Gestão remota: como liderar sua equipe?

18 de dezembro de 2020
por Alanis

Fazer uma gestão remota eficiente se tornou uma das grandes necessidades dos últimos tempos.
O trabalho remoto deixou de ser apenas tendência, ele já é realidade para muitos. Trabalhar de qualquer lugar do mundo virou sinônimo de autonomia, liberdade e hoje é um modelo que muitos profissionais gostariam de seguir. E não só em momentos de pandemia, como o que estamos vivendo.

Mas sua equipe está preparada para trabalhar remotamente? Conversamos com o nosso diretor de Desenvolvimento e Carreira, Esteban Morin, e ele deu dicas valiosas sobre como gerir equipes remotamente:

Para uma empresa que não trabalhava com home office, como fazer a gestão dos funcionários?

Gerir times remotos tem particularidades: é preciso criar combinados formais que muitas vezes são criados de jeito informal quando a interação é física.

Por exemplo, combine com o seu time quais serão os horários de trabalho, quais as entregas esperadas, defina as reuniões de acompanhamento e apresentação, faça acordos sobre disponibilidade de gestores e colaboradores para calls e, em alguns casos, defina processo de resolução de conflitos e escalamento dos assuntos.

Com tanta tecnologia disponível, é necessário definir qual será o canal para cada tipo de interação. Informação formal e confidencial vai por e-mail, trocas de projetos por outras ferramentas colaborativas e comentários mais informais por WhatsApp pode ser um combinado. Parece óbvio, mas também deve haver cuidado com o tempo de reuniões e de trabalho. Corremos o risco de estourar as horas do dia se deixarmos a agenda cheia de reuniões.

Dica: Bloqueie alguns horários na sua agenda para trabalhar em projetos e entregas. E peça para a sua equipe fazer o mesmo. 

Como o líder pode estimular sua equipe?

  • Desenhe objetivos desafiadores para seu time e empodere ele para que todos busquem soluções;
  • Tenha o cuidado de conversar com as pessoas para dar e receber feedback;
  • Seja organizado nas demandas;
  • Abra espaço para escutar como as pessoas se sentem e o que está acontecendo na vida delas, especialmente em momentos de crise, como agora;
  • Durante as calls, feche todas as janelas e ligue a câmera para que vejam suas expressões e vejam que você está prestando atenção;
  • Lembre-se sempre de reconhecer publicamente as contribuições dos colaboradores;
  • Demonstre comprometimento, organização e aprendizagem de forma contínua.

E como o líder pode cobrar resultados?

Envolva todas as pessoas do time na construção das metas e planos de trabalho. Escute e tente incorporar todas ideias que fizeram sentido. Se a equipe for sênior, deixe que ela decida o melhor jeito de encarar o desafio e coloque-se como recurso.

Crie um acordo sobre as datas das próximas apresentações e participe junto com eles. Como líder, saiba intercalar os recursos e faça um follow-up inteligente: relatórios simples podem chegar por e-mail, apresentações serão feitas por vídeo conferência em grupo, feedbacks em encontros individuais com pré-tarefas dos dois lados.

Abra sempre para perguntas e, se a pessoa não estiver performando como esperado, ache um espaço para uma conversa sobre desempenho e plano de desenvolvimento individual.

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Como o colaborar faz as entregas sem precisar ficar “mostrando serviço”?

O primeiro conselho é estimule o seu time a procurar feedback. Você como gestor deve se colocar à disposição para reuniões 1:1. É importante que os colaboradores te procurem para saber como está sendo o desempenho deles.

Ficar longe do escritório pode provocar uma perda de contato entre as pessoas e fazer com que seu time perca a visibilidade de outros projetos da empresa. Então é importante que você mantenha todo mundo informado sobre as decisões que estão sendo tomadas e os temas que estão nas pautas dos gestores.

Além disso, é importante evitar que as conversas fiquem sempre entre as pessoas da equipe. Trocas com outros times são ótimas.

Algumas empresas têm plataformas colaborativas. Se a sua não tiver, proponha a criação de espaços de exposição e troca de projetos. “Venda” os trabalhos da sua área, mas sempre com delicadeza e sem se esquecer de agregar valor às outras áreas.

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Pronto para liderar sua equipe? Até mais!

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