5 razões pelas quais sua empresa deve considerar o coworking

Categoria(s): Gestão
26 de agosto de 2019
por Larissa Florindo

O coworking não é apenas para freelancers e startups. Conheça 5 vantagens do coworking e veja como a sua empresa pode se beneficiar.

Quando se pensa em trabalhar em espaços de escritório compartilhados, o primeiro pensamento é que o local é destinado exclusivamente para freelancers e startups. 

Afinal, é o lugar ideal para vencer a solidão quando se trabalha sozinho ou com uma equipe enxuta. Além de fazer conexões profissionais e ter uma sala de reunião moderna e equipada, existem há boas razões para as empresas considerarem o coworking ao invés do escritório tradicional.

1. Sua equipe mais inovadora do que nunca

Freelancers geralmente adoram espaços de coworking não apenas por causa da máquina de café, mas também pelas conexões diversificadas e conversas casuais com um toque de inovação. 

A sua equipe estará em contato com outras empresas de diversos segmentos e profissionais de várias atuações. Isso significa que, eles estarão a todo instante, em contato com outros modelos de negócio que podem gerar insights, potencializar a criatividade e até realizar parcerias.

Por outro lado, esse contato tão próximo pode facilitar que os seus funcionários fiquem diante de vagas nas outras empresas do coworking. Mas veja: “facilitar”. Afinal, se eles estiverem insatisfeitos eles sairão de um jeito ou de outro, independente se o local de trabalho for um coworking ou numa sede própria.

Se agarre ao pontos positivos dessa troca de experiências: equipes que estão a todo o tempo “esbarrando” em inspirações e portanto, se tornam mais criativas. Esse cenário ajuda a criar  novos produtos, reformular posturas e potencializar o crescimento do seu negócio.

2. Um espaço flexível para a produtividade

Coworkings possuem diversas áreas para se trabalhar, tanto com móveis de escritório quanto sofás, ambientes internos ou externos. São várias as possibilidades. 

Quem é mais produtivo ao trabalhar ao ar livre terá essa opção facilmente ao seu dispor. Além disso, quem costuma realizar muitas calls, pode contar com pequenas salas privativas onde o barulho do ambiente externo não atrapalha e o som interno não vaza.

As salas de reuniões também contam com uma boa infraestrutura que promove reuniões mais produtivas, eficientes e confortáveis.

3. Senso de comunidade

O coworking é o melhor lugar não só para a inovação, mas também para se obter um senso de comunidade. 

O espaço, por ser compartilhado, deve ser cuidado por todos para que a limpeza seja mantida e tudo esteja organizado para o uso comum. Esse senso torna as pessoas mais gentis e generosas. 

De certa forma, é um ambiente que estimula as pessoas a serem mais respeitosas, generosas e a compartilharem não só o espaço, mas também a ajudarem umas às outras.

É muito comum acontecer um problema aleatório em uma empresa, e esta procurar ajuda nos colegas residentes desses espaços. E a ajuda realmente acontece.

4. Meetups, happy hours e outros eventos

Coworkings são os espaços preferidos para promover eventos que vão de happy hour a meetups nas áreas de tecnologia, vendas e marketing. Geralmente, os residentes conseguem desconto ou entrada gratuita.

Você terá um leque de eventos à sua disposição sem sequer precisar sair do seu local de trabalho. É uma grande vantagem de promover o aperfeiçoamento, ensino e networking com baixo ou nenhum custo.

5. Redução de custos

O coworking ajuda a reduzir custos de aluguel, de contas como água e energia. Além disso, permite economizar com café, água potável, internet, aluguel de sala de reunião e muito mais.

Se a equipe costuma viajar com frequência, o escritório torna-se mais um “centro de recursos” do que propriamente um escritório. Assim, eles obtêm o que precisam e retornam para as suas viagens. Isso significa que o gasto é um tanto alto para o local passar a maior parte do tempo vazio.

Os espaços de coworking podem fornecer a mesma função a um custo muito menor e com toda infraestrutura necessária.


Caso ainda prefira um espaço privativo para a empresa, o coworking oferece salas privativas. Isto é, a sala é ocupada apenas pela empresa que opta por essa modalidade. É um serviço um pouco mais caro do que os espaços compartilhados. No entanto, ainda é mais barato do que alugar uma sala em um prédio empresarial ou alugar um espaço próprio.

O blog do Beer or Coffee oferece conteúdos voltados a esse universo que podem te ajudar a entender melhor a dinâmica desses espaços. Vale a leitura.

A sua empresa já trabalha em coworking? Como tem sido a experiência?

0 comentários