Feedback humanizado: saiba como aplicar na sua empresa

3 de março de 2021
por Recrutamente.com.br

A tecnologia está a nosso favor, inclusive nos processos de feedback. Atualmente, existe uma série de softwares que coletam e analisam as impressões dos funcionários para, então, orientar a melhoria do desempenho deles com base em dados.

Ainda assim, nada substitui a conexão emocional, o acolhimento e a empatia. Por isso, é fundamental unir a modernização das ferramentas com um feedback humanizado. Afinal, quando a conversa é franca, cara a cara e tem o objetivo de mostrar à outra pessoa no que ela pode melhorar, fica muito mais fácil conquistar a confiança e estabelecer uma comunicação mais saudável.

Justamente por isso, nós separamos 4 ações que vão te ajudar a aplicar um feedback humanizado de verdade na sua empresa!

#1 – Crie uma relação de confiança com a sua equipe

Você conta questões pessoais a quem não conhece? Confia em uma pessoa com quem mal conversa no dia a dia? Provavelmente, não.

Isso acontece porque, para nos comunicarmos com mais facilidade, precisamos confiar na outra pessoa. E no ambiente de trabalho, isso só acontece se essa relação for construída todos os dias.

E como ela se constrói? Com você se disponibilizando para que as pessoas contem seus problemas e dificuldades. Mas, sem julgamentos! Para um feedback humanizado, é importante que você procure entender a situação pela qual a pessoa está passando.

#2 – Para um feedback humanizado, tenha empatia

Empatia é saber se colocar no lugar da outra pessoa. Então, se um colega de trabalho tem dificuldades de relacionamento com o chefe, por exemplo, procure imaginar o que você faria e como se sentiria na mesma situação.

A partir daí, você consegue entender melhor as atitudes e sentimentos do seu colega de trabalho e pode orientá-lo de forma mais fácil sobre como agir.

#3 – Planeje o momento de dar o feedback

Quantas vezes você já comentou sobre alguma atitude ou fala de outra pessoa na mesma hora em que ela cometeu uma falha? Com certeza você se lembrou de pelo menos uma situação dessas, não é?

Costumamos falar sem pensar e, muitas vezes, magoamos a outra pessoa sem necessidade. É por essa razão que o feedback humanizado deve ser planejado, para que não aconteça nenhum mal entendido.

Então, reserve uma sala para vocês conversarem com tranquilidade, sem ninguém interrompendo a conversa. Fale calmamente e sem acusar a outra pessoa. Foque sua atenção na situação e na atitude, não nas características pessoais do colaborador.

Ah, e não esqueça de que o respeito é fundamental para começar uma conversa mais produtiva e sincera!

#4 – Ressalte os pontos positivos

Todo feedback pode ser positivo ou negativo. Depende da forma que você escolhe para se comunicar com o colaborador.

Nesse sentido, evite falar apenas dos pontos negativos. Valorize os pontos positivos do funcionário, para que ele mesmo entenda que aquela atitude específica não tem muito a ver com o seu comportamento normal.

E, caso o funcionário tenha feito algo bom, que gerou resultados para a equipe, aproveite para parabenizá-lo por isso também.

Muitas pessoas têm medo do feedback, justamente pela forte associação que ele tem com momentos de repreensão. Mas, quando usado para valorizar, ele tem um poder muito maior de promover mudanças. A equipe fica mais motivada, se engaja mais nas atividades da empresa e se torna muito mais produtiva.

Gostou das dicas? Então aproveite e compartilhe com o seu time!

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