Autossabotagem no trabalho: como combater esse comportamento nas equipes

15 de março de 2023
por Recrutamente.com.br

No artigo de hoje, vamos falar sobre a autossabotagem no trabalho, um processo que pode impactar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas da sua empresa. Acompanhe a leitura para compreender como isso acontece.

O que é autossabotagem

A autossabotagem dita comportamentos e atitudes que prejudicam a própria pessoa. É essencial dizer que se trata de algo que acontece de maneira inconsciente, o que significa que quem age dessa maneira nem sempre percebe.

Além disso, pode ocorrer tanto na vida pessoal quanto na profissional. Como consequência, dificuldades nas relações e empecilhos para o sucesso são criados.

No entanto, você deve estar se perguntando: o que leva uma pessoa a agir contra si? O principal motivo está relacionado a um processo psicológico como forma de defesa

Alguns fatores podem gerar a autossabotagem e sua origem costuma ser na infância ou na adolescência, como:

  • medos;
  • fobias;
  • inseguranças;
  • traumas;
  • questões familiares.

Com isso, a pessoa se boicota para não ter que lidar com situações conflitantes e que as façam reviver experiências ruins. Indiretamente, as vivências se transformam em comportamentos negativos e sentimentos que se relacionam com o fracasso.

No contexto do ambiente de trabalho, alguns sinais permitem que você consiga identificar quando acontecer. É sobre isso que falaremos a seguir. 

Sinais de autossabotagem no trabalho

No dia a dia, é possível reconhecer a autossabotagem a partir de sinais comportamentais. Por isso, listamos alguns para que você se atente: 

Procrastinação

Podemos dizer que a procrastinação, o sinal mais comum no trabalho, anda de mãos dadas com a dificuldade de concentração.

Afinal, mesmo ciente das entregas que precisa fazer, a pessoa não consegue focar. Por isso, busca várias alternativas para não cumprir suas tarefas ou tomar decisões.

Não concluir as tarefas

Isso costuma acontecer quando alguma atividade demanda mais tempo ou possui um nível de complexidade maior. A pessoa até inicia algum projeto, mas, com o passar do tempo, coloca o foco em outros.

Vitimização

Quem se coloca na posição de vítima deixa de se sentir responsável pelos próprios resultados. Dessa forma, a culpa é colocada sobre outras pessoas ou sobre o contexto, como:

  • empresa;
  • clientes;
  • liderança;
  • colegas.

Centralização e autossuficiência

A pessoa que se autossabota costuma ficar sobrecarregada, prejudicando seu desempenho.

Além disso, tem a tendência a fazer tudo por conta própria, recusando ajuda ou não delegando tarefas. Esse é o cenário “perfeito” para que tenha a desculpa de não ter atingido os resultados esperados e nem cumprido os prazos. 

Atrasos

Quando existem atrasos frequentes em compromissos profissionais, é bom ligar um sinal de alerta. Afinal, pode ser um indicador de autossabotagem.

Assim, a pessoa está sempre correndo atrás do tempo perdido, afetando todas as ações no decorrer do dia.

Se de um lado não temos como impedir a autossabotagem, por outro, podemos criar meios que ajudem a minimizar as chances de que ela ocorra. Veja no próximo tópico. 

Quatro maneiras para criar um ambiente de segurança psicológica

Estabelecer um ambiente em que as pessoas se sintam seguras e confortáveis, tanto para se expressarem como para desempenharem o seu melhor, é essencial.

Para saber mais sobre o assunto, confira um artigo que fala sobre segurança psicológica no ambiente de trabalho.

Além disso, trouxemos alguns pontos que ajudarão você a fazer isso. Confira!

1. Pratique uma escuta ativa

A escuta ativa consegue captar também o que não está sendo dito explicitamente. Exercitar isso é fundamental para conseguir compreender as particularidades de cada pessoa do seu time. 

2. Tenha encontros periódicos de acompanhamento da sua equipe

Presencialmente ou de forma virtual, é fundamental que você estabeleça uma rotina de acompanhamento da equipe de maneira que as pessoas sintam proximidade. Isso ajuda a estabelecer uma relação de confiança.

3. Dê feedbacks frequentes

Você não precisa aguardar o momento de avaliação formal para dar feedbacks. Eles podem acontecer durante os encontros periódicos que dissemos acima. Assim, os ajustes de rota podem ser feitos à medida em que as situações acontecerem. 

4. Oriente a pessoa a buscar ajuda profissional

Em algumas situações, o ideal é orientar a pessoa a procurar especialistas. Dessa forma, ela poderá compreender os mecanismos prejudiciais das atitudes que tem e encontrar meios de superá-los.Com essas informações, esperamos que você consiga compreender melhor cada pessoa da sua equipe.

Assim, você terá condições de exercer uma liderança mais efetiva e eficaz, prevenindo a autossabotagem no trabalho.

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