14 ferramentas de gestão remota para liderar equipes em home office

Categoria(s): RH
18 de dezembro de 2020
por Alanis

Selecionamos as melhores ferramentas de gestão remota do mercado para descomplicar a sua vida profissional.

Com as inúmeras ferramentas de gestão remota disponíveis na internet, manter a produtividade da sua equipe é mais simples do que você imagina!

Gerenciar equipes à distância é uma prática cada vez mais comum, já que o trabalho remoto oferece redução de custos para as empresas e mobilidade aos profissionais. Além disso, faz parte do lifestyle que os talentos da atualidade mais desejam seguir.

  • 49% dos brasileiros sonham em trabalhar remotamente – Pesquisa Ipsos;
  • 50% dos profissionais do mundo que trabalham parcialmente à distância querem aumentar as horas de trabalho em home office;
  • 60% esperam fazer isso integralmente – Pesquisa PGI Global.

Ou seja, saber como realizar uma gestão remota eficiente é uma habilidade profissional essencial para a carreira dos gestores da atualidade. Além disso, o que era tendência de mercado, se transformou em uma necessidade emergencial com a chegada da COVID-19.

O isolamento social levou milhões de profissionais a trabalharem no modelo home office, deixando alguns líderes preocupados em como manter a equipe motivada durante a quarentena.

Quais são as melhores ferramentas para fazer gestão remota?

Tenha em mente que, para liderar equipes à distância, você precisa se manter atento a três fatores: a comunicação, a colaboração e a produtividade dos times.

Esses são os maiores desafios dos gestores no cenário atual, mas calma! Nós selecionamos as melhores ferramentas de gestão online do mercado que vão garantir que a rotina da sua equipe se mantenha organizada, criativa e, principalmente, produtiva.

Ferramentas para reuniões online

Google Hangouts Meet: a plataforma do Google é umas das melhores ferramentas de gestão remota por videoconferências para equipes, sem a necessidade de instalar nenhum aplicativo ou extensão.

Microsoft Teams: criado pela Microsoft, o aplicativo oferece espaços seguros para reuniões e trocas de mensagens. Também é possível compartilhar sua tela com os demais participantes, o que ajuda nas apresentações.

Jitsi Meet: o serviço oferece as mesmas ferramentas que as plataformas acima, com a vantagem de poder desfocar o fundo da sua webcam. Nem sempre dá tempo de arrumar a bagunça, não é mesmo?

Quando uma reunião não é necessária!

Você conhece aquela frase que diz: aquela reunião poderia ter sido um e-mail? Pois é, com a rapidez das informações e da tecnologia, agora um e-mail poderia ter sido uma mensagem de whatsApp.

Utilize o WhatsApp for Business para envios em massa de mensagens aos colaboradores da sua empresa. A ferramenta também permite a criação de grupos, onde é possível discutir sobre algum projeto ou enviar referências e documentos.

Old School, só que não!
Lembre-se, o bom e velho telefone ainda é a melhor forma de falar rapidamente e com clareza, com algum colaborador.

Ferramentas online de colaboração entre as equipes

Como fazer reunião remotamente
Ferramentas de colaboração online permitem que os colaboradores em home office continuem criando juntos em tempo real

G Suite: O grande diferencial do G Suite é a sua capacidade de concentrar todas as soluções criadas pelo Google em uma única plataforma. Você pode armazenar dados, editar documentos coletivamente e fazer reuniões online.

Slack: a plataforma permite conversas entre grupos e também a criação de janelas privadas para membros de um mesmo grupo. É a plataforma mais informal da lista e lembra o Whatsapp, só que traz o vídeo como principal ferramenta. Em sua versão gratuita, o Slack mostra as últimas 10 mil mensagens e tem armazenamento de 5GB.

Work Place:  ideal para compartilhar arquivos, solicitar e oferecer feedbacks, comunicar-se com a equipe, organizar e transmitir reuniões.

Ferramentas para gerenciar as tarefas e a produtividade da equipe à distância

ferramentas para gerenciar as tarefas
Liderar à distância ficou mais fácil e dinâmico com as ferramentas online

Asana: além de monitorar conversas e projetos, oferece serviços de gestão remota: como a divisão de tarefas, os prazos totais e os níveis de prioridade de cada uma delas.

Azeendo: oferece uma visão colaborativa, onde todas as tarefas da equipe são agrupadas, assim como uma visão pessoal das tarefas, o que permite a cada colaborador organizar a sua própria lista de afazeres.

Monday: de fácil acesso, permite o monitoramento constante do desempenho das equipes e dos colaboradores, individualmente.  Também oferece relatórios e análises que podem colaborar com métricas operacionais. Também é possível  configurar a plataforma para as regras e políticas específicas da empresa.

Trello: um dos mais populares, oferece organização de tarefas, individuais e em equipe. Seu funcionamento básico consiste em quadros, incluindo objetivos, que são distribuídos entre colunas. Possui muitas opções de customização e pode se adaptar conforme as demandas de cada usuário.

I Done This:  A plataforma funciona como um gestor de relatórios de atividades executadas. Ao final do dia, ele reúne tudo o que foi feito em um e-mail com o trabalho da equipe. Com os relatórios, é possível analisar o que foi feito no dia e o que ainda precisa ser feito, incluindo motivos de atrasos e imprevistos.

Pode ser que você precise…

Com tantas novas plataformas, mais senhas precisam ser lembradas. Para facilitar a sua vida o Last Pass armazena todas as credenciais em um único lugar, deixando-as acessíveis para toda a equipe.

Caso você trabalhe com muitos contratos, o Camscanner faz a digitalização de documentos — basta tirar uma foto com a câmera do celular e o aplicativo configura a página e faz as devidas correções na imagem para que o texto fique legível. Após os ajustes, é possível enviar os arquivos para o Dropbox, funcionando com um backup na internet.

Se você quer mais dicas sobre como lidar com equipes remotas, não deixe de e-book sobre Gestão Remota sobre Gestão Remota – tudo que um gestor precisa para liderar à distância.

Viu só como é fácil? Agora é só pesquisar e escolher as ferramentas que mais se encaixam no perfil da sua empresa. Mas, lembre-se, nem só de organização se faz uma equipe produtiva!

O lazer também é essencial, ainda mais agora que estamos isolados, concorda?. Que tal escolher uma das plataformas de reunião online e marcar um happy hour descontraído com o seu time na sexta-feira?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *