7 lições do Sandro Magaldi para potencializar suas vendas

17 de agosto de 2020
por Karen Pereira

Considerando o alto nível de competitividade que temos hoje no mercado, você acredita que seu time comercial está preparado para criar estratégias de vendas eficientes?

Nós conversamos com um dos maiores experts em Gestão Estratégica de Vendas do Brasil para desmistificar a ideia de que não é possível vender durante a pandemia. As melhores lições que tiramos desse bate-papo, você confere nesse artigo.

 Entenda como o Sandro Magaldi pode apoiar sua equipe de vendas

Conhecido no meio corporativo como o grande “guru das vendas” no Brasil, Sandro Magaldi tem mais de 30 anos de experiência na área. Além disso, ele também é autor de 5 livros de negócios, entre eles, do best-seller “Gestão do Amanhã”, que alcançou o 1º lugar na lista dos mais vendidos da Folha de São Paulo.

Mas se tudo isso ainda não te convenceu que ele é a pessoa certa para mudar de uma vez por todas o funcionamento do seu time comercial, vale a pena mencionar que ele é cofundador do MeuSucesso.com, a melhor plataforma de empreendedorismo do Brasil, segundo o prêmio Digital Awards.

Toda essa apresentação não é à toa!

Com toda a crise da pandemia, necessidade de home office e uma grande adaptação na gestão de equipes, a maioria das empresas preferiu fechar suas portas para novos negócios e aguardar a turbulência passar.

Isso acontece porque toda vez que presenciamos uma crise, a primeira reação é se voltar aos recursos internos e fechar o caixa. Com certeza sua empresa também passou por esse processo lá no comecinho da pandemia, não é?

É aqui que entra a grande sacada para o seu time de vendas!

Sandro Magaldi defende que a venda é o oxigênio de toda companhia. Isso significa que sua companhia precisa encontrar uma forma de alinhar essa visão de controle de custos e despesas com uma visão de aceleração de negócios. Afinal, sem gerar negócios, não vai adiantar fazer uma boa gestão de custos.

Mas, e agora, como pensar em vendas nesse novo mundo?

Você pode começar implementando na sua empresa as dicas exclusivas que listamos a seguir!

#1 – Não espere a crise acabar para agir!

Com tantas transformações acontecendo no mundo em tão pouco tempo, acredite, ficar parado é muito mais perigoso do que se movimentar.

Nós estamos vivendo um momento de transformações para um novo modelo de comportamentos. Isso quer dizer que esse período não vai passar. É hora de pararmos de falar sobre a crise e refletirmos sobre como sair dela.

Procure uma iniciativa concreta para que sua empresa possa abandonar a preocupação com os recursos internos e comece a refletir sobre como pode sair bem-sucedido desse contexto.

#2 – Estude sobre cases de sucesso na pandemia

Apesar de ainda não termos muitos precedentes sobre esse contexto atual, existem muitas referências positivas de companhias que estão conseguindo prosperar nesse ambiente.

Procure sobre essas iniciativas frequentemente e busque entender quais são as semelhanças, diferenças e oportunidades que podem ser aprendidas e aplicadas à sua empresa.

Tenha sempre em mente que, mesmo durante esse período, ficar dentro da média não é suficiente.

#3 – Aplique metodologias de vendas ajustadas à nossa realidade cultural e econômica:

Aplicar uma metodologia à estratégia comercial da sua equipe é fundamental para obter sucesso no fechamento das suas vendas.

Ao começar a pensar na área de vendas de uma forma mais metodológica, será possível observar várias etapas de ineficiência que antes poderiam passar despercebidas:

  • Na proposta comercial
  • Na forma de segmentar clientes
  • Nos indicadores comerciais
  • No mapeamento do processo decisório do cliente
  • No pitch comercial

Com uma avaliação criteriosa dessas etapas, é possível encontrar resoluções rápidas para essas ineficiências, aumentando os lucros com as vendas.

Mas atenção!

Existem muitas metodologias que foram desenvolvidas nos EUA e, ao longo dos últimos anos, surgiram muitas focadas no meio digital.

Claramente, elas são importantes para a área, mas ainda têm uma visão cultural norte-americana muito forte.

E a gente sabe que a perspectiva brasileira é distinta de qualquer outro lugar, não é mesmo?

Então, tenha em mente que, seja qual for a metodologia, ela precisa contemplar uma flexibilização para o contexto onde será inserida, se adaptando para a realidade do nosso país e, principalmente, para cada empresa.

#4 – Escolha o cliente certo para a sua abordagem

A partir da aplicação de uma metodologia, é preciso apostar em qualificação dos colaboradores para que eles saibam direcionar cada tipo de cliente para a posição correta no funil de vendas.

Assim, sua equipe vai atuar de forma mais estratégica. Nesse sentido, será possível aplicar uma força de vendas mais qualificada ou mais cara para o cliente com maior potencial no funil de vendas. Enquanto isso, o cliente com menor potencial será atendido num outro canal mais automatizado.

Esse processo aumenta a produtividade comercial e o nível de conversão.

#5 – Livre-se da maldição do “aqui é diferente!”

Nos processos de consultoria, é muito comum encontrar o argumento de que as estratégias apresentadas são boas, mas não são aplicáveis porque “na minha empresa é diferente”.

É preciso compreender que, apesar de cada empresa ter suas peculiaridades, em sua essência, são similares. Se você sempre considerar que é diferente, sua empresa corre o risco de nunca ter um processo comercial que pode ser influenciado para receber inputs de outras experiências bem-sucedidas.

E não se esqueça:
Com o nível de competitividade acirrado que temos atualmente, se você não estiver adequado às necessidades dos seus clientes, uma empresa mais preparada vai assumir o seu lugar.

#6 – Mude sua visão de planejamento a longo prazo!

A lógica de planejamento a longo prazo pressupõe que sua empresa consiga prever o cenário a longo prazo.

Quando essa possibilidade não existe, como acontece em nosso contexto atual, é preciso fragmentar a visão de futuro em bases menores e construir pequenos experimentos para validar suas teses.

Dica:

  • Construa seu plano anual
  • Divida esse conteúdo em planejamentos trimestrais, mensais e semanais
  • Depois, crie suas sprints de acordo com seus objetivos

#7 – Aposte numa equipe de vendas adaptável!

Esqueça a ideia de que é o mais forte que sobrevive!

No mundo atual, vence aquele que se adapta melhor às circunstâncias. Seu time de vendas precisa estar preparado para responder às demandas do mercado, que mudam com cada vez mais frequência.

Um mundo estável demanda respostas estáveis, mas um mundo imprevisível, com mudanças constantes e abruptas, demanda agilidade.

Ajude seu time a encontrar novas oportunidades de mercado!

Agora que você já aprendeu as lições essenciais para ter uma equipe de sucesso absoluto em vendas, chegou a hora de aplicar um método eficiente e totalmente adaptável à sua realidade.

Em uma parceria com Sandro Magaldi, nós desenvolvemos a Capacitação para Alto Impacto em Vendas, uma consultoria com metodologia exclusiva para qualificar o seu time comercial e acelerar vendas complexas. Tudo isso, através de um fluxo de capacitação estratégico e direto ao ponto que a sua empresa precisa.

Conheça os 6 módulos de formação independentes, exclusivos e definitivos que vão ajudar seu time a encontrar novas oportunidades de mercado.

E agora, tudo pronto para impulsionar suas vendas?

Boa sorte e conte sempre com a gente!

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