Inbound recruiting – a melhor forma para atrair novos talentos

1 de junho de 2021
por Larissa Florindo

Você sabe por que o Inbound recruiting tem ganhado tanto destaque nos últimos tempos?

Encontrar candidatos realmente qualificados pode ser muito desafiador, principalmente para algumas áreas da empresa. No entanto, de uns tempos pra cá, o recrutamento se tornou mais “humanizado”.

Mas o que isso quer dizer na prática? Que os candidatos em potencial não devem ser vistos como meros candidatos.

Em vez disso, devem ser entendidos como pessoas que têm um leque de opções. Afinal, a concorrência de mercado também acontece na disputa por aquele perfil talentoso.  Então é por esse olhar que o inbound recruiting tem se popularizado.

Os esforços de um recrutamento tradicional ou de inbound recruiting empregam estratégias diferentes. Porém, todas têm o mesmo objetivo: identificar e contratar os candidatos ideais.

Mas uma das principais diferenças estratégicas é que, no inbound recruiting, os candidatos são atraídos e abordam você.

Logo, considerando que o mercado de trabalho atual é orientado por talentos, o inbound recruiting oferece uma estratégia de recrutamento e contratação de longo prazo, projetada para construir seu employer branding e aumentar de forma consistente o seu grupo de candidatos qualificados.

Então o que é o inbound recruiting na prática?

O inbound recruiting envolve atrair o interesse dos candidatos para uma vaga de emprego por meio de:

  • Postagens em blogs
  • Otimização de mecanismos de pesquisa (SEO)
  • Canais de mídias sociais e outros formatos de marketing de conteúdo.

Tudo isso, com o objetivo de produzir conteúdo envolvente e publicá-lo nas plataformas mais eficazes para alcançar o talento.

Pense no inbound recruiting como uma combinação de employer branding e marketing de recrutamento que desperta o interesse dos candidatos que são ideais para as oportunidades de carreira da sua empresa.

Enquanto o marketing tradicional exige a compra de anúncios, a construção de listas de e-mail e cruzamentos para obter leads, o marketing de recrutamento enfatiza a construção de um conteúdo relevante e explica como as pessoas podem prosperar sendo parte da sua equipe. 

Por isso, as empresas que criam e implementam uma estratégia completa de inbound recruiting contratam consistentemente funcionários extraordinários. E o melhor, sem envolver grandes custos. Dessa forma, a estratégia traz um resultado financeiro saudável, acompanhado por uma equipe feliz e produtiva, e um reconhecimento positivo da marca.

Por que o inbound recruiting é eficiente?

Os candidatos à vaga realizam pesquisas aprofundadas sobre as empresas em potencial, e é por isso que os recrutadores devem pensar como profissionais de marketing de conteúdo digital. Afinal, do mesmo modo que os profissionais de marketing capturam e convertem leads em vendas através de conteúdo segmentado, os recrutadores criativos devem incorporar as mesmas táticas para aprimorar seu pool de talentos.

Um outro ponto importante é que os candidatos se familiarizam com o seu negócio através do conhecimento pessoal e da experiência dos seus produtos ou serviços.

Por isso, o employer branding afeta todos os aspectos da sua empresa, incluindo como você se comunica enquanto empresa. Seja através dos comentários que seus funcionários escrevem em sites públicos, do job descritption, ou dos salários, benefícios e vantagens que você oferece.

Principais vantagens dessa estratégia:

  1.  Cultiva um grupo maior de candidatos talentosos e experientes. 
  2.  Requer menos esforço inicial e individual do que o recrutamento tradicional (o que exige monitoramento intensivo e
    comunicação incansável que produz um número menor de candidatos ideais). 
  3.  Cria amplo conhecimento de sua empresa e de suas oportunidades, através do conteúdo. 
  4. Tem efeito a longo prazo porque atrai talentos por um período de tempo indefinido.

Por fim, é importante destacar a importância de ser responsável na hora de aplicar o inbound recruiting e oferecer apenas o que sua empresa realmente é capaz de cumprir. Mentir para atrair candidatos só provoca frustração e aumento da sua taxa de turnover.

Portanto, não propague algo maior do que é apenas para construir um pool de talentos, combinado? A honestidade ainda é o seu maior aliado para atrair as pessoas certas para a função e cultura da empresa.

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