Employer Branding, ou Marca Empregadora, como a estratégia também é conhecida, consiste em ações práticas que fortalecem a imagem da empresa como uma marca empregadora forte. Ou seja, como um ambiente que desperta o desejo dos profissionais de trabalharem na organização.
Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, a atração e a retenção de talentos são componentes importantes na construção de times fortes. Inclusive, isso garante que a inovação e a criatividade aconteçam nas empresas.
Então, como se transformar em uma organização onde todos querem entrar e ninguém deseja sair?
Se você pensa que o salário ainda é um fator decisivo, saiba que isso não é mais a prioridade!
Pesquisas do Linkedin revelaram que há três indicadores importantes na decisão de um candidato por uma empresa:
- As funções do trabalho
- A reputação da organização
- A remuneração
A Pesquisa Carreira dos Sonhos 2019, da Cia de Talentos, descobriu que os profissionais do mercado estão em busca de ambientes que promovam ética, confiança, flexibilidade, criatividade e desenvolvimento profissional contínuo.
Aliás, com critérios cada vez mais elevados, a forma que os profissionais percebem o valor de uma organização já não se limita mais à qualidade dos produtos ou serviços que ela oferece.
Outros dados importantes sobre employer branding:
66% dos candidatos se informam sobre a cultura e os valores da empresa na internet antes de se candidatarem a uma oportunidade, segundo o Talent Clue. Ainda sobre isso, de acordo com o Linkedin, 75% dos profissionais pesquisam sobre a reputação da empresa na rede social antes de realizarem a inscrição para uma vaga.
Seja via redes sociais especializadas em avaliar as companhias pela visão do colaborador, como o Glassdoor, ou em conversas informais com amigos, parentes e colegas de profissão, os profissionais falam – e muito – sobre a empresa em que trabalham por aí!
Assim, a impressão sobre a marca é exposta rapidamente na internet e facilmente encontrada. Tudo isso pode despertar, ou não, o desejo dos talentos do mercado de trabalharem na organização.
Por que você precisa saber tudo isso?
Nós te contamos tudo isso para que você possa ter a dimensão da importância de existir uma Estratégia de Employer Branding na sua empresa. Afinal, quando pensamos em consumo, o marketing boca a boca faz toda a diferença, não é mesmo?
Se o consumidor fala bem de você, é natural que ele influencie sua rede. Da mesma forma, quando um colaborador está feliz e satisfeito, ele também inspira os talentos que conhece a desejarem trabalhar na sua organização.
Afinal, como traçar uma estratégia de Employer Branding para a sua empresa?
Nos próximos artigos, vamos te contar tudo sobre esse universo. Você vai entender o que é e quais são os princípios do Employer Branding, estratégias, cases, métricas e a importância de manter ações constantes.
Acompanhe nossos envios e descubra como se transformar em uma marca empregadora desejada pelos melhores talentos do mercado!