Liderança feminina: vantagens, desafios e oportunidades

Categoria(s): BETTHA & RH
7 de março de 2022
por Larissa Florindo

Por mais que empresas de todo o mundo estejam levantando a bandeira da na liderança feminina, ainda estamos caminhando em passos lentos.

Não dá para negar que ainda temos um longo caminho pela frente na busca de aumentar a participação feminina em cargos de liderança. Por outro lado, a barreira de gênero vem sendo rompida, de pouquinho em pouquinho, ano após ano, e cada vez mais temos exemplos de mulheres como CEOs e em outras posições importantes.

Entre as empresas listadas no S&P 500, índice que avalia o desempenho das maiores companhias na Bolsa de Valores dos EUA, em 2021 tínhamos 30 mulheres como CEOs. De acordo com a BoardEX, esse número era de 22 em 2011, e de 11 em 2001.

Embora possamos notar um aumento significativo em 20 anos, também não podemos deixar de perceber que a liderança feminina no mercado ainda é uma sub-representação. A falta de espaço no mercado é reflexo da falta de controle que as mulheres sofrem com suas carreiras, com os preconceitos e a falta de apoio de colegas masculinos.

Abaixo, confira as vantagens competitivas que a liderança feminina oferece para a empresa:

Inteligência emocional

As mulheres se destacam em habilidades sociais e inteligência emocional que podem ser uma vantagem competitiva fundamental para a empresa.

Um estudo de 2016 realizado pela divisão Hay Group da Korn Ferry revela que as mulheres pontuaram mais alto que os homens em quase todas as competências de inteligência emocional.

As competências incluíam autoconsciência emocional, gerenciamento de conflitos, empatia e trabalho em equipe – todos essenciais para uma liderança eficaz em uma organização.      

Novas perspectivas de negócio e resolução de problemas

Os problemas de negócios exigem líderes com diversos conjuntos de skills, perspectivas e experiências. Portanto, uma liderança pautada na diversidade influencia no futuro da empresa.

Ter mais mulheres no topo permite que homens e mulheres se desafiem e tenham conversas melhores e pontos de vistas mais equilibrados.      

Lucratividade e desempenho

Resultados de uma pesquisa de 2016 sobre diversidade e lucros, feita pelo Peterson Institute for International Economics e pela firma de contabilidade EY, revela que a presença de mulheres em cargos de liderança pode melhorar o desempenho da empresa. 

Os maiores ganhos para a empresa acontecem quando mulheres ocupam cargos no conselho ou como executiva.

No entanto, não se trata de levar mulheres sozinhas ao topo: quanto maior número delas sendo destaque, mais acreditam que também podem chegar lá. E quando isso acontece, a vantagem torna-se real para as mulheres e as empresas das quais fazem parte.

Desafios e oportunidades

A disparidade de gênero continua sendo um grande problema no mercado. A menos que sigamos além do simbolismo e realmente nos esforcemos para tornar nossa força de trabalho diversificada e inclusiva, seremos incapazes de gerar criatividade, promover a inovação e expandir os limites quando se trata de crescimento corporativo.

O fato é que homens e mulheres trabalham lado a lado, andam pelos mesmos corredores e enfrentam os mesmos desafios de negócios. No entanto, eles inevitavelmente experimentam o local de trabalho de maneira diferente em vários aspectos. 

Por exemplo, embora as empresas tenham começado a oferecer licença-maternidade por um tempo maior, as mulheres ainda lidam com o medo de serem demitidas ou de limitarem seu espaço porque têm outros tipos de prioridade.

No entanto, ao contrário da crença popular, a maternidade não diminui a ambição na carreira. Na verdade, as mães que trabalham têm tanta probabilidade de crescerem na liderança quanto as mulheres sem filhos.

Leia também: Qual a diferença entre diversidade e representatividade?

Conclusão

Embora grande parte das organizações tenham começado a tomar medidas para apoiar e tratar as mulheres com igualdade, ainda falta espaço para que suas vozes sejam ouvidas. Além disso, dar oportunidades reais de crescimento sem duvidarem de sua capacidade também é necessário.

As empresas precisam criar uma cultura que dissemine a diversidade não só no discurso ou na publicidade, mas que potencialize o acesso a liderança feminina.

Sendo assim, contratar mais mulheres não deve ser uma maratona para atingir uma cota, mas ser sobre como maximizar o potencial de uma empresa.

Uma empresa que dá espaço para as mulheres em todos os níveis da hierarquia, com certeza, será um local de trabalho melhor para todos.

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