5 dicas para otimizar o recrutamento e seleção da sua empresa

13 de novembro de 2019
por Larissa Florindo

Existem várias maneiras bastante simples de otimizar o processo de recrutamento e seleção da sua empresa. Conheça 5 dicas fundamentais para acelerar a contratação de ponta a ponta.

Muitas empresas estão trabalhando para tornar seus processos seletivos cada vez mais estratégicos no que tange a contratação, operacionais, mais modernos, eficientes e inovadores. 

Além de ser um agente de mudança e posicionar sua empresa como empresa preferida, há muitas vantagens em colocar seu processo de recrutamento e seleção em modo ágil.

Uma abordagem automatizada, por exemplo, torna todo o processo mais prático e simples para ambas as partes.

Confira 5 dicas que podem otimizar o recrutamento e seleção de funcionários da sua empresa:

1. Defina a posição e quem você precisa para preenchê-la

Analise as necessidades do cargo antes de entrar em contato com os candidatos. Verifique as métricas de rastreamento de desempenho de ex-funcionários que ocuparam o cargo anteriormente. Analise também os resultados que outros funcionários entregaram.

Defina os parâmetros anteriores estabelecidos para os funcionários e determine se você pode encontrar uma maneira melhor de apresentar suas expectativas aos possíveis candidatos. 

Com maior preparação, você pode evitar mal-entendidos desde o início. Além disso, esta etapa pode ajudar você saber se esse candidato é alguém que pode ajudar a continuar a construir a cultura que atraia mais talentos.

2. Faça perguntas diretas e relevantes

Às vezes, os responsáveis pela contratação fazem perguntas hipotéticas ou fora do comum que servem apenas para distrair e desorientar os candidatos. Essas perguntas não contribuem para aprimorar o conhecimento da pessoa. Mesmo que estes, tentem responder à pergunta com sinceridade. 

Em vez disso, concentre-se em conhecer a experiência, a ética e os comportamentos do candidato por meio de perguntas realistas e que induzam à fatos.

3. Teste seus candidatos

Em muitos casos, os candidatos sentem-se confiantes em relação a certas habilidades. No entanto, nem sempre eles as possuem. Do mesmo modo, os funcionários acreditam que ao colocar o pé dentro do escritório, imediatamente, vão aprender tais skills.  

A falta de habilidades e conhecimentos-chave podem ser problemáticos para a equipe para quem você está contratando o novo candidato. 

Por isso, crie um teste básico para garantir que o candidato possua as habilidades fundamentais. Dessa forma, será possível analisar se ele conseguirá executar o trabalho sem a necessidade treinamentos especializados.

4. Desenvolva um comitê de seleção

À medida que você avança no processo de contratação, torna-se cada vez mais útil convidar colegas de confiança com diferentes perspectivas. 

Escolha duas ou três pessoas, incluindo o líder da área e um outro membro mais experiente da equipe com quem o candidato irá interagir para participar de uma entrevista final. 

5. Crie uma cultura no local de trabalho que atraia profissionais em tempo integral

Salários competitivos, pacotes de benefícios ​​e ambientes de trabalho saudáveis, ​​são apenas algumas maneiras de construir uma cultura de trabalho convidativa. 

Quando você apresenta com precisão sua cultura a seus candidatos em potencial, fica mais fácil determinar se há promessas para uma carreira duradoura em sua organização.


O recrutamento e seleção de uma empresa costuma ser uma atividade que demanda tempo e atenção. Porém, com planejamento e organização é possível otimizá-lo.

Use a tecnologia, opte pelo simples e tenha processos para fazer o recrutamento e seleção uma atividade mais prazerosa. Para conhecer uma solução simples e inovadora para otimizar ainda mais o processo seletivo da sua empresa, clique aqui.

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