Currículo oculto: por que sua empresa precisa aderir a essa tendência

20 de outubro de 2021
por Evelim Wroblewski

Já pensou em contratar uma pessoa sem saber se ela é homem ou mulher, casada ou solteira, brasileira ou estrangeira, negra, parda ou branca? Não? Então talvez você seja a pessoa certa para entender mais sobre o que é um currículo oculto.

Ele é uma das tendências adotadas por empresas que decidiram se tornar mais inclusivas e diminuir o viés inconsciente nos seus processos seletivos. Ou seja, a ideia é eliminar, o quanto possível, qualquer detalhe que possa interferir de maneira tendenciosa na escolha de um candidato.

Se você quer saber como isso funciona e por que sua empresa precisa aderir a essa tendência, continue a leitura!

O que é um currículo oculto?

Currículo oculto é aquele que traz apenas as competências, habilidades, formações e experiências profissionais da pessoa, excluindo informações como gênero, idade, estado civil e naturalidade, dentre outras. Seu objetivo é tornar o processo seletivo mais neutro e assertivo, focado nos atributos que realmente importam para o cargo.

Assim, todos os candidatos seriam avaliados da mesma maneira, o que contribui para eliminar preconceitos conscientes ou inconscientes dos recrutadores.

Diversidade em pauta

As empresas que já adotaram o currículo oculto como prática têm uma missão em comum: a diversidade no ambiente de trabalho.

Elas perceberam que, por mais que queiramos ser mais inclusivos, nossos vieses inconscientes podem acabar nos fazendo preferir, sem perceber, um candidato em razão de certas características como sua aparência, local de origem e idade.

Sem ter essas informações nos currículos, os profissionais de seleção são obrigados a olhar de maneira mais objetiva para o perfil daquela pessoa sem os estereótipos que normalmente vêm combinados.

Vantagens de aplicar o currículo oculto na sua empresa

Aplicando o currículo oculto na sua empresa, você poderá evitar uma série de decisões enviesadas. Ele contribui para:

  • eliminar a discriminação com pessoas idosas e mulheres em idade fértil;
  • evitar a xenofobia, misoginia e o racismo;
  • combater o preconceito com a população LGBTQIA+;
  • impedir a contratação por afinidade (amigos ou conhecidos, por exemplo);
  • dar mais agilidade ao processo seletivo ao torná-lo mais objetivo;
  • trazer maior imparcialidade ao recrutamento e seleção;
  • deixar o processo seletivo mais assertivo, aumentando a eficácia da contratação;
  • reduzir custos relacionados ao tempo dedicado ao processo seletivo;
  • diminuir a rotatividade de funcionários, devido às contratações mais assertivas;
  • contribuir para o aumento da reputação da marca, o que influencia o employer branding.

Como preparar sua empresa para aderir ao currículo oculto?

Agora que você já entendeu o que é o currículo oculto e quais as vantagens dele, deve estar se perguntando: ok, mas como preparar a minha empresa para aderir a essa tendência? É o que veremos a seguir.

Defina a diversidade como estratégia

O primeiro passo para que você implemente o currículo oculto na sua empresa é definir que tornar a organização mais diversa como uma missão. Isso implica em analisar o seu quadro de funcionários atual e identificar se é possível ver um padrão no perfil que mais é contratado e promovido.

Quanto maior for a tendência de que apenas um grupo tende a ser o preferido, maiores as chances do seu processo seletivo estar sendo claramente enviesado.

Defina quais são os grupos que mais precisam crescer na sua empresa para que ela se torne mais representativa. Num segundo momento, você deve traçar a estratégia que norteará essa nova mentalidade, atuando fortemente na conscientização de todas as áreas da organização. Assim, prepare líderes e colaboradores para entender a importância da diversidade e o impacto que vieses inconscientes podem ter em nossas decisões no dia a dia.

Desenvolva o novo processo seletivo

Depois de ter instituído a diversidade como estratégia organizacional, você deve desenvolver um novo processo seletivo, que garanta o anonimato dos candidatos até o último momento.

Você pode fazer isso internamente ou então contar com uma empresa especializada na metodologia.

A vantagem de contratar uma empresa parceira para conduzir o processo é que nem mesmo você terá acesso aos dados pessoais dos candidatos. Nesse sentido, o processo seletivo se torna ainda mais seguro e eficaz.

Você também pode contratar plataformas especializadas em currículo oculto. Ou seja, softwares que fazem a triagem dos candidatos e apresentam somente as informações necessárias para que sua empresa tome a decisão de contratação.

Independentemente do formato escolhido, o passo seguinte é colocar essa nova metodologia em prática.

Selecione a pessoa mais qualificada

Concluído o processo seletivo oculto, pode ser que você sinta necessidade de conversar com os finalistas.

Por outro lado, pode parecer contraditório conduzir um processo inteiro sem saber quem são os candidatos e, ao final, marcar uma entrevista presencial.

Mas, não se preocupe. Isso é perfeitamente normal e até necessário, já que há coisas como o fit cultural que são mais facilmente observadas em entrevista. Além disso, se você realmente investir na construção de uma cultura organizacional diversa, as pessoas envolvidas estarão preparadas para serem mais isentas nesta etapa final.

Porém, se você achar necessário, também é possível contar com uma empresa especializada para conduzir todo o processo, inclusive a entrevista final. Desse modo, você garante que não haverá nenhuma interferência na sua escolha.

Quer saber mais a respeito do currículo oculto e como ter processos seletivos mais eficientes? Conheça os serviços da Companhia de Talentos!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *