Trainee Expert ou Trainee? 3 diferenças que podem transformar seus times

6 de julho de 2021
por Evelim Wroblewski

Se você nunca ouviu falar sobre os programas de trainee expert, saiba que essa modalidade pode ser mais um modelo de porta de entrada na sua empresa.

Além dos projetos conhecidos pelo mercado e programas de estágio ou trainee, o trainee expert também apoia na composição dos seus times visando o desafio estratégico da sua organização.

Você sabia que até 2025 cerca de 75% de toda a força de trabalho mundial será composta por jovens com menos de 30 anos?

Isso significa que, muito em breve, você terá mais trainees e trainees experts na sua empresa do que trabalhadores com longos anos de experiência.

Mas não se preocupe. Essa mudança de perfil tem muito a contribuir para o seu negócio. E é exatamente sobre isso que vamos falar neste artigo.

O que é um trainee?

Trainee é uma pessoa recém-formada, contratada para ser treinada pela empresa, a fim de ocupar um cargo estratégico futuramente.

Quando você contrata um trainee, ele não tem uma função específica dentro da organização. Geralmente, ele passa por todos os setores com o objetivo de identificar em qual área melhor se adapta.

Assim, além de encontrar um setor ou atividade com a qual ele mais se identifica, o trainee também desenvolve uma visão global da organização. Algo essencial para quem deseja aprender e evoluir na carreira.

Ao final do programa, o trainee é, ou não, efetivado. Contudo, a expectativa é que o profissional permaneça na empresa e assuma cargos iniciais de gestão mais ou menos 5 anos após a sua contratação.

E um trainee expert, o que é?

Trainees experts são pessoas também já formadas, mas possuem alguma experiência de mercado — dois anos ou mais. Em geral, eles têm alto potencial para liderança e estão prontos para assumir desafios.

Adaptabilidade e resiliência são características que você pode observar nos jovens profissionais, bem como a capacidade de gerar resultados significativos para a empresa em até 2 anos após a contratação.

Trainees experts também são ambiciosos e motivados por metas desafiadoras. Algo que pode contribuir fortemente para que sua empresa conquiste objetivos estratégicos em menos tempo.

Trainee expert ou trainee: qual é melhor?

Se você está em dúvida sobre contratar um trainee expert ou um trainee, apresentamos algumas características que podem ajudar a escolher o melhor perfil para a sua empresa:

#1 – Preparo para os desafios do dia a dia

Enquanto o trainee é contratado para aprender no ambiente corporativo, o trainee expert já tem um propósito traçado e possui experiência corporativa.

Nesse sentido, você deve considerar o que a sua empresa precisa neste momento. Por exemplo, se a ideia é formar lideranças para o futuro, talvez o trainee seja a melhor aposta, já que ele poderá se desenvolver dentro da sua cultura organizacional.

Agora, se o objetivo é somar esforços e ter um profissional mais autônomo, experiente e preparado para liderar, o melhor é contratar o trainee expert!

#2 – Tempo de formação

Tanto o trainee expert quanto o trainee precisam de treinamento. A diferença é que, para assumir um cargo mais estratégico, o trainee terá que passar por diversas etapas.

Já o trainee expert consegue assumir os cargos de gestão em um menor tempo após o programa de desenvolvimento.

Com base nisso, defina o que faz mais sentido para o seu negócio hoje. Se a pressão do mercado está grande, o melhor é contar com alguém mais experiente, maduro, que possa liderar em menos tempo e somar esforços imediatamente: o trainee expert. Mas, se você quer desenvolver futuros líderes sem tanta pressa, o trainee também pode ser uma boa opção.

#3 – Geração de resultados

O foco em resultados é fundamental para que a sua empresa conquiste objetivos e se torne mais competitiva. Principalmente em um mercado cada dia mais dinâmico e exigente.

Dentro desta perspectiva, a contratação do trainee expert é mais promissora do que a do trainee. Afinal, o trainee expert já tem vivência no mercado e pode contribuir com sua experiência para alavancar resultados.

O trainee, por outro lado, ainda está ganhando essa experiência. Nesse sentido, precisa de um tempo maior para absorver conhecimento, experimentar soluções e consolidar habilidades.

Agora que você já compreendeu o perfil do trainee expert e do trainee, já tem condições de escolher a melhor opção para sua empresa. A questão, agora, deve ser como encontrar os melhores profissionais, certo?

Encontre o melhor trainee expert para qualquer posição

Aqui, no Grupo Cia de Talentos, nós contamos com um braço de negócios totalmente focado no mapeamento de necessidades das suas posições e no headhunting dos profissionais mais adequados. Tudo isso é feito pela Cia de Experts, que é sinônimo de excelência na contratação de jovens profissionais. Aliás, essa expertise foi construído ao longo de mais de 30 anos, não só no Brasil, mas em diversos países da América Latina.

Então, se você quer ter trainees experts que transformem o seu negócio para melhor, entre em contato com a gente. Teremos prazer em apresentar a você nossas soluções de consultoria, recrutamento e seleção de profissionais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *