhecimento visível fornece exemplos de comportamento louvável, ações e contribuições que outras pessoas podem repetir. Além disso, esse reconhecimento visível pode trazer à tona inovações ou desafios que estimulam discussões valiosas nas equipes.


Dessa forma, com a lição de casa feita, você poderá ir adiante com o seu plano de criar um programa de reconhecimento para funcionários. Porém, lembre-se sempre que o programa deve ser para os funcionários. Por isso, é extremamente importante incluí-los na etapa de planejamento e assim, entender como eles gostam de ser reconhecidos e valorizados.

O reconhecimento é uma ferramenta poderosa para extrair o melhor do seu profissional. Portanto, use-o sem moderação 😉

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *