Marketing de recrutamento: compreendendo do conceito à prática

18 de novembro de 2022
por Recrutamente.com.br

Em um contexto digital, onde as pessoas são mais autodidatas e seletivas, os RHs precisam adotar estratégias para que as empresas sejam desejadas e consigam atrair profissionais com talento e que se encaixem em seu perfil. É aqui que entra o marketing de recrutamento.

De acordo com o relatório Tendências em Gestão de Pessoas 2022, do Instituto Great Place to Work, 59,5% das pessoas participantes da pesquisa disseram que as empresas pretendiam aumentar seu quadro de profissionais neste ano. Porém, 68,3% afirmaram que sentem dificuldade para preencher as vagas abertas.

Por isso, o marketing de recrutamento aparece como uma boa forma de responder a este desafio. Assim, neste conteúdo, explicaremos o que é marketing de recrutamento e como aplicar na prática. Continue a leitura!

O que é marketing de recrutamento?

O marketing de recrutamento nada mais é do que utilizar estratégias de marketing visando atrair pessoas com maior potencial de fit cultural com a empresa. Para isso, são realizadas ações que promovam o engajamento, estabelecendo um relacionamento com essas pessoas (nutrição) para que se candidatem às vagas.

Esse é um trabalho que requer planejamento e estratégia e, quando bem-feito, traz diversos benefícios, entre eles: 

  • torna positiva a experiência da pessoa que se candidata à vaga;
  • faz com que a pessoa se encante e queira fazer parte da empresa;
  • estabelece um relacionamento mesmo antes da participação do processo seletivo;
  • contribui para o fortalecimento do employer branding (gestão de marca empregadora);
  • promove maior agilidade e precisão no recrutamento e seleção, uma vez que atrai pessoas mais qualificadas para a vaga.

O marketing de recrutamento em prática

Assim como o marketing tem um funil de vendas para levar as pessoas até a compra de um produto ou serviço, o marketing de recrutamento busca atrair profissionais com o intuito de se aplicarem aos processos seletivos.

Então, confira a seguir o que é necessário para que isso aconteça na prática. 

1. Crie um funil de recrutamento

Além de conter as etapas que nortearão o processo de atração, este funil de recrutamento deve indicar qual será a jornada que a pessoa percorrerá até a fase de contratação. Veja:

  1. atração: trazer para a base o maior número possível de pessoas com o perfil próximo às necessidades da vaga;
  2. conversão: momento em que a pessoa que visitou o site da vaga se candidata. Nesta fase, é importante manter o relacionamento, fornecendo informações sobre o processo seletivo e o desempenho;
  3. entrevista: do grupo que demonstrou maior aderência à vaga;
  4. contratação: etapa final do funil em que o objetivo é atingido.

2. Invista na sua página de carreiras

A página de carreiras é um dos principais pontos de contato que as pessoas atraídas terão com a empresa. Por isso, é fundamental que ela seja completa, com todas as informações sobre a empresa e a vaga.

O texto deve ser claro e objetivo para que a pessoa queira se aplicar àquele processo seletivo.

Outro aspecto importante é em relação ao visual. Verifique com a equipe de marketing de que maneira isso pode ser incrementado.

3. Automatize a sua comunicação

A comunicação automatizada é algo bastante comum para os times de marketing, porque facilita e otimiza o contato com as pessoas, além de ser uma forma simples e ágil de manter o relacionamento.

Por exemplo, entre as mensagens, você pode programar a confirmação da candidatura, lembretes para que as pessoas realizem atividades propostas, como avaliações online; além de dar feedbacks, tanto positivos como negativos, em diferentes fases — seja na triagem de currículos, nas etapas de dinâmica ou entrevista.

4. Use as redes sociais

Em um mundo digital, as redes sociais se tornam importantes vitrines da empresa. Dessa forma, é essencial mantê-las atualizadas.

Entre as postagens, considere a divulgação das vagas, mas também outras informações relevantes que contribuam para o fortalecimento da imagem da empresa quanto uma boa marca empregadora.

Atuar com o marketing de recrutamento é uma estratégia eficaz, especialmente, para as organizações que têm alto número de vagas por ano e que desejam comunicar seus atributos de maneira consistente. 

Este é um trabalho que requer planejamento e contar com a experiência de empresas parceiras que fornecem serviços como este pode potencializar ainda mais os resultados.

Aqui no Grupo Cia de Talentos, contamos com uma agência in-house de Employer Branding que é especialista em marketing de recrutamento. Para saber mais sobre essa estratégia de atração de talentos, é só escrever para [email protected].

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