O que é a transformação digital na prática e por que sua empresa precisa tanto dela?

11 de janeiro de 2021
por Evelim Wroblewski

Quantas vezes você ouviu o termo “transformação digital” nos últimos anos? 

Com certeza, você já percebeu que essa é uma preocupação que se destaca nas empresas. Afinal, a cada dia que passa, se fala mais na necessidade de construir negócios preparados para o futuro do mundo digital.

Mas você sabe exatamente o que ela significa e por que sua empresa não pode abrir mão dela? É justamente isso que nós vamos explicar neste artigo.

Então, o que é transformação digital?

Transformação digital significa usar novas tecnologias para melhorar os produtos e serviços oferecidos por uma empresa, gerando mais valor para os clientes.

Então, como essas tecnologias avançam rápido, a transformação digital é um processo que nunca para. Nesse sentido, é importante estar sempre atento às inovações que surgem no mercado para planejar se, quando e como sua empresa vai usá-las.

Mas quais são os desafios da transformação digital?

Algumas pessoas imaginam que a transformação digital se resume à digitalização de processos. Mas ela é muito mais do que isso! Ela envolve, principalmente, uma mudança cultural na empresa. Por isso, sempre que o assunto for transformação digital, é preciso considerar que a transformação digital é um movimento, não uma meta.

Isso significa que o olhar dentro das empresas precisa ser de maturidade digital para que esse processo tenha sucesso. Afinal, esse transformação não ocorre facilmente. As organizações precisam escolher construir uma empresa digital que seja capaz de responder ao meio ambiente de maneira adequada. Além disso, é fundamental mobilizar as pessoas em torno deste objetivo.

Por este motivo, a área de recursos humanos precisa estar à frente de toda a transformação. Já que é uma questão cultural e não meramente ferramental, é preciso construir estratégias de empoderamento e criar opções ao redor do capital humano.

Para você ter uma ideia, na América Latina, 84% das empresas já começaram esse processo de mudança. Porém, apenas 10% delas possuem um comportamento verdadeiramente digital. Já no Brasil, os dados sobre a transformação digital são ainda mais desafiadores: apenas 4% das empresas possuem comportamento digital, o que coloca o país no 67o lugar no ranking de preparação para a transformação digital.

Existem vários motivos para essa dificuldade. Confira alguns deles:

Coleta e análise de dados

A principal dificuldade das empresas brasileiras é a coleta e análise de dados, pois esse é um fator determinante para o sucesso na transformação digital e nos negócios. Empresas que sabem fazer bom uso dos dados gerados por suas interações online tomam melhores decisões. E o melhor: com maior velocidade. Portanto, isso se traduz em maior competitividade e capacidade de responder às demandas do mercado.

Atração e retenção de talentos

Outro ponto importante é a atração e retenção de talentos. Afinal, adotar novas tecnologias exige profissionais com a mente aberta para aprender a usar as novas ferramentas.

Porém, ainda existem muitos trabalhadores com dificuldades em usar tecnologias simples, como planilhas eletrônicas, por exemplo. Por isso, um desafio a ser superado pelas empresas na transformação digital é contratar os profissionais mais preparados para usar novas tecnologias. Ou então, criar formas de treinar seus funcionários para que eles possam usá-las adequadamente.

Escolha das melhores tecnologias

Também existe uma grande dificuldade em entender a real necessidade das empresas em questão de tecnologia. Afinal, com tantas opções, fica fácil esquecer que o que vem primeiro é o valor que a organização oferece.

Assim, só depois de definido o que a empresa deve entregar aos seus clientes, é que se deve buscar no mercado as ferramentas que possam melhorar essa entrega.

As vantagens da transformação digital

Poderíamos resumir a necessidade de promover a transformação digital na sua empresa a uma única questão: sobrevivência. Mas, para que você entenda a importância de investir nessa mudança e o que a sua organização pode ganhar com ela, vamos destacar alguns pontos essenciais:

Melhor tomada de decisão

A transformação digital permite integrar fontes de dados e desenvolver uma visão mais detalhada sobre as atividades da sua empresa. Desse modo, fica mais fácil tomar decisões que orientem o futuro do seu negócio.

Maior lucratividade

É fato que o investimento em novas tecnologias tem um grande impacto no seu orçamento. No entanto, a longo prazo, esse gasto inicial se justifica com maior lucratividade e participação de mercado.

Melhor experiência do cliente

Quanto mais satisfeito com a experiência junto à sua marca, maior a lealdade de um cliente. Nesse sentido, um dos grandes benefícios da transformação digital é promover experiências incríveis para os seus consumidores, mantendo-os conectados à empresa.

A transformação digital na prática

Mais do que adquirir tecnologias que possam executar tarefas de forma automatizada, sua empresa precisa desenvolver uma cultura digital. E isso envolve repensar os pilares da sua organização, os seus produtos e serviços e até o seu modelo de negócios.

Estratégia orientada:

Para ter sucesso nessa nova fase da sua empresa, é fundamental planejar a transformação digital, criando etapas de crescimento a curto e longo prazos.

Foco no cliente:

O cliente deve estar no centro de toda a sua estratégia, sendo a bússola que orienta o desenvolvimento de produtos e serviços.

Liderança transformacional:

O papel das lideranças é fundamental para a transformação digital, pois elas são o fator motivador e orientador da mudança necessária.

Tecnologias de ponta:

Selecione as melhores tecnologias do mercado, evitando a compra de ferramentas desnecessárias ou ultrapassadas. Isso vai garantir a agilidade e eficácia dessa transformação.

Treinamento e desenvolvimento:

O engajamento das pessoas com todas essas mudanças depende de uma nova mentalidade, o que pode ser alcançado com os treinamentos certos, por exemplo.

Análise de dados:

Avaliar os resultados de cada tomada de decisão é fundamental para corrigir possíveis falhas e acelerar o processo de transformação digital.

Aprendizado rápido:

Aprender rapidamente com as experiências, erros e acertos é o que vai conduzir sua empresa ao sucesso na transformação digital. Afinal, quem aprende mais cedo, tem mais tempo para inovar.

Então, como você pode ver, este é um tema que estará no dia a dia da sua empresa para sempre. E uma das maneiras com as quais ela mais contribui hoje em dia é no recrutamento e seleção de pessoas.

Confira o artigo Recrutamento online: como fazer um processo seletivo humanizado e 100% digital e descubra todas as vantagens desse novo modelo de contratação!

0 comentários