5 ideias baratas para deixar os funcionários felizes

Categoria(s): Qualidade de Vida
9 de setembro de 2019
por Recrutamente.com

Conheça 5 ações simples que podem deixar seus funcionários felizes – e muito mais produtivos!

Funcionários felizes tornam o ambiente agradável para novos talentos, o trabalho fica divertido – mesmo com as dificuldades, e a produtividade reina.

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia identificou que funcionários felizes são 31% mais produtivos, 3x mais criativos e vendem 37% a mais em comparação aos outros que não estão muito contentes com a empresa. 

Essa felicidade faz com que os funcionários atendam melhor os clientes, se acidentam menos no trabalho e há menos desperdícios.

Assim, com uma boa dose de sensibilidade e criatividade, é possível deixar os funcionários felizes sem tanto esforço, dinheiro ou recursos.

Aqui estão 5 ideias que vão custar muito pouco ou nada e que podem ser praticadas hoje mesmo.

1. Escute-os

Ouça os funcionários. Eles sempre tem algo útil a dizer que poderá melhorar o ambiente ou o processo para todos.

Eles conhecem de ponta a ponta a dinâmica de trabalho, os pontos fortes e fracos. Assim, eles vivem o dia a dia e sabem mais do que qualquer gerente ou líder, se o ambiente de fato é saudável e acolhedor.

Então, se você quer realizar melhorias, comece escutando os funcionários. Dessa forma, você terá respostas que talvez estivesse em busca há tempos e sairá desse encontro com vários insights.

2. Reconheça os grandes feitos 

Trabalhos bem feitos devem ser reconhecidos. Dessa maneira, é possível estimular o funcionário a realizar cada vez mais entregas melhores, e motiva todo o time a trabalhar com empenho.

Ser reconhecido é uma forma de valorizar a dedicação e o esforço do outro, além de ser um combustível para a produtividade.

Funcionários felizes e reconhecidos produzem mais e melhor, não se esqueça.

3. Celebre

Conquistas da empresa e do time devem ser celebradas, mesmo que seja com poucas cervejas, mas compre, brinde e motive a todos a comemorar desde pequenas a grandes conquistas.

Assim, momentos como esse oferecem uma oportunidade maior de conexão entre todos e fortalece a amizade e união.

4. Dê um dia de folga

Um dia de folga é um bálsamo após a entrega de um projeto grandioso e que estava repleto de complexidades as quais foram necessárias horas além do expediente para entregá-lo com qualidade e no prazo.

O dia do aniversário também é uma excelente oportunidade de oferecer um dia de folga. Assim, o colaborador terá todo o tempo para aproveitar o dia à sua maneira.

Crie um processo que não venha a prejudicar a entrega de tarefas, para que os dias de folga seja uma prática sustentável ao negócio e que deixe os funcionários felizes.

5. Surpreenda

Um funcionário irá casar? Então organize junto com o restante do time uma arrecadação de dinheiro que venha a contribuir nessa nova fase da vida do funcionário.

O funcionário se tornará pai/mãe? Faça um chá de fralda na empresa. 

São pequenos gestos que geram grande felicidade e contentamento e que marcarão para sempre.


A felicidade dos funcionários da sua organização deve ser uma das suas prioridades. Portanto, o seu trabalho deve ser sempre em busca de um ambiente acolhedor, saudável e produtivo.

Funcionários felizes são a principal alavanca para o crescimento de uma empresa.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *