Feedback de processo seletivo: por que essa prática é importante?

22 de março de 2023
por Recrutamente.com.br

O feedback é um ponto essencial em um processo seletivo. Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância de considerá-lo para estreitar a relação entre a empresa e as pessoas que se candidatam às vagas.

Além disso, entenda o quanto esse aspecto pode contribuir com a marca empregadora.

O feedback

Antes de seguir, vamos lembrar que, no contexto corporativo, a palavra feedback se refere a um retorno dado em relação ao desempenho ou comportamento das pessoas. 

Ele é feito a partir de uma avaliação e tem como objetivo alinhar expectativas e contribuir para o desenvolvimento de quem integra a equipe. 

Como já dissemos aqui, a prática não deve ser feita somente nos momentos de avaliação formal da empresa. É essencial que aconteça com frequência para que os ajustes sejam feitos ao longo do caminho. 

Feita essa introdução, trataremos do feedback do processo seletivo. Acompanhe!

Leia mais: 8 regras de ouro para dar um bom feedback

Por que esse retorno é fundamental durante a seleção

No cenário de recrutamento e seleção, a ideia é de um retorno com informações sobre o desempenho de quem concorreu a uma determinada posição no final de cada etapa ou na conclusão do processo.

Uma empresa que segue uma prática humanizada leva em conta que, do outro lado, estão pessoas com sonhos e expectativas, ansiosas para a conquista daquela vaga.

Além disso, em geral, houve dedicação, investimento de tempo e de preparo para adequar o currículo ou participar de uma dinâmica ou entrevista. Portanto, a pessoa candidata espera, sim, um feedback, mesmo que negativo.

Há ainda outro aspecto a se considerar, que é natural do ser humano: o comportamento e as reações diante de uma experiência ruim. Assim, a partir dessa perspectiva, falaremos no próximo tópico sobre a relação entre feedback e marca empregadora. 

A importância do feedback para a marca empregadora

Uma estratégia de marca empregadora bem estruturada contribui para a atração de talentos, e isso passa, de alguma forma, pela experiência no processo seletivo.

A Zendesk e a Dimensional Research ® realizaram um estudo sobre as tendências de atendimento ao cliente, e também apresentaram dados sobre o comportamento humano. 

A pesquisa reforça que a nossa mente se lembra tanto de situações boas como ruins, mas que as experiências desagradáveis permanecem por mais tempo.

Assim, o que se constatou é que 59% das pessoas se recordam das experiências ruins ocorridas dois ou mais anos atrás. Por outro lado, apenas 10% se lembram das boas que aconteceram no mesmo período.

Outro dado fundamental a se destacar é que 96% das pessoas compartilharam com alguém sobre suas experiências ruins com o atendimento ao cliente e 95% contaram as experiências boas.

Dessa forma, é interessante ver que 75% das ruins e 66% das boas foram contadas pessoalmente para pessoas próximas, como familiares.

Além disso, um estudo publicado pela IBM aponta que, independentemente de receberem uma oferta de emprego, 62% das pessoas satisfeitas com sua experiência recomendariam a organização contratante, em comparação com aquelas que não ficaram satisfeitas (28%).

Se pensarmos que uma marca empregadora forte contribui para atrair os melhores talentos, fica claro que proporcionar um feedback do processo seletivo é fundamental para a consolidação da imagem da empresa. 

A seguir, veremos como realizar a prática com eficiência. Confira!

O que considerar para o feedback

Entendendo o que é e a relevância dele nos processos de seleção, neste tópico, vamos trazer alguns pontos essenciais que vão ajudar você na hora de realizar um feedback.

1. Seja ágil

Como mencionado, quem concorre a uma vaga tem expectativas quanto a uma resposta. Por isso, mesmo que seja negativa, organize seu fluxo de trabalho de maneira que o retorno seja dado o quanto antes para a pessoa candidata.

2. Reforce os pontos fortes

Além de contribuir para que a pessoa compreenda melhor seu desempenho, ressaltar as qualidades e em que obteve destaque é importante para que ela se mantenha confiante em futuros processos que venha a participar.

3. Ofereça informações que ajudem no desenvolvimento

Sabemos que, dependendo do volume de inscrições e das etapas envolvidas no processo seletivo, nem sempre é possível enviar um feedback personalizado. 

No entanto, a adoção de ferramentas que ofereçam devolutivas pode ser uma forma de contribuir com o autoconhecimento e desenvolvimento de cada participante.

Dessa forma, na Cia de Talentos, por exemplo, todas as avaliações online fornecem feedbacks e trazem dicas de como a pessoa pode se aperfeiçoar. Neste artigo, você pode conferir cada uma delas.

Com essas dicas, esperamos que você consiga oferecer feedbacks do processo seletivo com eficácia.

Além disso, se você precisar de apoio para realizar o recrutamento e seleção de sua empresa, acesse aqui e conheça melhor nossas soluções.

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