9 dicas para evitar o isolamento dos funcionários remotos

27 de novembro de 2019
por Larissa Florindo

Confira 9 dicas para aumentar o engajamento dos funcionários remotos e evitar o sentimento de isolamento!

O trabalho remoto já é uma realidade no mercado de trabalho, apesar da resistência de muitas empresas.

Essa flexibilidade ajuda na redução de custos variados para a empresa, e traz mais liberdade e bem estar ao funcionário. No entanto, para reter funcionários remotos, os líderes precisam adotar uma abordagem ativa quando se trata de engajamento.

Há muitas maneiras de motivar sua equipe à distância. Lembre-se: funcionários engajados são funcionários mais felizes e mais dedicados ao trabalho que estão fazendo na sua empresa.

Confira 9 dicas para evitar o sentimento de isolamento dos funcionários remotos!

1. Torne a integração interativa

Desde o primeiro dia na organização, você deve envolver os membros da equipe remota. Personalize a experiência de integração para torná-la interativa. Toda a sua equipe deve estar envolvida no processo de acolher novos funcionários e mantê-los atualizados.

Pense em diferentes maneiras de introduzir novos membros da equipe em seus papéis, na cultura da empresa e na visão da organização, enquanto promove conexões desde o início.

Verifique se o seu processo de integração também inclui membros de outras equipes para criar conexões, e assim, ajudá-los a ver como a função deles se encaixa em toda a empresa. A construção desses relacionamentos também evita o isolamento, mesmo que à distância.

2. Faça treinamentos constantes

O treinamento profissional deve ser o pilar do seu ambiente corporativo – não apenas durante o período de integração. Embora todas as organizações saibam disso, geralmente a capacitação cai no esquecimento e os treinamentos tornam-se esporádicos. No entanto, essa “falta de hábito” só põe em risco o próprio negócio.

Por isso, incentive os membros da sua equipe a participar de webinares para continuar desenvolvendo suas habilidades. É um formato que muitas empresas oferecem para ensinar e atualizar sobre diversas áreas. O melhor é que geralmente é gratuito.

Além disso, ofereça treinamentos ou palestras online feitos pelos próprios membros da equipe. É uma ótima maneira de compartilhar conhecimento e criar conexões.

3. Esclareça a visão, missão e os valores da sua empresa

Se sua equipe sabe o propósito que há por trás do que fazem e dos objetivos da empresa, isso facilita a motivação e a conexão com a organização. 

No entanto, essa clareza só acontece a partir do momento que o funcionário conhece verdadeiramente a visão, missão e os valores da sua empresa de forma prática. Isto é, não basta ter essas informações documentadas, elas precisam ser parte da rotina de cada membro.

Durante a integração, faça uma sessão em que a liderança sênior fale mais sobre a visão, missão e os valores, o que eles significam para a organização e como eles estão inseridos na rotina. Os funcionários remotos devem sentir o impacto mesmo de longe.

4. Torne transparentes as expectativas 

Um funcionário remoto da equipe pode facilmente se desapegar e se sentir deixado de fora se não tiver certeza do que se espera de seu papel. 

Há uma boa chance de que você não converse com os membros da equipe todos os dias e, com certeza, talvez não os veja com tanta frequência. Por isso, precisará tornar as expectativas o mais claras possível para obter sucesso.

Portanto, forneça a eles as ferramentas e o conhecimento para exercer bem os seus papéis.

Sendo remoto, é fácil sentir-se isolado e achar que não está alcançando os objetivos da empresa. Reuniões individuais regulares ajudam a alinhar as expectativas e corrigir qualquer problema.

5. Crie padrões de comunicação

As equipes remotas exigem um foco maior nos padrões de comunicação. Isto é, quanto mais eficaz for a sua comunicação, menos mal entendidos acontecerão.

Se o padrão de comunicação da empresa for o Slack, além de criar um login e senha para o funcionário, você deve explicar a dinâmica dos grupos e como a ferramenta deve ser usada. No entanto, um canal como o e-mail pode servir para o envio de comunicados e arquivos importantes.

Erre pelo excesso de comunicação com sua equipe, e não pela falta. 

6. Não microgerencie

Uma grande característica de qualquer bom líder é evitar a microgestão e permitir que os membros da sua equipe tenham liberdade. Isto se torna ainda mais verdade para gerentes que lideram funcionários remotos. 

Considere permitir que seus funcionários remotos tenham um horário flexível. Desde que eles estejam realizando seu trabalho, você deve deixá-los concluí-lo quando quiserem.

Dê a eles ferramentas para ajudar no gerenciamento do tempo. Uma ferramenta de gerenciamento de projetos pode ajudar a liderança acompanhar o progresso do time e dar a visibilidade de onde pode ser necessário se envolver e ajudar.

7. Reconheça um trabalho bem feito

O reconhecimento dos funcionários é crucial, não importa onde seus funcionários estejam localizados. 

No entanto, você precisará adotar uma abordagem ativa para reconhecer seus funcionários remotos, pois isso não ocorrerá tão naturalmente quanto acontece quando eles estão pessoalmente. 

Melhorar o engajamento remoto dos funcionários pode ser ainda mais simples com uma plataforma de reconhecimento de funcionários.

Notou algo pequeno que eles fizeram acima e além das expectativas? Elogie publicamente. Isto é, envie um e-mail para todo o time e conte o grande feito.

Esses pequenos elogios podem contribuir muito para o sentimento de pertencimento dos membros da equipe remota.

8. Encontrem-se mais vezes

Reuniões podem ajudar os membros do time a se sentirem mais conectados ao restante da equipe e a toda a organização. 

No entanto, não tenha reuniões apenas por ter. Certifique-se de que sejam reuniões produtivas. Exigir que essas reuniões tenham uma câmera pode parecer irritante, mas a conexão cara a cara é uma ótima maneira de envolver seus funcionários remotos.

A realização de uma grande reunião externa pode melhorar os relacionamentos e lembrar os funcionários remotos de que fazem parte da equipe – independentemente de onde passam a maior parte de seus dias.

Além disso, marcar happy hours e realizar festas de fim de ano podem ser oportunidades para o time fortalecer suas relações.

9. Medir e melhorar

Engajar seus funcionários remotos não é uma tarefa fácil, mas é importante ter uma equipe motivada. 

Faça avaliações e pesquisas de NPS para avaliar o envolvimento dos funcionários e obter o entendimento que eles têm sobre a cultura da empresa. Depois de revisar os resultados, faça melhorias e reforce ações que já estão potencializando o engajamento do time.


As empresas bem sucedidas são compostas por funcionários engajados. Portanto, priorize o engajamento de seus funcionários remotos onde estiverem.

Que a localização ou o fuso horário não seja o impeditivo para você avançar em ações que unam mais o time remoto e ofereça melhores condições de trabalho. 

Por mais complexo que seja manter o moral e a motivação de funcionários remotos, cada esforço e estratégia bem pensada valem a pena. O que é bom para os seus funcionários é bom para o negócio.

Sua empresa possui funcionários remotos? Como é a dinâmica dos encontros? O que você está fazendo hoje para que o engajamento e o sentimento de pertencimento sejam reais para eles?

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