Imagem corporativa: por que você deve fazer a gestão?

5 de abril de 2023
por Recrutamente.com.br

Para que uma empresa se mantenha competitiva, diversos aspectos precisam ser considerados em sua estratégia. Entre eles, está a manutenção de uma boa imagem corporativa.

Se você deseja entender a importância da credibilidade para as organizações e quais os fatores que contribuem para melhorá-la, continue a leitura.

Importância da imagem corporativa

No livro “Imagem empresarial: Como as organizações [e as pessoas] podem proteger e tirar partido do seu maior patrimônio”, Roberto de Castro Neves cita Aurélio Buarque de Holanda e define a imagem como “aquilo que evoca uma determinada coisa, por ter semelhança ou relação simbólica”.

O autor conclui que “imagem não é necessariamente a realidade”, mas como percebemos as coisas. Mais do que isso, Castro Neves reforça que “não basta que ela seja boa, mas sim, competitiva”.

Dessa forma, ele destaca três pontos fundamentais para que a imagem corporativa colabore para a competitividade das empresas:

  • precisa gerar negócios: significa que ela deve contribuir para a conquista de clientes, acionistas, formação de parcerias, além da escolha de quem fornecerá produtos e serviços;
  • atrair, manter e motivar os melhores talentos: um dos resultados é o desejo de profissionais quanto a pertencer àquela organização;
  • ajuda a abrir portas e confere credibilidade: companhias com uma imagem positiva têm mais chances de concretizar negócios, pois geram confiança.

É fundamental dizer que imagem e marca estão diretamente relacionadas. Isso porque a marca reúne características que diferenciam uma empresa das demais. Por isso, vamos ver a seguir alguns elementos que têm influência sobre ela.

Fatores que influenciam uma marca

Como vimos até aqui, uma boa marca é imprescindível para as empresas. Sendo assim, veja abaixo fatores que a influenciam: 

  • qualidade dos produtos ou serviços;
  • posições políticas e socioambientais;
  • atendimento: um mau atendimento pode trazer prejuízos, porque as pessoas compartilham situações pelas quais passaram, principalmente as ruins;
  • experiência: de compra, no atendimento, no pós-venda. Qualquer que seja o momento, o público-consumidor espera uma experiência positiva com a marca. 

No próximo item, destacamos os principais pontos que contribuem com a imagem corporativa.

3 maneiras de melhorar a imagem corporativa

Neste tópico, trouxemos três pontos que contribuem com o fortalecimento da imagem corporativa. Confira quais são eles: 

1. Planeje o posicionamento da marca:

O posicionamento é o lugar de destaque que uma marca ocupa na mente do seu público. Por isso, ele deve ser bem planejado conforme a estratégia da empresa. 

Assim, é essencial considerar: 

  • visibilidade: exposição da marca, divulgação de projetos e inserção na mídia a partir de entrevistas de porta-vozes. Ou seja, as pessoas precisam saber da existência da empresa;
  • constância: uma vez que o trabalho de visibilidade teve início, ele precisa ser feito de forma contínua para produzir o resultado que se espera: a fixação na mente do público-consumidor;
  • transparência: as informações devem ser sempre claras. Em casos de crise, por exemplo, que possuem grande potencial de abalar a imagem da organização, prontidão nas respostas e objetividade são fundamentais;
  • coerência: prática e discurso devem estar alinhados.

2. Cuide dos públicos interno e externo:

Se transparência e coerência devem estar no planejamento do posicionamento da marca, quando pensamos nos dois aspectos em relação ao público interno, eles são primordiais.

Afinal, quem atua na companhia sabe exatamente quando algo é feito apenas “para inglês ver”.

Além disso, o reforço da imagem corporativa começa com as pessoas que fazem parte dos times, pois são elas que representam a organização em contatos com clientes e fornecedores.

Assim, falas e atitudes precisam estar em sintonia com a mensagem e o posicionamento da empresa.

3. Invista em sua marca empregadora

Da mesma forma que a marca deve estar presente na mente das pessoas, a marca empregadora precisa estar na de profissionais. Por isso, sua estratégia de employer branding tem que ser contínua, estruturada e em paralelo com o fortalecimento da imagem corporativa para que as pessoas queiram atuar em sua organização.

Dessa forma, isso demanda tempo e conhecimento específico. Diante de tantas exigências que chegam para o RH, o ideal é contar com o apoio de uma consultoria especializada. 

A Cia de Talentos pode ser sua parceira no desenvolvimento da imagem corporativa. Temos uma agência in-house, onde desenvolvemos soluções customizadas de gestão de marca empregadora.

Além disso, somos especialistas em marketing de recrutamento e fornecemos todo o suporte na atração de melhores talentos. Portanto, para saber mais, acesse nossa página.

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