Automação do RH: como otimizar sua rotina de trabalho?

Categoria(s): BETTHA & Inovação & Produtividade
3 de agosto de 2021
por Evelim Wroblewski

Foi-se o tempo em que os departamentos de recursos humanos cumpriam somente funções operacionais. Hoje em dia, o RH estratégico conquistou espaços e tem um papel decisivo para o sucesso das organizações.  

Afinal de contas, em um contexto de acelerada transformação digital, as empresas estão buscando automatizar tarefas repetitivas e usar todo o potencial da tecnologia ao seu favor. 

Nesse sentido, nada mais natural do que estender estes avanços tecnológicos ao RH, responsável por um dos principais ativos de sua empresa: o capital humano.

A automação do RH em números 

A automação do RH não é algo necessariamente novo. No entanto, vem ganhando cada vez mais relevância com a necessidade de digitalizar as operações e tornar os processos mais ágeis e eficazes. Por isso:

  • 38% das empresas já usam inteligência artificial em seus espaços de trabalho;
  • 40% aplicam recursos de inteligência artificial somente para o departamento de recursos humanos;
  • 15% dos profissionais de RH informam que, sem automação, o treinamento de novos funcionários é prejudicado.

Poderíamos seguir com estatísticas por horas. No entanto, a ideia deste artigo é mostrar como sua empresa pode se beneficiar da automação do RH. Portanto, confira a seguir as vantagens de adotar essa tecnologia.

Vantagens da automação do RH

Quando falamos da automação do RH, incluímos conceitos como Inteligência Artificial, Machine Learning e People Analytics entre os recursos que estão à disposição da sua organização. Isso porque essas tecnologias já fazem parte da maioria das soluções usadas no setor de Recursos Humanos.

Vejamos como tudo isso pode te ajudar?

#01 Automatização de triagem de candidatos 

A inteligência artificial pode aprender com os funcionários bem-sucedidos que já trabalham na sua empresa. Assim, após analisar seus desempenhos, esse conhecimento pode ser usado para selecionar, classificar e avaliar candidatos que atendam aos critérios definidos. 

#02 Decisões mais assertivas

Quando falamos da parte estratégica, no começo do artigo, nos referimos ao fato de que a automação pode trabalhar sobre dados massivos e usá-los para obter insights. 

Desse modo, por meio de métricas e análises, os gestores de RH têm condições de identificar perfis mais adequados para cada uma de suas equipes, de recomendar capacitações adicionais e sugerir oportunidades de carreiras. 

#03 Economia de tempo e dinheiro

O departamento de RH está repleto de tarefas repetitivas. Contudo, alguns estudos indicam que até 67% do tempo de algumas tarefas de recrutamento e seleção pode ser economizado, desde que você tenha as ferramentas certas.

Diante disso, seja na análise de currículos, processamento da folha de pagamentos ou no acompanhamento da performance dos colaboradores, a automação libera tempo do pessoal do RH para que eles se dediquem a tarefas mais estratégicas. 

Agora que você já viu algumas das vantagens da automação do RH, vamos entender como fazer isso?

Como implementar a automação do RH

A automação das rotinas de Recursos Humanos depende basicamente de duas coisas: da decisão de fazê-lo e da escolha das melhores ferramentas.  Portanto, veja o que você pode fazer em cada área do RH.

Recrutamento e Seleção

Que tal trocar pilhas e pilhas de papéis e documentos por processos totalmente automatizados e especificamente pensados para recrutamento e seleção?

Com algoritmos de autosserviço, você pode criar análises psicométricas completas e, em questão de segundos, identificar os melhores candidatos. E tudo isso sem que seja necessário contar com intervenção humana: você define os parâmetros e o sistema devolve as respostas. 

As trilhas de aprendizagem também integram a tecnologia ao microlearning, fazendo com que os processos seletivos caminhem por si só. Assim, o usuário se desenvolve de acordo com as características que a sua empresa mais precisa.

Treinamento e desenvolvimento

Já que acabamos de citar o microlearning, que tal agregar também o lifelong learning às suas rotinas de RH? 

Você pode ter tudo isso em uma só plataforma e contar com trilhas gamificadas. Neste sentido, todo o processo de desenvolvimento de colaboradores funciona de forma automática. E você ainda pode ter acesso rápido aos resultados de cada membro da equipe por meio de um painel central. 

Para consultores e instituições de ensino superior

Se você precisa de uma solução única em processos de consultoria, recrutamento ou treinamento de alunos para o futuro do mercado, deveria conhecer a Bettha Automatize.

A Bettha Automatize é uma plataforma onde sua empresa será capaz de centralizar, organizar e incrementar a qualidade do seu departamento de Recursos Humanos. 

Com essa solução, você pode segmentar suas tarefas por clientes e também oferecer recursos de controle de entrevistas ou mesmo a aplicação de assessments.

Tudo isso, naturalmente, organizado segundo as melhores práticas de processos seletivos e com os recursos da inteligência artificial trabalhando por você. Viu como a automação do RH pode levar sua empresa a outro patamar de eficiência? Então, conheça nossos serviços!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *