3 principais benefícios do desenvolvimento de pessoas para as empresas

Categoria(s): RH
23 de novembro de 2022
por Recrutamente.com.br

Investir no desenvolvimento de pessoas é uma decisão estratégica cada vez mais necessária no contexto em que vivemos. A velocidade das mudanças exige adaptação e uma postura de constante aprendizado para lidarmos com os desafios que surgem. 

Estimular uma cultura de aprendizagem, onde o conceito de Lifelong Learning está presente, é benéfico em diversos sentidos. A partir do conhecimento, é possível gerar novas ideias e soluções, trazendo bons resultados para a empresa.

Além disso, atendemos a demanda das pessoas por desenvolvimento. Diversas pesquisas mostram que isso é o que querem profissionais de diferentes níveis. Na pesquisa Carreira dos Sonhos 2022, por exemplo, desenvolvimento é o motivo número um que faz com que as pessoas queiram trabalhar em uma determinada organização, esse é o principal fator de escolha mapeado na pesquisa há mais de 10 anos.

O que é o desenvolvimento de pessoas?

A palavra desenvolvimento traz a ideia de movimento, algo contínuo. Se olharmos a definição do dicionário, veremos que se trata de sair de um “estágio inferior a um estágio maior, superior, mais aperfeiçoado”, ou ainda “aumento da capacidade ou competência, crescimento, evolução”.

Trazendo para o contexto do RH, desenvolver pessoas é criar ações que aprimorem as habilidades de quem atua na empresa. 

O aperfeiçoamento pode ser tanto de competências técnicas (hard skills), como comportamentais (soft skills). O intuito é sempre contribuir para que as pessoas atinjam seu potencial máximo. Como consequência, as tarefas são executadas de forma mais eficiente e o desempenho se torna melhor. 

É importante dizer que desenvolvimento e treinamento são ações distintas. Enquanto o primeiro é realizado ao longo de um período, o segundo é pontual. Em geral, os treinamentos estão ligados às competências técnicas e são realizados em curto espaço de tempo. 

3 benefícios de investir no desenvolvimento de pessoas

No começo deste artigo, comentamos que investir na aprendizagem e no conhecimento traz vários ganhos. Aqui, listamos outros benefícios que a sua empresa pode ter ao desenvolver profissionais:

1. Menor índice de turnover e maior de retenção de talentos

O relatório do Gartner sobre as principais prioridades de RH para 2023 aponta que carreiras atraentes são essenciais para a retenção. Um dos motivos citados para que as pessoas troquem de emprego é a busca por melhores oportunidades de desenvolvimento. Ou seja, este pode ser um fator decisivo para que alguém permaneça ou deixe a empresa.

2. As pessoas ficam mais satisfeitas

Proporcionar o desenvolvimento faz com que as pessoas se sintam valorizadas. Como resultado, há um aumento da satisfação no trabalho e uma diminuição do absenteísmo, fazendo com que a produtividade aumente também.

3. Contribui para fortalecer a marca empregadora

Além de representar um diferencial competitivo, o desenvolvimento de pessoas ajuda a fortalecer as ações de Employer Branding. Como vimos, uma empresa que investe no seu público interno é bem-vista e atrai profissionais para os seus processos seletivos.

4 dicas para desenvolver pessoas

1. Mapeie as necessidades 

O primeiro passo para realizar o desenvolvimento de profissionais dos seus times é fazer um levantamento das necessidades das equipes e da empresa. Identifique quais são as competências a serem trabalhadas, e se são técnicas ou comportamentais.

2. Defina um orçamento e a metodologia

Na hora de planejar um programa de desenvolvimento, é fundamental considerar os valores que você terá à disposição. Isso permitirá que você faça os ajustes necessários no planejamento, definindo as prioridades de acordo com as necessidades identificadas e os objetivos propostos.

3. Envolva as pessoas

Uma das formas de promover o engajamento é com clareza e transparência na comunicação. Mostrar quais os ganhos que as pessoas terão, contextualizar com o momento da empresa e da equipe, alinhar as expectativas, apresentar as possíveis perspectivas de carreira, etc. Tudo isso faz com que exista um maior interesse e adesão ao programa. 

4. Acompanhe os resultados

Antes de iniciar o programa, defina quais são os indicadores que mostrarão o nível de efetividade da iniciativa. Esses dados são essenciais para a construção de um histórico e servirão como base para ajustes no programa ou a criação de novos, de acordo com os objetivos da empresa.

Se você precisar de apoio para estruturar um programa ou quiser entender melhor de que maneira pode aplicá-lo no contexto da sua empresa, conte com o Grupo Cia de Talentos.

Leia mais:

Como mapear as necessidades de desenvolvimento das suas equipes?

Employer branding: sua empresa como marca empregadora

0 comentários