Com certeza você já ouviu que o employer branding é uma estratégia fundamental para as empresas. Mas você sabe por que isso fica ainda mais importante em tempos de crise? É justamente sobre isso que vamos falar nesse artigo.
Você sabia que as empresas brasileiras enfrentam taxas de até 82% de turnover? Esse dado vem de estudos do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), realizados em 2019.
Esse alto índice revela a importância de uma comunicação assertiva, capaz de atrair os talentos que a empresa precisa. Além disso, também é preciso adotar estratégias significativas que mantenham os colaboradores engajados dentro das companhias. Por sinal, é exatamente pra isso que o Employer Branding serve.
Devido a pandemia e a paralisação da economia em muitos setores, nunca foi tão importante contar com os talentos certos dentro das organizações. Com isso, é fundamental garantir que eles estejam motivados a trabalharem pela recuperação das empresas.
O que o employer branding faz na prática?
A estratégia cuida de toda a jornada de experiência do colaborador – employee experience – desde sua atração, benefícios (EVP), desenvolvimento, reciclagem, ascensão e, quando necessário, também do seu desligamento.
Além disso, também se preocupa em comunicar cada uma dessas práticas, fortalecendo a visibilidade positiva da empresa.
Assim, o Employer Branding é responsável pelo posicionamento da sua organização. Isso é o que garante que a companhia seja reconhecida internamente e externamente como uma marca empregadora forte.
Conheça alguns dados mundialmente relevantes:
A busca por reverter o cenário de desconexão entre empresas e colaboradores já é prioridade para 62% das companhias ao redor do mundo. Elas estipulam investir 70% a mais em orçamento para estratégias de EB em 2020. Tudo isso de acordo com o que revelam as pesquisas da Universum, realizadas em 45 países.
Sabe quando você experimenta algo muito bom e quer contar para todo mundo por acreditar que outras pessoas precisam conhecer isso também? É exatamente assim que as estratégias de EB funcionam!
Colaboradores satisfeitos indicam sua empresa tanto a desconhecidos, através das redes sociais, quanto aos amigos, familiares e colegas de profissão. Assim, os talentos do mercado são motivados a desejarem trabalhar na sua organização também. Além de que, novos negócios e parcerias podem surgir como consequência da sua boa reputação. Isso é excelente, certo?
Conheça outros benefícios do Employer Branding
Atração dos talentos certos
No processo seletivo, o employer branding é responsável por informar, de maneira clara e honesta, quais são os valores e benefícios da empresa. Isso resulta na atração de profissionais que estejam alinhados às necessidades e ao perfil da companhia e também oferece a criação de um valioso banco de talentos.
Não só atrair, mas também engajar talentos
Por que um talento desejaria sair de uma companhia que cumpre todos os requisitos abaixo?
- É bem falada no mercado
- Possui clima e cultura organizacional alinhadas ao que foi comunicado no recrutamento
- Tem um programa de experiência de jornada do colaborador estruturado
- E tudo isso é corretamente comunicado.
Além disso, estudos do Linkedin de 2019 apontaram que há uma redução de 43% nos gastos em recrutamentos quando a empresa integra o Employer Branding na organização, abrindo espaço para novos investimentos e projetos.
Aumento da produtividade e melhora do clima organizacional
O Employer Branding tem uma preocupação especial com a satisfação dos colaboradores. Ao receberem a devida atenção e um ambiente favorável ao desenvolvimento, é natural que o engajamento, intraempreendedorismo e a criatividade das equipes cresçam – o que também traz melhorias ao clima organizacional.
Criação de uma rede de embaixadores e construção um employer branding forte
Como já falamos, quando vivenciamos algo bom, nosso instinto natural é contar para todo mundo sobre isso. Dessa forma, sua empresa é beneficiada por uma divulgação espontânea e assertiva. Afinal, nada é mais confiável do que um colaborador feliz contando sobre sua experiência de trabalho.
O cliente final também se importa
Uma recente pesquisa do State of the Connected Customer entrevistou 8 mil compradores, de 16 países para pesquisar a relação do consumo com a reputação das marcas.
O estudo revelou que 70% dos entrevistados estão dando mais importância à confiabilidade do que davam há um ano. Ainda no mesmo estudo, 54% afirma que hoje é mais difícil uma empresa ganhar sua confiança. Por outro lado, 65% dos consumidores pararam de comprar produtos de marcas por falta de confiança.
Ou seja, com o cenário de recessão econômica e a redução do consumo de produtos e serviços, fortalecer uma imagem positiva diante ao público é essencial para manter sua empresa competitiva!
Essas são algumas das principais vantagens de se aplicar uma estratégia de Employer Branding na sua companhia. Fique de olho em nossos próximos conteúdos e continue conhecendo mais sobre o tema!