Facet 5: o teste de personalidade que revoluciona equipes no mundo todo

Categoria(s): CIA DE TALENTOS & Inovação
4 de novembro de 2020
por Recrutamente.com

Provavelmente você já preencheu algum teste de personalidade, mas, com toda certeza, o resultado não foi tão preciso, assertivo e transformador quanto o do Facet 5.

Dizer que o mundo está mudando rápido demais já não é mais uma novidade, não é mesmo? Mas quando olhamos para a velocidade com que evoluímos enquanto pessoas, é preciso admitir: não estamos acompanhando o ritmo de tantas transformações.

Por isso, desenvolver as potenciais habilidades da sua equipe e se manter atualizado enquanto profissional se tornou uma missão ainda mais importante e valorizada. E se você quer saber, essa já nem é mais uma tendência, é a realidade do mercado de trabalho.

Mas, então, qual é a melhor forma de gerenciar equipes em tempos de tanta inovação? Conhecendo profundamente as pessoas com quem você trabalha!

Por sinal, é exatamente isso que o Facet 5 faz melhor do que qualquer outro teste de personalidade. Nesse artigo, vamos explicar direitinho como e por que ele é tão bom assim.

Então, o que é o Facet 5?

O Facet 5 é um dos mais modernos e avançados “testes de personalidade” do mercado, não só pela tecnologia de ponta aplicada ao sistema, mas, principalmente, pela ciência comprovada por trás de todo o processo.

É usado por organizações e melhores consultorias no mundo todo para mapear as características de personalidade de cada colaborador com facilidade e profundidade. Tudo isso, a partir de um questionário com 103 questões, que mensura e analisa os 5 fatores principais da personalidade:

  • Determinação
  • Energia
  • Controle
  • Afetividade
  • Emocionalidade

Com base nos resultados, ele ajuda as pessoas a identificar a melhor forma de utilizar seus potenciais. Por outro lado, ainda apoia as equipes no alinhamento de perfis pessoais em prol de melhores resultados para a organização e no desenvolvimento de novas habilidades.

Se você precisa construir um time de alto desempenho, selecionar um novo talento, aplicar treinamentos ou reavaliar a cultura organizacional, esse é o método mais indicado para te auxiliar na tomada de decisões mais inteligentes.

Mas como o Facet 5 funciona?

Antes de mais nada, é importante contextualizar que a primeira versão do Facet 5 surgiu na década de 80. Naquela ocasião, Norman Lee Buckley, idealizador da ferramenta, fez um estudo que identificou a necessidade de as organizações conhecerem seus funcionários a partir de um estudo cientificamente comprovado, mas com uma linguagem aderente à sua realidade. Ou seja, que apresentasse um resultado preciso, mas fugisse dos jargões técnicos da psicologia e se aproximasse da realidade organizacional.

Ele é um questionário individual, com perguntas sobre seu ponto de vista a respeito de diversas questões. Ele analisa as posturas, preferências e opiniões, por isso contribui fortemente com o autoconhecimento.

Ah, e como todo mapeamento de perfil, não existem respostas certas ou erradas. Ele foi desenvolvido para avaliar aspectos estáveis e consistentes da personalidade, que não se alteram com o tempo. Assim, não existem avaliações boas ou ruins, elas refletem simplesmente quem você é.

Mas isso não é tudo!  Ainda existem outros recursos, dentro do próprio Facet, que permitem uma avaliação conjunta. Desta forma, o sistema junta todas as informações obtidas de uma mesma equipe e apresenta um relatório completo sobre como aquele time se relaciona num ciclo de trabalho. Muito interessante, não é mesmo?

Nesse resultado, é possível considerar a diversidade e as divergências da equipe para compreender como ela lida com conflitos, gera e analisa ideias, toma decisão e as implementa.

Resumindo: o Facet 5 é um inventário de personalidade individual com o grande diferencial de permitir a avaliação de todas essas individualidades para compreender como funciona o trabalho em grupo de uma equipe.

E, caso ainda não tenha ficado claro, isso permite ao gestor explorar ao máximo o potencial de cada colaborador, otimizando o gerenciamento das equipes e aumentando o desempenho e qualidade das entregas.

Qual é a teoria científica por trás desse “teste de personalidade”?

O Facet 5 se baseia na “big 5 theory”, modelo de compreensão da personalidade desenvolvido e aperfeiçoado por uma série de teóricos da psicologia, aceito mundialmente por oferecer uma base sólida para o entendimento das diferenças individuais.

Esses fatores de personalidade são considerados pelos psicólogos como os cinco “blocos de construção” fundamentais para as pessoas. Então, todos nós temos um pouco de cada fator, em maior ou menor proporção.

Além deles, são avaliados outras 13 subfacetas ou subfatores:

13 subfacetas ou subfatores do teste de personalidade Facet 5

A combinação entre cada uma dessas características é que nos torna pessoas ímpares. Por fim, essa análise aprofundada faz com que os líderes compreendam de um jeito simples e prático como cada profissional funciona e a maneira com que contribui para a entrega de melhores resultados.

Essa é uma excelente forma de tornar as decisões do seu RH mais estratégicas, não acha? No próximo artigo sobre o Facet 5, vamos entender um pouco mais sobre os cinco fatores que esse “teste de personalidade” avalia.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *