Gestão do conhecimento: o que é e por que inserir na sua empresa?

Categoria(s): CIA DE TALENTOS & Gestão
11 de janeiro de 2023
por Gabriela Rodrigues

Quando o assunto é desenvolvimento, de um lado, temos empresas investindo em seus times para alcançarem o máximo de seu potencial. De outro, profissionais tomando essa iniciativa. Mas como tirar proveito e fazer a gestão do conhecimento a partir desse aprendizado coletivo? É sobre isso que vamos falar no artigo de hoje. Continue a leitura!

O que é gestão do conhecimento?

Todos os dias, as organizações produzem um grande volume de conhecimento, mas nem todas conseguem identificá-lo como um ativo que pode ser utilizado para a potencialização de seus resultados.

Porém, quando esse conhecimento é visto como algo estratégico, a companhia passa a mudar a sua cultura.

Segundo a Sociedade Brasileira de Gestão do Conhecimento, o conceito de gestão do conhecimento “diz respeito aos processos de conhecimento (criação, retenção, transferência e aplicação de conhecimento)”.

Para isso, é necessário adotar um conjunto de práticas que possibilitem compartilhar o conhecimento existente em uma organização. Dessa forma, as empresas conseguem aproveitar o capital intelectual e os dados disponíveis internamente, algo essencial para aquelas que querem inovar e permanecer competitivas.

Por que fazer a gestão do conhecimento?

Ter o conhecimento armazenado e organizado contribui para o aprimoramento, modernização e padronização de processos da empresa, tornando-a mais produtiva. O resultado é uma aceleração do aprendizado, proporcionada pelo acesso compartilhado ao conhecimento, que potencializa o desempenho de toda a equipe.

Ainda é preciso considerar que o uso de sistemas que fazem a gestão do conhecimento facilita:

  • acelerar processos internos;
  • diminuir a redundância;
  • aumentar a transparência.

4 motivos para investir na gestão do conhecimento

Ainda não se convenceu de que a gestão de conhecimento é fundamental para o bom funcionamento de qualquer organização? Então, confira mais quatro motivos que te farão mudar de ideia.

1. Gestão da empresa de forma mais estratégica

Após identificar as melhores soluções, boas práticas e transformá-las em processos, a liderança da organização consegue ter mais clareza, realizando uma administração mais eficiente e acertada.

2. Acesso mais rápido às informações

Em muitos casos, a agilidade é essencial para a tomada de decisão. Assim, ao padronizar processos, dados e informações ficam mais acessíveis e facilitam o trabalho de quem ocupa cargos de liderança.

3. Democratização do conhecimento

Vivemos em um momento em que a criação conjunta tem mais espaço do que iniciativas individuais, basta ver como diversas marcas lançam produtos em parceria. Dessa forma, ter uma base facilita o acesso ao conhecimento, além de fazer com que as pessoas sigam em um movimento de compartilhar com o restante da equipe.

4. Potencialização do conhecimento de cada pessoa

Combinar a gestão do conhecimento com a estratégia de educação corporativa contribui para aprendizado e evolução constantes de cada pessoa do time. Se, por um lado, a empresa consegue reunir esse conhecimento, de outro, ele fica disponível às pessoas que atuam na organização. Dessa maneira, cada uma pode buscar aquilo que agregará ao seu crescimento naquele momento.

Como aplicar a gestão do conhecimento na empresa?

Agora que você já sabe da importância de investir no tema, chegou a hora de saber como colocá-lo em prática agora mesmo na sua empresa. 

  • Mapeie as competências das equipes: Desse modo, fica mais fácil identificar conhecimentos essenciais que devem ser compartilhados. Essa ação permite ainda observar pontos de atenção e o que precisa de ajustes;
  • Promova um ambiente que estimule a aprendizagem: É fundamental que todas as pessoas se sintam motivadas a continuar aprendendo. Por isso, dê oportunidades para que elas também possam buscar seu desenvolvimento e continuem crescendo;
  • Organize os dados e incentive o compartilhamento de informações: De nada adianta organizar o conhecimento da empresa se ele não circular internamente. Por isso, o apoio da tecnologia neste sentido é fundamental para encurtar caminhos e otimizar processos;
  • Descentralize a organização: Tirar do time de liderança a responsabilidade pela busca de soluções possibilita que a resposta chegue por outros caminhos. Esta iniciativa permite ainda desenvolver a autonomia das equipes e ajuda a gerar segurança e confiança entre as pessoas envolvidas em determinado projeto.

Leia mais: 5 formas de apoiar o desenvolvimento profissional do seu time

Como vimos, a gestão do conhecimento é uma ferramenta estratégica para melhorar os resultados de toda a organização. Agora, pare e reflita: o quanto a sua empresa tem olhado para esse aspecto no dia a dia?

E se quiser explorar formas de colocar a gestão de conhecimento em prática de forma descomplicada, escreva para [email protected] e agende uma conversa com o nosso time. 

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