Como apoiar o desenvolvimento profissional dos funcionários?

Categoria(s): Gestão Responsável
19 de agosto de 2019
por Larissa Florindo

Hoje em dia, remuneração não é mais a principal estrela na hora de negociar ou reter um funcionário. Os profissionais buscam outros benefícios. Principalmente, uma parceria verdadeira que enriquece e eleva ambas as partes. Os funcionários, então, buscam uma empresa que incentive seu desenvolvimento profissional.

É mais fácil do que você imagina desenvolver uma cultura organizacional que, não só sustente essa parceria, como também inspire os funcionários em todos os níveis a fazer o mesmo.

Vamos dar uma olhada em algumas etapas fáceis que você pode seguir em direção a essa meta.

4 formas de incentivar o desenvolvimento profissional dos funcionários

1 – O objetivo deve ser o desenvolvimento

Os funcionários querem saber que o trabalho que estão fazendo é significativo e que os está levando para um lugar mais distante de onde começaram.

No entanto, essa jornada de desenvolvimento profissional nem sempre se limita ao desenvolvimento de habilidades específicas ou à obtenção de certificações. Em vez disso, desenvolver um senso de propósito é um dos objetivos mais importantes para o desenvolvimento dos funcionários. 

2 – Cultivando o growth mindset

Apoiar uma mentalidade de crescimento, conhecido também como growth mindset, pode ser a base do sucesso do seu plano de desenvolvimento de funcionários.

Aqueles com uma mentalidade “fixa” estão mais inclinados a acreditar que talento, habilidades ou inteligência são qualidades inatas. De modo que não podem ser conquistadas. Já os que tem o growth mindset acreditam que com muito trabalho e boas estratégias, podem ser desenvolvidos.

Se você acredita que ou já possui talento em uma determinada área ou nunca o terá, é improvável que você responda bem ao treinamento e desenvolvimento.

3 – Ofereça oportunidades de aprendizagem

Facilite o acesso às ferramentas de que sua equipe precisa para expandir seus conhecimentos. Há uma série de excelentes recursos de aprendizado disponíveis que tornam isso mais fácil.

O aprendizado é um dos dons mais valiosos que você pode dar à sua equipe. E você não precisa financiar uma educação acadêmica para oferecê-lo, embora seja importante. Mas o desenvolvimento no trabalho é responsável por uma boa parte do aprendizado efetivo.

Muitas dessas oportunidades de aprendizagem também vêm na forma de erros. No entanto, a maioria de nós odeia admitir quando cometemos erros no trabalho. E esse comportamento pode impedir quaisquer lições benéficas que possam vir desses erros.

4 – Facilitando o caminho de carreira e o avanço

Se as pessoas de melhor desempenho descobrirem que estão atingindo o máximo na sua organização desde o início, elas não ficarão por muito tempo.

Isso não significa que todos devem ser colocados no caminho mais rápido para uma posição de liderança sênior, independentemente de seu interesse (ou competência) em liderar outras pessoas.

As metas de desenvolvimento dos funcionários devem ser adaptadas às metas da organização e do indivíduo. Uma abordagem linear de tamanho único não produzirá os melhores resultados.

Muitas pessoas prosperam como colaboradores individuais. Os objetivos de desenvolvimento profissional para eles, poderiam se concentrar em expandir suas competências. E assim, ajudá-los a se tornarem os colaboradores individuais mais eficazes que podem ser.

Nem todo engenheiro brilhante será um gerente brilhante, e tudo bem. Então, como você está trabalhando para desenvolver competências e dar crescimento aos funcionários? Há um número surpreendente de oportunidades que se apresentam naturalmente.


Cultivar uma cultura empresarial que valorize o desenvolvimento profissional dos funcionários oferece inúmeros benefícios. 

Existem inúmeras estratégias que você pode usar para ajudar sua equipe a atingir suas metas de desenvolvimento profissional. Em muitos casos, essas estratégias têm pouco ou nenhum custo para implantar.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *