Encontrar profissionais que tenham os perfis mais aderentes às vagas disponíveis é um dos pontos centrais de quem atua com recrutamento e seleção. Além de ter as competências necessárias para determinada posição, é preciso que exista um fit cultural com a organização. Por isso, adotar a técnica de hunting pode fazer toda a diferença no processo seletivo.
Neste artigo, vamos explorar o que é o hunting, como ele funciona no RH e as diferenças em relação ao search. Destacaremos ainda os benefícios de utilizá-lo nos processos seletivos. Acompanhe a leitura!
O que é o hunting
De origem inglesa, a palavra hunting significa caça e, no contexto do RH, diz respeito a uma estratégia que se concentra em uma busca de profissionais para as posições em aberto na empresa.
A ideia é buscar ativamente as pessoas com maior probabilidade de terem um fit com a organização, mesmo que elas já estejam contratadas em alguma companhia ou envolvidas em algum projeto.
Por este motivo, ao realizar uma abordagem, faça sempre com transparência. Isso significa passar as informações sobre a empresa e a vaga, esclarecendo quais são as outras etapas previstas e que o contato não é garantia de contratação. Havendo interesse, convide a pessoa para participar do processo seletivo.
Como é o processo de hunting
O primeiro passo é definir os requisitos para a vaga em questão. Entre eles, considere quais as habilidades técnicas e comportamentais necessárias, as expectativas quanto ao futuro na empresa e da carreira, a experiência profissional e o fit cultural.
A partir dessas informações, é que tem início a busca ativa por profissionais que estejam dentro do perfil. Você pode fazer isso em plataformas de emprego, LinkedIn, consultorias de recursos humanos especializadas, entre outros canais.
Assim que as pessoas são identificadas, é o momento de entrar em contato para apresentar a oportunidade de trabalho, a abordagem que comentamos no item anterior.
Outra estratégia utilizada para recrutamento e seleção se chama search. Para que você não fique com dúvidas, veja quais são as diferenças entre elas a seguir.
Diferenças entre search e hunting
Embora o search e o hunting busquem atrair e recrutar os melhores talentos para a sua empresa, há diferenças entre as duas em um processo seletivo.
Search também é uma palavra de origem inglesa, que significa pesquisar, procurar. Uma vez que a vaga está aberta, as pessoas interessadas se inscrevem e a busca pelo perfil ideal é a partir das candidaturas recebidas.
Essa pesquisa também é realizada no banco de dados da própria empresa entre currículos cadastrados anteriormente. Já o hunting é sinônimo de uma busca ativa por pessoas. Por ser mais amplo, o search é um processo que geralmente leva mais tempo.
Apesar das diferenças, a escolha de qual forma de recrutamento usar vai depender das necessidades da empresa no momento. No próximo tópico, você confere os principais ganhos de utilizar o hunting.
4 principais benefícios do hunting
Utilizar a estratégia de hunting nos processos seletivos da sua empresa traz inúmeros ganhos. Confira abaixo 4 deles:
Maior assertividade na escolha do perfil
Quando o RH usa essa estratégia em seu processo seletivo, aumentam as chances de contratar uma pessoa mais alinhada com o que se espera para a vaga e com fit cultural. A seleção é feita somente com as pessoas que já possuem pontos que atendem às expectativas da organização.
Menor turnover
Quando o processo seletivo é direcionado, com a intenção de trazer pessoas que têm fit com a empresa, as chances de contratar aquelas alinhadas com a organização são maiores. Isso faz também com que elas fiquem mais satisfeitas e menos propensas a mudarem de emprego.
Agilidade no processo de contratação
Ter pessoas mais qualificadas entre as candidatas otimiza o processo, pois permite que a equipe de recursos humanos foque tempo e esforços entre as que apresentam mais chances de contratação.
Confidencialidade e preenchimento de vagas estratégicas
Existem posições que são tratadas com sigilo, especialmente as mais estratégicas. Nesses casos, o hunting é uma ótima alternativa, pois identifica profissionais que estão de acordo com os valores e a visão da empresa.
O hunting na sua empresa
Nosso time de especialistas pode te ajudar a estruturar essa estratégia. Para saber mais sobre o tema, escreva para [email protected]
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