Manter o respeito no ambiente de trabalho é premissa básica para que haja um clima organizacional positivo e propício à colaboração.
Quando ocorre o contrário, isto é, o desrespeito no trabalho, significa que estamos falhando em nossa missão de tornar a organização um lugar de crescimento para todas as pessoas.
Além disso, podemos abrir espaço para questões ainda mais sensíveis, como o assédio moral, por exemplo. Por isso, é importante entendermos o que é desrespeito no trabalho e agir proativamente para que esse tipo de situação não aconteça.
Afinal, o que é desrespeito no trabalho?
Antes de entender o que é o desrespeito, precisamos compreender a fundo o que é respeito, certo?
A palavra respeito deriva do latim respectus, que é a ação de olharmos para trás, de darmos atenção a algo ou a alguém.
No campo semântico, respeito é o sentimento de apreço, de consideração, que nos impede de falarmos ou agirmos de maneira desagradável com outra pessoa.
E o que define o que é agradável ou desagradável para uma pessoa? Ela própria. Neste sentido, o desrespeito ou a falta de respeito para com outra pessoa nem sempre tem a ver com o que você diz ou faz, mas como essa pessoa recebe essa comunicação ou ação.
Para ficar mais claro, digamos que você tem o hábito de entrar na sala de outra pessoa sem bater na porta. E como vocês se conhecem há bastante tempo, não há qualquer tipo de incômodo.
Mas em determinado momento, entra uma nova pessoa trabalhadora na sua empresa que não gosta que entrem sem bater. Para esta pessoa, entrar sem bater será algo desrespeitoso.
É um exemplo bastante simples, mas que ilustra que existe uma linha tênue entre respeito e desrespeito. E para que não cruzemos esta linha em direção ao desrespeito no trabalho, precisamos estabelecer alguns acordos internos, que costumam ser consolidados na cultura da organização.
Quando o desrespeito é evidente e pode ser evitado?
Salvo questões como a comentada anteriormente, existem situações em que o desrespeito no trabalho é evidente e deve ser combatido a qualquer custo. Por exemplo:
- desdenhar da competência das pessoas que trabalham na empresa;
- ofender outra pessoa por sua raça, credo, religião, identidade de gênero, opção política, entre outras;
- tentar diminuir e humilhar outra pessoa usando sua posição de liderança;
- usar palavras de baixo calão ou xingamentos para se referir a outra pessoa;
- elevar a voz para impor seu ponto de vista ou opinião;
- invadir a privacidade de outra pessoa, buscando informações sobre sua vida pessoal e/ou profissional que não foram compartilhadas com você.
Essa lista poderia ser gigantesca. Mas seguramente você já compreendeu que o desrespeito no trabalho pode — e deve! — ser evitado.
Inclusive, muitas das atitudes desrespeitosas que vemos podem ser classificadas como crimes. É o caso do bullying, racismo, misoginia e assédio moral, por exemplo.
Como evitar o desrespeito no trabalho?
Combater o desrespeito no trabalho é uma missão de todas as pessoas que formam a organização. Porém, cabe à gestão de pessoas um olhar mais atento sobre os possíveis desrespeitos ocorrendo dentro da empresa.
Eis algumas coisas que você pode fazer para evitar esse tipo de situação:
Crie um código de ética e de conduta
Assim como nós temos uma Constituição Federal e Leis que norteiam as nossas atitudes enquanto cidadãos, sua empresa também pode ter um código de ética e de conduta que oriente as pessoas colaboradoras sobre como agir no ambiente de trabalho.
Mantenha esse código sempre atualizado e de fácil acesso a todas as pessoas, sejam novas ou antigas na empresa.
Crie campanhas de conscientização
Nada melhor para criar um ambiente de trabalho saudável do que investir na comunicação interna. Nesse sentido, você pode criar campanhas de conscientização, seja por e-mail, jornal mural ou palestras, por exemplo.
Caso haja qualquer episódio de desrespeito no trabalho, o melhor é chamar as pessoas envolvidas e conversar em particular com cada uma delas.
Invista na diversidade
Ter uma empresa plural também pode ajudar a combater o desrespeito no trabalho. Isso porque cada pessoa possui uma experiência de vida e traz ela consigo para o ambiente organizacional.
Assim, pode compartilhar conhecimentos, experiências e ideias que contribuam para a valorização do ser humano e a manutenção do respeito na empresa.
Sua empresa já passou por uma situação de desrespeito no trabalho? Como vocês lidaram com a questão? Deixe seu comentário!
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