Comitê de diversidade: conheça as ações que promovemos em 2020 para transformar o futuro do trabalho

18 de dezembro de 2020
por Recrutamente.com

Você sabe o que faz um comitê de diversidade e por que ele é tão importante para o futuro das empresas? Nós descobrimos tudo isso na prática e o resultado é o que vamos te explicar nesse artigo.

Faz alguns anos que o Grupo Cia de Talentos começou a estudar sobre o futuro do trabalho. Desde então, vimos diversas previsões virarem realidade, seja totalmente ou parcialmente. Além disso, novas tendências surgiram e a maneira como as empresas fazem a gestão dos negócios e das pessoas também se transformou.

Dentre as muitas mudanças necessárias ou desejadas, uma se mostrou mais difícil de fazer acontecer: a construção de equipes plurais.

Embora existam estudos que mostrem com dados e fatos que empresas com foco em diversidade são mais saudáveis, felizes e rentáveis, ainda estamos longe de termos equipe plurais, principalmente na liderança das empresas.  

Um estudo da Deloitte, por exemplo, mostra que enquanto 71% das organizações desejam ter uma cultura inclusiva, apenas 12% alcançaram esse objetivo. Então, é preciso tratar este tema como algo estratégico e urgente.  

Mas o que isso significa?

Tratar o tema como estratégico significa compreender que diversidade é uma conversa contínua. Ou seja, é um compromisso diário e consciente com a pluralidade.

Em outras palavras, é garantir que tenhamos vozes plurais dentro da organização e que todas tenham espaço de fala. Mas, principalmente, que além de ouvidas, essas vozes sejam transformadas em ações práticas.

Por outro lado, também é fundamental compreender que esse é um processo ininterrupto e que envolve todas, absolutamente todas as pessoas da organização e da sociedade.

Por isso, decidimos compartilhar algumas ações que fizemos nesse último ano aqui no Grupo Cia de Talentos. Claro que esse não é um roteiro a ser seguido. Mas queremos que seja o início de uma troca constante e inspiradora. Afinal, acreditamos que é esta permuta que nos fará construir algo ainda melhor.

Aliás, vale reforçar que, apesar da pouca pluralidade ser um problema do mercado de trabalho, os desafios de diversidade e inclusão de cada organização são únicos. Ou seja, aproveitar as práticas recomendadas por outras organizações ajuda apenas em parte do caminho, ok?

Conheça o nosso comitê de diversidade

Em 2021, nosso comitê de diversidade completará 4 anos. Através dele, assumimos o compromisso de construir um ambiente de trabalho positivo para as pessoas e para o negócio.

Entendemos que este é um desafio duplo:

  • Como empresa, temos que romper barreiras internas que ainda bloqueiam a pluralidade de nossa equipe.
  • Como consultoria de educação para carreira, precisamos estimular que líderes organizacionais desenhem estratégias que atraiam e incluam pessoais plurais.

Para isso, neste último ano, trilhamos alguns caminhos:

Realinhamos nosso propósito e objetivos de negócios com os objetivos de diversidade e inclusão

Antes de mais nada, nós planejamos a nossa trajetória. Nós percebemos que a nossa vontade era fazer parte da transformação do mundo. Então, escolhemos começar potencializando as relações profissionais e a construção de uma jornada de carreira marcada por boas experiências e muito aprendizado para todas as pessoas e empresas.

As mudanças que queremos ver não são feitas apenas por uma única vontade. É preciso ter uma soma de “vontades” para fazer acontecer! É essa crença que temos trabalhado internamente e com as empresas parceiras.

Assim, fizemos (e fazemos) conversas próximas e constantes com toda equipe. Desta forma, reforçamos que incluir as pessoas é, simplesmente, a coisa certa a se fazer para alcançar uma sociedade melhor e um mercado de trabalho positivo.

Além disso, mostramos os benefícios que todas as pessoas têm com equipes plurais:

  • Os ganhos para o negócio
  • Para os nossos serviços
  • Para as pessoas com quem trabalhamos
  • E o quanto isso está alinhado ao nosso propósito

Também focamos nosso comitê de diversidade na promoção de mudança de comportamento

Conscientizar as pessoas sobre a relevância de equipes plurais é importante, mas não o suficiente para gerar impacto que queremos.

Então, em 2020, nosso comitê de diversidade firmou parcerias e se envolveu em projetos que ampliaram nossos limites e a maneira como agimos. Afinal, apenas a ação muda comportamento e cria hábitos novos, não é mesmo?

Assim, assinamos, por exemplo, o pacto pela inclusão de jovens negros e negras no mercado de trabalho (MPT) e o Manifesto Antirracista do ID_BR.

Participar da assinatura desses pactos gerou um maior senso de pertencimento e compromisso com a causa. Isso ajudou nosso comitê de diversidade a olhar para nossa equipe e entender o que ainda era preciso melhorar. As discussões internas foram tão ricas que conseguimos transformá-las em ações práticas.

Além disso, também participamos de eventos muito importantes, como:

  • Conferência Afro Presença:
    Encontro virtual que contou com a participação do poder público e do setor privado para promover mais oportunidades de emprego para jovens negras e negros universitários.
  • Feira Inclui PcD da Egalitê:
    Encontro virtual que disponibilizou mais de 5 mil vagas de emprego para pessoa com deficiência e 30 horas de conteúdos sobre a inclusão de profissionais com deficiência.
  • Feira DiverS/A
    Feira virtual que conecta estudantes e recém-formados LGBTQIA+ às empresas. Além de vagas de emprego, foram realizadas palestras, oficinas de carreira e sessões de mentoria com lideranças LGBTQIA+.  

Escolhemos participar destas ações com o nosso Comitê de Diversidade porque, além de divulgar vagas de estágio e trainee, pudemos, por exemplo, apoiar a construção de novos conhecimentos, potencializar os jovens e oxigenar nossas práticas relacionadas com diversidade e inclusão.

Mas ainda não acabou! Em 2020 ainda realizamos:
  • Maior Live de Carreira e Big Business
  • Junho das Minas:
    Ação afirmativa que teve o objetivo de empoderar mulheres pardas, negras e trans. Tudo isso, através de experiências de desenvolvimento de carreira em parceria com empresas renomadas (Innovalab, Itaú e P&G).
  • Dn’A Womem:
    Ação afirmativa em parceria com Goldamn Sachs, Deutsche Bank, UBS e PNB Paribas. Ela promove o desenvolvimento de estudantes universitárias cisgênero e transgênero com interesse em atuar no mercado financeiro.
  • LIFT:
    Ação afirmativa em prol da igualdade racial, que utiliza o ensino do inglês como ferramenta de mobilidade social. Esta ação é uma parceria com Goldman Sachs do Brasil e Linklaters.

Todas essas ações nos ajudaram a trazer aprendizado para dentro de casa e para o mercado de trabalho. Isso, porque acreditamos na cocriação e no compartilhamento.

Então, construir essas ações nos ajudou a contribuir com o mundo do trabalho e com as pessoas que estão construindo identidades profissionais. Além disso, o feedback que obtivemos foi fundamental para clarear nossa estratégia e evidenciar o que é preciso fazer para colocá-la em prática.

Criamos medidas e responsabilidades específicas

Estamos acompanhando os resultados de nossas ações para entender quais são as mais efetivas. Ou seja, aquelas que nos aproximam da conquista de ter uma equipe plural e com forte senso de pertencimento em toda a organização e no mercado de trabalho.

Além de mapear o que está dado certo (com pesquisas e Censo), estamos entendendo onde estão os gaps e quais são os vieses inconscientes que impedem o crescimento profissional. Além disso, temos um canal de denúncia para qualquer ação que se mostre contra os nossos valores e crenças. Em breve, queremos voltar aqui para compartilhar com vocês os dados e aprendizados sobre este item.

Nós entendemos que somos responsáveis pela criação de um futuro positivo para nós mesmos, nossas equipes e nossas organizações, porque o futuro não é apenas algo que “nos acontece”. Ele é uma construção diária que acontece a partir de nossas escolhas e ações.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *