Como engajar as empresas com a diversidade racial?

Categoria(s): RH
1 de junho de 2022
por Larissa Florindo

Entenda como aplicar a diversidade racial e tornar a sua empresa mais inclusiva.

A diversidade racial nas empresas – do recrutamento à contratação e à promoção de pessoas negras – continua a se mover em um ritmo lento. 

Veja os resultados apresentados pela pesquisa Black In: “Como engajar as empresas com a diversidade racial”, conduzida pela consultoria Santo Caos

  • Somente 34% dos funcionários são negros nas maiores empresa. Menos de 10% dos profissionais negros estão em altos cargos;
  • Apenas 0,4% das mulheres negras ocupam cargos executivos;
  • Se continuarmos nesse ritmo, a proporção racial equivalente entre as equipes das grandes empresas só será realidade daqui a 150 anos.

A situação é ainda pior para a mulher negra: 59% das mulheres negras recebem uma remuneração inferior em relação ao homem branco.

Racismo no Brasil

Apesar de 54% da população ser negra, o Brasil ainda é um país bastante racista, o que reflete na situação econômica, profissional e pessoal dessa população.

A população negra é a mais pobre. A taxa de homicídios entre jovens negros é quase 4x maior do que em relação aos brancos. Além disso, a população é a mais visada pela polícia.

Em relação à educação, em 2016, apenas 7,5% dos pretos e pardos concluíram um curso universitário, enquanto 1/5 dos brancos (exatos 20%) já eram graduados.

Esses números tendem a aumentar, já que o número de brasileiros que se declaram negros no Brasil foi a que mais cresceu, segundo o IBGE.

O racismo no país se manifesta de diferentes formas que vão do sutil ao cordial, acontecem no individual e no coletivo, de forma estrutural e sistêmica, assim como de forma implícita em situações do cotidiano.

Precisamos encarar a realidade

Por que as empresas têm tanta dificuldade quando se trata de recrutar, apoiar e promover pessoas negras de maneira genuína?

Algumas empresas não reconhecem os benefícios de ter uma força de trabalho diversificada, étnica e racial. Fatores como preconceito e estereótipos em relação a certos grupos raciais ou étnicos, conscientes ou inconscientes, podem levar a práticas discriminatórias na contratação.

Porém, ter uma mentalidade tão limitadora, afeta negativamente a capacidade de recrutar e criar uma força de trabalho genuinamente diversa.

No entanto, quando as empresas veem o recrutamento de pessoas negras como uma oportunidade de negócios, essa inclusão pode resultar em uma força de trabalho mais engajada. 

Afinal, uma cultura uniforme é a base de um processo de contratação que amplia a definição de melhores talentos.

Os benefícios da diversidade racial nas empresas

Idealmente, as empresas buscam a diversidade racial porque é a coisa certa a se fazer. Entretanto, há benefícios comerciais a serem considerados.

Uma força de trabalho diversificada que prospera em uma cultura inclusiva, leva a uma melhor capacidade de atender os clientes a um nível mais alto de inovação e a um employer branding mais forte.

No entanto, para combater o preconceito e a resistência interna, as empresas precisam criar um argumento de negócios para a diversidade racial, descrevendo os benefícios de um local de trabalho racial e etnicamente diversificado, como:

  • Melhor acessibilidade a novos e diversos mercados de clientes
  • Maior flexibilidade e adaptabilidade em um mundo globalizado
  • Ganhos em bem estar e eficiência dos profissionais
  • Desenvolvimento de novos produtos e serviços
  • Maior produtividade e aumento de receita
  • Custos reduzidos de rotatividade
  • Reputação positiva da empresa
  • Maior inovação

No entanto, é mais provável que as empresas colham esses benefícios quando deixarem de se preocupar com o cumprimento de requisitos mínimos para uma conformidade legal. 

O papel da cultura organizacional

A cultura organizacional está na frente e no centro dos esforços para recrutar, reter e promover funcionários negros. Uma empresa que valoriza a diversidade racial e implementa uma estrutura de recrutamento e promoção que permite os profissionais negros se desenvolverem, cria indiretamente, mentores que tornam uma empresa mais atraente para os seus semelhantes.

A cultura é tão fundamental que pode ser o fator mais importante para a construção de uma força de trabalho diversificada. No entanto, é trabalho da liderança criar um ambiente que promova o sucesso entre funcionários de todas as etnias.

A diversidade, em geral, leva a mais pontos de vista e mais ideias. O que resulta em melhores produtos e serviços. Sendo assim, as empresas precisam continuar produzindo os melhores produtos ou serviços para prosperar, para que aqueles que são capazes de obter uma força de trabalho mais diversificada, tenham uma vantagem competitiva sobre aqueles que não o fazem.

Estratégias específicas para aumentar a diversidade racial na empresa

Responda estas três perguntas:

  1. Sua empresa está pronta para abraçar uma força de trabalho com diversidade racial?
  2. Você está ciente dos preconceitos e está disposto a enfrentá-los?
  3. Você valoriza a diversidade?

Se a resposta para as três perguntas for “sim”, o próximo passo é contratar e desenvolver líderes inclusivos. As empresas devem contratar líderes que consideram o sentido dos negócios na diversidade. Dessa forma, devem agir como autênticos modelos, ter a coragem de lidar com o medo dos funcionários em discutir a diversidade. Além disso, devem criar um ambiente em que os funcionários sintam pertencimento.

5 dicas para aplicar na empresa e ampliar a consciência da diversidade racial

Conscientização

Ações para aumentar a conscientização:

  • Palestras, debates e treinamentos
  • Semana de diversidade
  • Comunicação interna
  • Mentorias

Objetivo: gerar e aumentar o conhecimento sobre o assunto e o cenário atual da empresa.

Compromisso

Ações para aumentar o compromisso:

  • Incentivar/apoiar projetos externos para capacitar jovens
  • Metas de contratação, retenção e promoção
  • Planejamento estratégico da diversidade
  • Rever critérios de seleção
  • Contratar especialistas

Objetivo: assumir os desafios, e por outro lado, estipular metas para alcançar a diversidade racial.

Pertencimento

Ações para aumentar o pertencimento:

  • Representatividade na comunicação interna e externa
  • Ações para integração nas equipes e com líderes
  • Revisão de dress code (ex: cabelo)
  • Comitê temático

Objetivo: se posicionar sobre o tema. Além disso, incentivar a participação nas ações. Dar voz e protagonismo aos profissionais negros.

Orgulho

  • Incentivar e reconhecer ações realizadas pelas lideranças
  • Se adequar a certificações de diversidade
  • Posicionar-se interna e externamente

Objetivo: reconhecer as iniciativas presentes na empresa, bem como no mercado.

Compartilhamento

  • Comunicar postura e ações para funcionários e clientes.
  • Realizar eventos e participar de associações
  • Estimular fóruns e eventos internos

Objetivo: expor o posicionamento e as ações para dentro e fora da empresa. Além disso, estimular profissionais e outras empresas. 

Conclusão

A jornada da diversidade racial envolve:

1 – Se questione: entenda o papel da sua empresa.

2 – Faça o diagnóstico: entenda o contexto e seus desafios.

3 – Posicione-se internamente: desmistificar e engajar a liderança.

4 – Aja internamente: definir políticas e estratégias, treinar as pessoas, comunicar e estipular metas.

5 – Aja externamente: evitar práticas e preconceitos, além de buscar e incluir profissionais negros.

6 – Posicione-se externamente: divulgar as boas práticas, fomentar o debate no mercado.

7 – Acompanhe: mensurar e aperfeiçoar cada vez mais.

Em organizações maiores, é importante ter alguém para fornecer esse foco, bem como, garantir que a equipe de liderança esteja alinhada e comprometida em defender a diversidade racial em todos os níveis da empresa.

Nesse ínterim, as empresas devem se esforçar para entender as complexidades sociais e culturais inerentes à adoção da diversidade racial. Além disso, deve existir esforço por parte dos líderes para que a diversidade racial exista em seu setor.

Independentemente de função, gênero, raça, orientação sexual ou qualquer outra coisa, é fundamental tratar um ao outro com respeito e compaixão. Sendo assim, o papel do RH é criar justamente esse ambiente.

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