Educação para carreira: como preparamos os jovens para crescerem no mercado de trabalho?

30 de abril de 2021
por Alanis

Aqui no Grupo Cia de Talentos, sempre acreditamos muito na educação para carreira e, cada vez mais, investimos nessa concepção tão importante nos tempos atuais. Se você ainda não sabe o que isso tudo significa na prática, esse artigo vai tirar todas as suas dúvidas.

Antes de mais nada, a educação para carreira representa a fusão das áreas de seleção, desenvolvimento e gestão de carreira. Assim, todos os processos que aconteciam em paralelo, ou em sequência, passam a ser unificados. Seja de forma digital ou presencial.

Mas esse movimento de unificação não é recente! Desde 2011, os resultados da pesquisa Carreira dos Sonhos já mostram que o desenvolvimento profissional é o principal motivo dos jovens para escolher uma Empresa dos Sonhos.

Isso acontece por que, mesmo oferecendo um excelente embasamento teórico, as universidades funcionam como porta de entrada ao mercado de trabalho. Mas, com certeza, elas não são o fim dessa trajetória!

Cada vez mais, presenciamos grandes transformações acontecendo no mundo e em pouquíssimo tempo. Isso significa que as empresas precisam de atualização e mão de obra preparada para agir rapidamente e adaptar as soluções às novas realidades.

Portanto, mesmo que seus colaboradores tenham todo o conhecimento teórico sobre uma área de atuação, os processos de upskilling e reskilling são fundamentais para o sucesso do seu negócio. E a educação para carreira é a melhor forma de garantir esse preparo.

O que fazemos para trabalhar a educação para carreira?

Ao analisarmos as tendências de desenvolvimento ao redor de todo o mundo, percebemos que o Lifelong learning é o conceito que mais ganha espaço e traz resultados. Esse é o mindset de que o aprendizado se constrói ao longo de toda a vida. Ou seja, ele rompe os limites da graduação e cria nos profissionais o hábito de se manterem sempre atualizados.

Pensando nisso, criamos as jornadas de aprendizagem para apoiar os jovens que buscam aperfeiçoamento para o mercado de trabalho. Os conteúdos incluem temas sobre carreira e habilidades relevantes para o mercado hoje e do futuro. Então, contribuímos com a formação técnica e oferecemos a todos que interagem conosco a oportunidade de estarem mais preparados para tomar melhores decisões de carreira.

Mas não paramos por aqui! Os processos seletivos que conduzimos também estão cada vez mais inseridos nessa nova realidade.  

Além das jornadas de conhecimento, nossas soluções também geram muito autoconhecimento através dos nossos assessments. Com feedback imediato, eles ajudam os usuários a entenderem quem são e como os outros os percebem. E, nos processos seletivos, são fundamentais para determinar o match entre as suas oportunidades e o perfil do candidato.

Por que sua empresa deveria se preocupar com o desenvolvimento dos seus colaboradores?

Como já explicamos, o mundo corporativo exige uma evolução contínua e constante das empresas e, consequentemente, dos profissionais.

Além disso, pesquisas indicam que uma habilidade adquirida hoje terá, em média, cinco anos de validade no mercado. Esse prazo de relevância do conhecimento já foi muito maior, mas só tende a diminuir. Portanto, se quiser investir em soluções eficientes e estratégicas para ter times sempre preparados, você precisa conhecer nossas jornadas e as diferentes possibilidades de aplicação que elas oferecem.

Acesse nosso site e conheça nossas soluções para implementar a educação para carreira na sua empresa e construir equipes de alta performance.

Por Luciana Fuoco
Jornalista e assessora de imprensa do Grupo Cia de Talentos 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *