Conheça os 6 fundamentos da marca empregadora

20 de janeiro de 2022
por Recrutamente.com.br

Já falamos sobre como fazer uma gestão eficiente da marca empregadora. Porém, uma questão anterior e importante é o que sustenta a Employer Branding (gestão de marca empregadora) de uma organização. Ou seja, quais os fundamentos da marca empregadora.

Para que uma empresa trabalhe sua marca empregadora de maneira sustentável, é preciso ter clareza sobre a cultura organizacional e a proposta de valor aos colaboradores (EVP: employee value proposition).

Cultura organizacional: o que a compõe?

ATRIBUTOS VISÍVEIS:

Tudo o que podemos ver na organização, por exemplo, como as pessoas se vestem, interagem, como é seu ambiente e clima, etc. Em uma startup, você não vai encontrar pessoas em salas isoladas, sem trocar informação com ninguém ou vestindo aquele terno italiano (pelo menos, não no dia a dia);

CRENÇAS E VALORES:

Quais são os hábitos daquela organização, no que ela acredita e quais os valores que definem sua forma de pensar e de agir. Aqui, na Cia de Talentos, um de nossos valores é a paixão, ou seja, não fica aqui quem não for maluco por talentos e suas histórias.

PRESSUPOSTOS BÁSICOS: 

Aquilo que é porque é, ou seja, o que acontece comumente sem explicação, simplesmente porque é assim. Existem empresas que cuidam muito de sua gente, tem preocupação sincera e acompanham, por exemplo, saúde dos colaboradores, o crescimento dos filhos, etc. Não é certo ou errado, simplesmente é seu jeito de ser.

Proposta de valor aos colaboradores e os fundamentos da marca empregadora:

POLÍTICAS, PROCESSOS E PRÁTICAS:

Todos os atributos que podem determinar motivos para que a organização seja desejada pelos profissionais, razões pelas quais seus colaboradores estão ali e pretendem ficar, o porquê recomendariam a empresa para um amigo. Isso tudo vai desde remuneração, benefícios até o programa de desenvolvimento ou plano de sucessão, por exemplo.

FAÇA O QUE EU DIGO E FAÇO: 

A organização deve viver seu jeito de ser em todas as suas interações, para gerar confiança e credibilidade entre seus colaboradores. Não adianta ter uma política incrível de gestão de pessoas se ela não for válida para todos, não é mesmo?

LIDERANÇA COMO EXEMPLO: 

Líderes engajados em garantir que essas práticas sejam realidade dão o senso de pertencimento aos colaboradores que serão os melhores “embaixadores” de sua organização.

Resumindo: EVP é tudo que compõe a experiência de um colaborador com uma organização.

Fazendo o cruzamento destes dois pilares, temos todos os insumos que vão viabilizar e sustentar a Employer Branding, já que ela é, em essência, a reputação de uma organização como empregadora e influencia esta percepção em potenciais talentos.

Com esse grande mapeamento, é possível desenhar a estratégia de Employer Branding, entendendo “o que” comunicar aos futuros talentos interessados na organização, garantindo que haja coerência e, portanto, sustentabilidade ao longo do tempo.

No próximo artigo, vamos falar sobre ativação da marca empregadora. Até lá!

Ligia Oliveira é Gerente de Projetos do Grupo Cia de Talentos e especialista em employer branding.

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