Você já ouvir falar em CNV? Essa técnica é uma das maiores exigências para os profissionais do futuro, já que facilita, por exemplo, a gestão de emoções. Ou seja, ela melhora a conexão e a empatia entre os membros de uma equipe.
É inegável que as revoluções tecnológicas desencadearam uma série de avanços em nossa sociedade, não é mesmo? Mas você já notou que essas mudanças já não se restringem mais ao mundo digital?
Pois é! Conforme surgem novas tecnologias, novos comportamentos também passam a ser cobrados de nós. Por consequência, como nem tudo são flores, os estresses e pressões que sofremos aumentam na mesma medida. Inclusive, eles podem ser ainda maiores no mundo corporativo.
Então, toda essa atmosfera torna a nutrição dos nossos relacionamentos um fator fundamental para a comunicação entre equipes. Isso pode acontecer, por exemplo, através de ferramentas e habilidades que aprimorem nossa capacidade de encontrar as melhores soluções para os problemas.
Mas, atenção: não estamos falando apenas sobre conversar com todos no ambiente de trabalho, mas, sim, sobre saber se comunicar de maneira eficiente. Por sinal, isso também inclui ouvir atentamente o próximo, exercendo a empatia e fazendo uma boa gestão das emoções.
Agora que você já conhece o contexto que torna necessário o desenvolvimento de uma CNV, vamos entender o que ela é e como nossa nova metodologia de aprendizagem pode ajudar nesse processo.
O que é a CNV?
CNV significa comunicação não violenta, uma técnica desenvolvida pelo psicólogo norte-americano, Marshall Rosenberg por volta dos anos 60.
Ela é baseada em competências de linguagem e comunicação que auxiliam na reformulação do modo como nos expressamos e ouvimos as outras pessoas.
Portanto, a CNV prioriza o fortalecimento de laços e os bons relacionamentos, se mantendo atual e cada vez mais necessária.
Além disso, ela parte do princípio de que existe uma reivindicação em todas as mensagens que emitimos, mesmo quando as opiniões divergem e as emoções ficam à flor da pele.
Por sinal, este é o momento de colocar em prática as ferramentas e habilidades do que chamamos de Conversas Poderosas.
Mas como a comunicação pode impactar nos resultados da sua empresa?
Com toda a certeza, os efeitos de conversas malsucedidas podem ser devastadores e duradouros numa empresa.
Inclusive, pesquisas mostram que tanto a carreira, quanto empresas, comunidades e relacionamentos se fortalecem pela capacidade de discutir abertamente assuntos polêmicos, emotivos e importantes.
Portanto, desenvolver uma comunicação não violenta permite identificar e preparar os colaboradores para conversas difíceis. E isso é possível através de ferramentas que ensinem as equipes a gerenciar melhor as emoções, criando segurança suficiente para transformar sentimentos de raiva, mágoa ou desconforto em diálogos produtivos.
Então como a CNV é aplicada na Nova D&C?
Dentro da nossa nova metodologia de desenvolvimento e aprendizagem em equipe, reservamos as missões de um planeta do Universo Compartilhado apenas para tratar desse assunto: o planeta Conversas Poderosas.
Sabemos que o profissional do futuro deverá desenvolver várias habilidades e, dentre elas, a capacidade de interação e relacionamento.
Por isso, a exploração do Universo Compartilhado e seus diferentes Planetas e Luas proporcionará aos participantes da sua equipe todos os conhecimentos necessários para ampliar a conexão interpessoal. Tanto no ambiente profissional, quanto no pessoal.
No planeta Conversas Poderosas, por exemplo, o objetivo é conscientizar os participantes sobre a importância do aprendizado da gestão de emoções para garantir conversas mais produtivas, efetivas e consistentes sobre assuntos difíceis. Ou seja, aqueles que as pessoas mais evitam abordar no meio corporativo, sabe?
Mas isso ainda não é tudo! As missões disponíveis em nossa nova metodologia buscam evidenciar a força do diálogo na implementação daquilo que realmente desejamos realizar. Seja focando no que de fato está acontecendo, na criação de condições de segurança ou no uso do autoconhecimento e da autoconsciência.
Além disso, nosso conteúdo trará mais segurança e domínio das ferramentas fundamentais em situações de grandes interesses em jogo. Como, por exemplo, em reuniões de negócios e tomadas de decisão.
Por fim, em nossa Nova D&C, estimulamos os participantes a trocarem experiência. Além de realizarem um mapeamento de habilidades, sua equipe também vai explorar exercícios com cases reais e usar.
Tudo isso, em formatos interativos, modernos e de forma personalizada para atender as necessidades reais de cada participante.
Quer saber mais sobre nossos universos de aprendizagem? Então clique aqui para conhecer todos os detalhes da nossa revolução em desenvolvimento de equipes.
Até o próximo artigo!