Qual a diferença entre Reskilling e Upskilling: entenda aqui

8 de março de 2023
por Recrutamente.com.br

Reskilling e upskilling são duas palavras que têm se mostrado cada vez mais relevantes atualmente. Mas, antes de falar mais sobre elas, acompanhe com a gente os dados a seguir.

Até 2030, mais de 85 milhões de empregos podem não ser preenchidos se não houver pessoas qualificadas o suficiente para assumir essas funções, de acordo com a Korn Ferry.

Também até 2030, até 375 milhões de profissionais – ou aproximadamente 14% da força de trabalho de todo o mundo – terão que mudar de função como consequência da digitalização, automação e inteligência artificial, é o que aponta a McKinsey.

Dessa forma, profissionais e empresas precisam se adaptar. Por isso, o reskilling e o upskilling são essenciais. Para saber mais sobre isso, continue a leitura.

O que é reskilling e upskilling?

As duas palavras têm a sua origem em skill, habilidade em inglês. Mas, para colocá-los em prática, vamos entender primeiro o que significam. 

Reskilling

Diante de tantas mudanças que ocorrem ao longo do tempo, quem quer se manter ou se destacar no mercado de trabalho precisa acompanhar as transformações. Com isso, surge o reskilling, que pode ser entendido como uma requalificação de profissionais

Ou seja, o objetivo é o desenvolvimento de novas competências para atualizar conhecimentos ou para ocupar diferentes posições na empresa em que já atua. 

Para as organizações, é uma forma de enxergar o potencial das pessoas, aproveitando os talentos que já fazem parte de seus quadros. 

Por outro lado, é uma maneira de os profissionais perceberem que existe um reconhecimento do que fazem, o que contribui para que queiram permanecer na empresa.

Inclusive, essa é uma das constatações da pesquisa Carreira dos Sonhos 2022. Desenvolvimento é o motivo número um que leva as pessoas a desejarem atuar em uma determinada companhia.

Upskilling

Por sua vez, o upskilling diz respeito ao aprimoramento, a um aumento dos conhecimentos que a pessoa já tem. Isso nos faz lembrar de outro conceito-chave para as organizações, que já trouxemos aqui no blog: o lifelong learning, ou aprendizado contínuo. 

Por reconhecerem a importância de desenvolver habilidades comportamentais (soft skills), atualmente, as empresas têm investido no desenvolvimento de profissionais, criando programas específicos para essa finalidade.

Além disso, outro caminho que contribui para o upskilling são as universidades corporativas, onde as companhias podem disponibilizar conteúdos em diferentes formatos para que as pessoas criem sua própria trilha de desenvolvimento.

A seguir, veremos com mais detalhes de que maneira a área de gestão de pessoas pode atuar.

O papel do RH nesse cenário

Dentro das organizações, é fundamental que a área de gestão de pessoas tenha um olhar estratégico para o seu público interno, com foco no desenvolvimento dos times. 

Por isso, a adoção de ações que tenham o reskilling e o upskilling como objetivos devem começar pelo próprio RH. Dessa forma, é fundamental: 

  • acompanhar tendências e discussões sobre a área;
  • estar a par do nicho de mercado da empresa para identificar as oportunidades e as necessidades do negócio do ponto de vista de recursos humanos;
  • informar-se sobre as novidades tecnológicas. 

No próximo tópico, falaremos sobre como colocar os conceitos em prática.

Como implementar ações de reskilling e upskilling

Abaixo, listamos o que é necessário para realizar ações de reskilling e upskilling em sua empresa. Veja abaixo:

  • mapeie quais são as necessidades de desenvolvimento;
  • planeje por onde começar;
  • selecione quais serão as pessoas e áreas envolvidas;
  • defina formatos e metodologias;
  • tenha indicadores para acompanhar os resultados.

Como ter um programa estruturado de desenvolvimento? 

Como vimos, o assunto é muito relevante e deve estar entre as prioridades das empresas que desejam prosperar nos negócios. Assim, pode ser que você entenda que precisa de algum auxílio na hora de planejar e executar essas ações. 

Se esse é o seu caso, conte com o apoio da Cia de Talentos, que tem um time de especialistas capaz de criar as soluções mais viáveis para a sua necessidade.

Quer entender como o reskilling e o upskilling podem estar presentes na sua estratégia? É só enviar uma mensagem para [email protected].

0 comentários