Sentimento de pertencimento no trabalho: uma reflexão honesta

14 de outubro de 2019
por Larissa Florindo

É no trabalho que passamos a maior parte de nosso dia. Por essa razão, sentir-se pertencente ao ambiente impacta diretamente na realização e bem-estar dos colaboradores. Entenda a importância do sentimento de pertencimento no trabalho e como a diversidade e inclusão estão conectados à esse sentimento.

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, já estivemos em uma situação onde nos sentimos não-pertencentes a algum lugar. Talvez tenha sido na festa de aniversário de um amigo ou em um evento profissional – ou mesmo no ambiente de trabalho.

O que queremos dizer é que, quando nos deparamos com esse tipo de situação, e com os sentimentos desconfortáveis que eles trazem, geralmente tentamos sair desse ambiente.

No entanto, já parou para pensar que isso pode estar acontecendo com os funcionários da sua empresa? Isso é muito ruim, já que é no local de trabalho que eles passam oito horas por dia, de segunda a sexta. 

Por isso, quando os funcionários sentem que não pertencem à empresa, seu desempenho cai. Na verdade, esse é o primeiro sinal de problemas. E caso o sentimento dure, é muito provável que eles decidam sair da empresa.

Segundo o relatório da pesquisa do Instituto Globoforce Work Human, a cultura de reconhecimento de um bom trabalho pode aumentar o sentimento de pertencimento em 21%. Por essa razão, criar sentimentos de pertencimento para todos é uma das melhores coisas que você pode fazer. Isso resultará na melhora do engajamento, do desempenho e ajudará a apoiar as metas do negócio.

O que é pertencimento no trabalho?

Antes de mergulhar em como criar sentimentos de pertencimento no trabalho, vamos entender o que isso significa. 

Pertencer é definido como o sentimento de segurança e apoio quando há um senso de aceitação, inclusão e identidade. Para que as pessoas sintam que pertencem ao ambiente (nesse caso, o trabalho) precisa ser configurado para ser um local diversificado e inclusivo.

A diversidade no local de trabalho é sobre a mistura de pessoas diferentes em uma empresa. Já a inclusão, é sobre as pessoas sentirem ou não o pertencimento, se são ouvidas e têm um espaço seguro para se expressar.

Esses três conceitos – pertencimento, diversidade e inclusão – estão intimamente ligados e precisam coexistir. Essa é a melhor forma para criar a melhor experiência possível para os funcionários.

Para saber mais a respeito da diversidade – e suas diferenças em relação à representatividade, clique aqui.

Por que o sentimento de pertencimento no trabalho importa?

O pertencimento, a comunicação e o poder de decisão são fortes motivadores no envolvimento dos funcionários. Esse envolvimento representa os níveis de entusiasmo e conexão que eles possuem com sua organização. É uma medida de como as pessoas estão motivadas a fazer um esforço extra por sua empresa. Além disso, é um sinal do quão comprometidas com a organização.

Um sentimento de pertencimento no trabalho tem uma relação forte com o engajamento. Isso significa que pertencer tem uma alta correlação com os resultados dos negócios, como produtividade e retenção.

Além disso, a correlação entre pertencimento e engajamento é maior para grupos historicamente marginalizados. Entretanto, a força de trabalho está se tornando mais diversificada e inclusiva. E à medida que essa tendência cresce, traz consigo responsabilidades ao RH, como oferecer um ambiente seguro à todos.

Entretanto, nada disso pode acontecer se as pessoas sentirem que não pertencem aos seus locais de trabalho. Somente quando as pessoas têm um sentimento de pertencimento é que elas podem compartilhar ideias, se expressar com confiança e fazer contribuições.

Conclusão

Para criar um sentimento de pertencimento no trabalho entre os funcionários da sua empresa, você deve primeiro abraçar e colocar em prática um compromisso com a diversidade e a inclusão. 

A construção de uma empresa diversificada e inclusiva, onde as pessoas sentem que pertencem, é um esforço de todos. E isso está diretamente relacionado à cultura organizacional.

Uma maneira de saber se os funcionários da sua empresa sentem pertencimento no trabalho ou não, é usar uma pesquisa sobre diversidade e inclusão. Esse tipo de pesquisa fornece orientações valiosas sobre como avançar. Além de construir uma empresa diversificada e inclusiva, onde todos os tipos de pessoas podem pertencer com o devido respeito que merecem.

0 comentários