Visão de futuro: 3 reflexões importantes para mudar as empresas

17 de agosto de 2022
por Gabriela Rodrigues

Um dos desafios das empresas é se preparar para lidar com os desafios do presente e encarar as mudanças que estão por vir. Por isso, ter esse olhar no hoje com visão de futuro é fundamental.

Todas as discussões dos últimos anos em torno de diferentes assuntos, como mudança climática, pandemia, diversidade e inclusão, ESG e futuro do trabalho, por exemplo, fizeram com que as pessoas olhassem para as organizações com uma nova expectativa. Elas não apenas devem sobreviver ao momento atual, mas prosperar e se tornar mais ativas na resolução de problemas complexos da sociedade, é o que destaca a pesquisa Carreira dos Sonhos 2022.

Neste contexto, o Edelman Trust Barometrer 2021, aponta que 61% das pessoas que participaram do estudo esperam que CEOs preencham o vazio deixado pelo governo na correção de problemas sociais. Por isso, se faz cada vez mais necessário ampliar o foco para refletir sobre aspectos que influenciam a atuação das empresas. Neste artigo, trazemos 3 pontos para te ajudar a ter uma visão de futuro, planejar e direcionar suas ações.

Consumo

Quais mudanças no comportamento do consumidor podem gerar oportunidades em 2022? Embora seja específico em relação ao período, esta é a pergunta que dá título ao artigo do Think with Google sobre tendências de comportamento e consumo.

Ao trazer dados sobre a nova vida na quarentena, esportes e bem-estar, moda e beleza a partir de uma perspectiva de fora para dentro, e a volta aos deslocamentos, possível com o avanço da vacinação no país e a queda nos números dos casos da Covid-19, ficam as reflexões:

– Os produtos e serviços oferecidos pela empresa estão de acordo com os novos desejos e expectativas dos consumidores?

– A atuação da organização também está alinhada a um consumo mais consciente das pessoas? – Os serviços que sua empresa oferece como benefício ou como parte do trabalho são compatíveis com essas novas necessidades de consumo e utilização do seu público interno?

Experiência

O estudo Global Costumer Experience Excellence Research 2020, da KPMG, afirma que um dos temas mais importantes para a experiência do consumidor atualmente tem a ver com a proteção de informações. Para 98% das pessoas entrevistadas, existe uma preocupação com seus dados pessoais e o que acontece com eles.

Por outro lado, em um mundo onde se valoriza cada vez mais as experiências, a do colaborador, também conhecida como employee experience, tem feito as áreas de recursos humanos olharem com mais atenção toda essa jornada, desde o momento da atração até o desligamento, quando isso é necessário.

Então, mais do que ter um pacote de benefícios atrativo, equipamentos de qualidade, política de trabalho flexível, essas ações devem fazer parte de um conjunto de esforços da organização, que também envolve uma estratégia de marca empregadora.

Então, considere: 

– Uma experiência positiva para o público interno tem sido pensada e proporcionada da mesma forma que se faz com quem consome os produtos e serviços oferecidos pela companhia?

– O quanto de clareza a sua empresa tem do estágio em que está em relação à marca empregadora? Já foi feito um mapeamento, uma pesquisa de employer branding?

Leia mais:

Boas práticas para traçar a estratégia de employer branding da sua empresa

Educação

Se levarmos em conta o elevado nível de investimento (tempo e recursos financeiros), as formações tradicionais continuam tendo sua importância, mas o conhecimento adquirido fora da sala de aula, em diversos formatos, com a possibilidade de criar sua própria trilha de desenvolvimento a partir de seus interesses, está ganhando cada vez mais espaço.

Além disso, outro dado obtido pela Carreira dos Sonhos, mostra que as pessoas esperam das empresas um apoio contínuo quanto ao seu desenvolvimento. Para 26% do público jovem, 24% da média gestão e 19% da alta liderança, esta é uma iniciativa que mais ajudaria na atuação neste novo mundo do trabalho.

Por isso, reflita: 

– Como tem sido realizado os programas de desenvolvimento de sua empresa?

– Sua organização possui uma universidade corporativa?

– Apoiar o desenvolvimento das equipes quanto a habilidades socioemocionais faz parte do planejamento?

Acompanhar e observar as alterações sociais e comportamentais é fundamental porque elas dizem muito sobre as pessoas com quem lidamos todos os dias nas equipes. Conhecer os artistas do momento, entender os motivos de protestos e manifestações sociais, testar novos produtos e serviços são exemplos que podem ajudar a entender o que está acontecendo “lá fora” e promover mudanças internas que conversam e estejam em sintonia com essa visão de futuro.

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