Sem sombra de dúvidas, uma das tarefas mais importantes em uma organização é a tomada de decisão. Julgar as possibilidades e escolher um caminho a ser seguido é uma tarefa de grande responsabilidade. Mas será que os seus times têm profissionais realmente preparados para exercer essa função?
Antes de mais nada, é importante destacar que uma tomada de decisão ineficiente pode ser até fatal para os negócios da sua empresa. Por isso, você precisa se atentar para alguns exemplos comuns desse problema, como:
- Gastos com recursos desnecessários
- Alta taxa de retrabalhos
- Projetos sem finalização
- Falta de objetivo
Porém, se você preparar sua equipe adequadamente, as habilidades de julgamento e tomada de decisão serão determinantes para os resultados da organização. E é justamente sobre isso que vamos conversar nesse artigo.
Mas, afinal, o que é a tomada de decisão na prática?
A tomada de decisão pode ser explicada como uma análise de duas ou mais alternativas possíveis para encontrar a melhor solução para um problema.
Esse processo é dinâmico e recorrente. Ou seja, é uma atividade contínua e que impacta em todas as outras atividades que são desenvolvidas.
Por isso, tomar decisões estratégicas exige habilidades técnicas, conhecimento científico e experiência profissional. Afinal, essa é a única forma de alcançar as metas e objetivos de negócio da empresa, não é mesmo?
Então, podemos dizer que um profissional realmente preparado será capaz de:
- Identificar o problema
- Levantar dados
- Analisar as possibilidades
- Definir a melhor opção
- Planejar
- Executar
- Acompanhar os resultados
Então, como faço para ter uma tomada de decisão estratégica no meu time?
A resposta para essa pergunta é simples: invista em uma metodologia de desenvolvimento alinhada com as necessidades do futuro.
Albert Einstein dizia que “A personalidade criadora deve pensar e julgar por si mesma, porque o progresso moral da sociedade depende exclusivamente da sua independência”. E ele tinha toda a razão!
Afinal, vivemos em um mundo onde é necessário descentralizar, dar autonomia, confiar nas equipes e ter abertura para a experimentação. Por isso, colaboradores preparados para tomar decisões inteligentes é um fator fundamental para a longevidade das empresas.
Em nossa Nova D&C, por exemplo, a exploração do Universo Exponencial proporciona aos participantes conhecimentos preciosos para fortalecer o ambiente organizacional. Tudo isso, preparando os colaboradores para usar a inteligência emocional com sabedoria, fazer julgamentos corretos e sem vieses inconscientes.
Como a Nova D&C prepara para uma tomada de decisão inteligente?
Durante a exploração da lua Julgamento e Tomada de Decisão, seus colaboradores aprenderão a importância da capacidade de avaliação e julgamento para examinar cenários. Além disso, também vão entender como encontrar insights e tomar decisões melhores e mais estratégicas.
Nesta lua, os participantes comparam e criticam positivamente os cenários apresentados. Enquanto isso, eles farão um paralelo com o dia a dia, analisando as vantagens e desvantagens de cada decisão em diferentes situações. Tudo isso, considerando os 8 elementos do processo decisório de Hammond:
Problema
Aqui, definimos o problema de forma clara e abrangente. Isso, levando em consideração a complexidade dele e evitando definições que limitem os diferentes cursos de ação para seu enfrentamento.
Objetivos
Nessa etapa, fazemos a definição do propósito de solução. Os objetivos são essenciais. Afinal, eles guiam o esforço de avaliação das alternativas possíveis durante o processo decisório.
Alternativas
Elas estão relacionadas tanto com os objetivos, quanto com o problema. Também representam as possíveis escolhas do tomador de decisão.
Consequências
Esse elemento é a comparação entre as alternativas, visando o atendimento dos objetivos definidos. Além disso, ele trata do entendimento das consequências específicas de cada alternativa levantada.
Trade-offs
Decisões importantes possuem, muitas vezes, objetivos conflitantes. Essa análise dos trade-offs busca verificar o balanceamento entre a escolha das alternativas e o atendimento dos objetivos.
Incertezas
Esse é o levantamento de todas as consequências para as alternativas. Por sinal, pode ser uma difícil tarefa para algumas decisões. Por isso, é necessário identificar as incertezas, a probabilidade de ocorrência e as consequências de cada resultado previsto.
Tolerância ao risco
Nesse elemento, fazemos o entendimento da capacidade do tomador de decisão em lidar com os riscos referentes ao processo.
Como os 8 elementos da tomada de decisão são estimulados?
Na nova D&C, os participantes da sua empresa poderão contar com atividades presenciais (indoor, outdoor ou vivências experimentais) ou virtuais.
Nos dois casos, os conceitos de julgamento e tomada de decisão são colocados em prática. Isso permite, por exemplo, uma imediata percepção dos resultados.
Por fim, a exploração dessa temática, aliada com os conhecimentos dos demais universos, vai garantir os melhores frutos para cada participante e, consequentemente, para a sua organização.
Quer saber mais detalhes sobre nossa nova metodologia de desenvolvimento em equipe? Conheça nossa Nova D&C.