4 vantagens de incluir Entry Level Jobs na sua empresa

6 de setembro de 2019
por Larissa Florindo

Os Entry level jobs trazem o melhor de dois mundos: abrem portas para o jovem profissional e aumentam a potência de trabalho nas empresas. Conheça 5 vantagens de incorporar os cargos entry level na sua empresa!

Segundo a CUT, a cada 10 desempregados, 5,4 são jovens até 29 anos. O motivo é simples: as empresas preferem profissionais mais experientes para evitar custos de capacitação.

No entanto, essas mesmas empresas se esquecem que é possível ter um pouco do melhor dos dois mundos: evitar custos muito altos e possuir experiência – ao menos, no decorrer do tempo.

Profissionais que ainda estão cursando a graduação e estão em busca de estágio, ou os que já se formaram, por não possuírem muita ou nenhuma experiência, terão um salário compatível ao seu conhecimento. Assim, o entry level job – ou o emprego de nível de entrada – surge com diversas vantagens para as empresas.

O que são os entry level jobs?

Entry level jobs são trabalhos que exigem pouca experiência profissional e abrem as portas para oportunidades maiores. Eventualmente, essas posições significam que a empresa está procurando por um jovem profissional que tenha alguma experiência anterior, como um estágio, mas não necessariamente alguém que tenha alguma experiência em tempo integral.

A maioria dos trabalhos de entry level jobs tem títulos que começam como estágio, trainee e analista. São vagas que não exigem formação acadêmica ou muita (ou nenhuma) experiência. 

Papel dos Entry Level Jobs: as funções do estágio, trainee e analista

Estágio

O estágio é um período extremamente rico, onde estudantes universitários tem a oportunidade de colocar em prática o que estão aprendendo em sala de aula.

Ele tem como objetivo formar novos profissionais. Por isso, precisa ser supervisionado e estar dentro do objetivo pedagógico do curso de graduação. Assim, o estudante poderá adquirir competências requeridas da sua formação.

Sendo assim, o estágio a porta de entrada para o mercado de trabalho, e, por isso é considerado um dos entry level jobs. 

Para saber maiores informações sobre como contratar um estagiário, clique aqui e tire todas as suas dúvidas.

Trainee

O trainee é um programa de treinamento voltado para recém-formados. Tem como objetivo treinar jovens para exercer papéis importantes dentro de uma empresa. Por isso, é uma vaga altamente estratégica na companhia.

O programa geralmente tem duração de 2 anos, e passa por todas as áreas da empresa – inclusive de liderança.

Analista

A vaga de analista auxilia a cuidar do todo da área que trabalha. Geralmente, o trabalho envolve planejamento, organização, controle, mensuração e muito mais. As funções mudam conforme a área de atuação. 

Essa vaga exige um pouco de experiência e para um profissional que passou pelo estágio e trainee, provavelmente esse será o seu próximo passo.

4 vantagens de se ter profissionais de entry level jobs

1 – Sede de aprendizado

Essa é uma das maiores vantagens dos cargos entry level. Justamente por ser empregos de entrada no mercado, esses profissionais estão famintos por conhecimento. São mais curiosos, questionadores e gostam de aprender e logo pôr em prática.

2 – Inovação e criatividade

No geral, esses profissionais são da geração Y e millennials, perfis adeptos à inovação e criatividade.

Possuem ideias e soluções fora da caixa. Conhecidos também como “nativos digitais”, esses profissionais tendem a ser naturalmente tecnológicos.

3 – Cultura moldada à da empresa

Por ser uma das suas primeiras experiências profissionais, esses jovens ingressantes ainda não estão com os diversos vícios do mercado de trabalho. A grande vantagem, então, é que eles são uma verdadeira esponja, podendo absorver facilmente a cultura da sua empresa. Assim, são profissionais que podem ser facilmente moldáveis.

4 – Movidos por desafios

Esses profissionais são mais dedicados e comprometidos, pois buscam sua efetivação. Assim, são movidos por desafios, por resultados e entregas de qualidade. No entanto, se sentirem que estão sendo pouco aproveitados na empresa, tendem a se desmotivarem, indo em busca de desafios em outro lugar.


Se você está considerando realizar um processo seletivo de entry level na sua empresa, o Bettha pode te ajudar! Somos uma startup de engajamento e recrutamento de talentos entry level.

Nossos processos seletivos possuem uma lógica diferente. Partindo do mapeamento comportamentais dos candidatos, identificamos o estilo de trabalho e comportamentos valorizados pela sua empresa. A partir de algoritmos inteligentes exclusivos, pré-selecionamos os candidatos que dão match com a sua vaga.

Além disso, nossa plataforma conta com jornadas de conhecimento que capacitam os indivíduos, desenvolvimento suas soft skills – habilidades não abordadas nas universidades.

Faça como a Kimberly-Clark, a Unilever e a Pepsico. Fale com nossos especialistas e encontre a solução perfeita para o seu negócio.

0 comentários