O organograma representa as partes de uma organização, assim, oferecendo uma visão mais geral da interligação entre as partes da empresa
Ter uma estrutura sólida é uma peça fundamental para a gestão da empresa, porque delimita cargos e traça as linhas de hierarquia, tornando o processo todo mais claro para os colaboradores. Cada empresa adota os processos necessários para ter um bom funcionamento. E para que haja lógica nas rotinas das equipes, alguns métodos são adotados como forma de promover o alinhamento entre todos os times. O organograma é um desses métodos feitos para estruturar as equipes dentro da organização.
O objetivo é organizar os espaços em que cada profissional está inserido, além de deixar claro quem presta contas a quem. É por meio dessa parte do planejamento estratégico que as relações de responsabilidade ficam evidentes.
Um organograma é elaborado com caixas que contém, cada uma, os cargos existentes na corporação – como CEO, vice-presidente, diretores, gerentes, analistas, estagiários, entre outros –, com linhas que ligam essas caixas e demonstram a hierarquia.
Apesar da proposta de organização permanecer a mesma em todos eles, existem modelos diferentes de organograma. Confira:
- Clássico
É um modelo vertical, que coloca o presidente ou CEO no topo da pirâmide. Abaixo, aparecem diretores, como o comercial, o administrativo ou o técnico, sendo seguidos pelos gerentes e suas equipes.
- Horizontal
Essa estruturação é feita para a lateral, e não de cima para baixo. O intuito é mostrar que as relações de poder têm menos importância, sem que se perca a ideia de organização.
- Circular
Nesse modelo, a relevância do trabalho em equipe é acentuada ao expor os cargos lado a lado em forma de círculo. No centro do círculo está o CEO ou presidente, e o restante da hierarquia caminha para as extremidades da figura.
- Setorial
Aqui, obedece-se ao mesmo padrão do tradicional, com a diferença de fazer referência a um setor específico da empresa. Isso é adequado para grandes corporações que contam com times bem estruturados e muitos profissionais.
- Matriz
Pode ser usado em projetos específicos para demonstrar quais setores vão trabalhar juntos e a quem prestarão contas.
Organograma funcional
Um outro modelo de organograma é o funciona, que é muito relevante para a área de Recursos Humanos. Sua principal diferença para outros modelos é que sua classificação é feita por funções e não por cargos hierárquicos.
Esse é um conceito interessante para empresas que estão desenvolvendo uma cultura organizacional mais sólida e com foco na valorização de pessoas, já que modelos tradicionais tendem a ressaltar as relações de poder e podem criar a sensação de inferioridade nos cargos mais baixos da hierarquia.
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Na estrutura funcional, a ideia é valorizar as atividades exercidas por cada pessoa ou time, de modo integrado, mostrando como o profissional se insere no contexto da empresa. Assim, a atuação de cada um no coletivo é notada e permite que os setores se aproximem mais, promovendo uma comunicação mais horizontal e clara.
Como elaborar um organograma funcional?
Para criar um organograma funcional, é fundamental seguir alguns passos. Entenda abaixo cada uma dessas etapas.
Estude as funções
É necessário ter um entendimento profundo do funcionamento de todas as áreas da empresa, quais são as funções desempenhadas por cada colaborador e como elas se posicionam na construção de resultados da equipe e da empresa. Para levantar esses dados, é possível acompanhar a rotina das equipes e conversar com colaboradores e gestores.
Identifique os líderes
Durante esse processo de observação, é importante identificar os profissionais líderes das equipes, ou seja, descobrir quem são os responsáveis pelas estratégias e pelo direcionamento das ações. Também é recomendado conversar com esses profissionais para entender quais são suas responsabilidades.
Oficialização
Para finalizar a elaboração do organograma funcional, é preciso conferir a legitimidade das informações com os gestores das equipes e o setor administrativo, garantindo que o documento represente a realidade da empresa. Por fim, compartilhe com todos os profissionais e use-a para pensar em melhorias e formas de integração.
Separamos algumas dicas para te ajudar a criar um organograma:
- Separe os níveis por cores diferentes, para facilitar a identificação;
- Ferramentas digitais são suas aliadas nesse momento. Invista nelas;
- Reveja organogramas antigos, assim, você vai entender o que mudou no funcionamento da organização;
- Desenvolva formas de apresentar as informações de forma clara e objetiva.
Elaborar um organograma é um passo importante para quem deseja ter uma visão mais ampla sobre as relações e o processo do ambiente corporativo. O entendimento sobre a estrutura da empresa fica mais claro, facilitando também a tomada de decisões.
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